Aqui, no trabalho do primo EDINEI SANTIN, um levantamento de ALGUNS dos SOBRENOMES de FRIULANOS emigrados de UDINE, PORDENONE E GORIZIA ao Rio Grande do Sul e Brasil, nos últimos 150 anos aproximadamente.
Quero apenas lembrar, que no século passado a maioria vinha de UDINE, posteriormente o estado foi desmembrado para UDINE e parte para o novo estado hoje de PORDENONE, de onde vieram a maioria dos FRIULANOS, grande parte ao Sul do Brasil, mas sabemos que a grande massa de imigração da ITÁLIA foi para a ARGENTINA e tambem para o URUGUAY.
No meu caso específico e de outras grandes familias SANTIN, ZANCHET, ALFIER, DE BORTOLLI, TESSER e outras, houve uma mudança de rota. Quando na maioria dos casos vinham ITALIANOS FRIULANOS para a ARGENTINA ( entre 1875 a 1900) aproximadamente, pois no nosso caso foi o inverso. Vieram primeiro ao Brasil em Bento Gonçalves, Linha Argemira, Faria Lemos, Linha Fernandes Lima, Santa Theresa e Pinto Bandeira, depois alguns se mudaram para GUAPORÉ,RS, viverm e vivem alguns ainda na Linha Tres de Maio, de onde, em outubro/novembro de 1906 mudaran-se para o CHILE na oitava região da ARAUCANIA CHILENA, nas cidades de Pitrufquen, Temuco e outras.
Posteriormente a partir de 1911 começaram a mudar novamente, desta vez retornando ao Brasil, especialmente em Erechim, Gaurama, Barão de Cotegipe,Rs, para onde, no mesmo período vieram outras levas de familiares Santin de outros troncos da familia, porem estes oriundos das terras velhas do RS, dentre elas Encantado, Veranópolis, Anta Gorda, Guaporé, Muçum, etc.
Só a título de Ilustração, chama-se de QUARTA COLONIA a imigração feita na região da GRANDE SANTA MARIA,RS, ocorrida posteriormente a serra gaúcha, onde vieram milhares de descendentes FRIULANOS AO BRASIL.
Aqui a prova maior do amor eterno dos FRIULANOS por suas tradições e lembranças Eternas. A Igreja atual da Linha Tres de Maio GUAPORÉ, onde viveram e vivem centenas de familiares SANTIN, pois é, a igreja também tem o mesmo SANTO ANTÃO, padroeiro dos animais, vejam, mas de CEM ANOS depois, mesmos caminhos na FÉ, que alegria............. obrigado primo EDINEI por esta oportunidade e conhecer mais das nossas raizes Italianas do Friuli, terra eterna.
Estimados familiares Santin, blogueiros ou simplesmente internautas que por aqui passarem os olhos para ver as publicações, ora feitas por uns, ora por outros.
Não tenho palavras para descrever a MINHA IMENSA ALEGRIA, em ler estes textos feitos pelo primo EDINEI SANTIN, acerca de sua visita a ITALIA, a PORDENONE e especialmente a MEZZOMONTE, segundo os mais velhos da familia a TERRA DOS MEUS BISAVÓS, e vejam senhores, a gente sempre acaba tocando num ponto que aguça o imaginário das pessoas, especialmente as que conviveram com pessoas de MAIOR IDADE, hoje a grande maioria destas ja partiu para a morada eterna, ou seja, o reino do céu. Eu sempre tive gosto pela amizade dos mais velhos, não digo que tudo ouvi e com tudo concordei, sem que guardei tudo, porem grande parte esta no meu coração e na minha mente, lendo as paginas do primo EDINEI, carregadas de profunda emoção, tanto dele que la viu e vivei esta esperiência, quando a minha daqui de Erechim, lendo estes textos e relembrando tudo o que ouvi em dezenas de cidades e locais por onde passei e com as pessoas da familia SANTIN e de uma centena de outras familias, enfim, relendo volta todo o livro de novo.
Quero dizer que estes nomes, ou sobrenomes ou apenas APELIDOS, sim apelidos, isso foi muito intenso no passado, as familias tinham APELIDOS, eu sei uma duzia de apelidos, que davam e distinguiam uma familia da outro, ambas de mesmo sobrenome, será motivo de nova publicação, para conhecimento de todos. Isso era verdadeiro, intenso e os nomes quase sempre iguais, ou seja, nascia numa comunidade em um ano, digamos que nasceu 15 crianças da familia SANTIN ou outra qualquer que seja, acreditem, NÃO CHEGAVA A TER 8 nomes DIFERENTES, ou seja, grande parte tinha os mesmo nome, tipo: PIETRO, GIOVANNI, ANNA, GIULIA, MARIA, GIUSEPPE, SANTO, ROSA, TEREZA, ARCANGELO, LUIGI, e posteriormente voçem terão oportunidade de conhecer isso que escrevo acima. Aguardem e verão.
Quero aqui parabenizar mais uma vez ao primo EDINEI SANTIN, que seu exemplo seja para todos que podem e tenham coragem para divulgar a sua trajetória familia, com a realidade de seu tempo e de sua familia, seja de onde for, gostariamos imensamente que todos fizessem um histórico de sua familia para o conhecimento de todos, seria uma grande honra e suprema alegria poder tornar este sonho uma realidade. Obrigado e abraço a todos. Gladimir Jose Santin - Erechim - Rs