A empresa Projeto Imigrantes de Canoas, Rs, cujo proprietário nos anos 1994/95 quando fiz inumeras pesquisas, como bem demonstra as cópias hoje publicadas neste blog, um dos proprietários era natural do Municipio de Sertão, Rs, vizinho a minha cidade Erechim, era da familia SANDINI, tambem de origem Italiana como nós. Este cidadão e sua empresa, resolveram efetuar pesquisas em Arquivos Históricos, Igrejas, Portos, enfim, por onde ouveram entradas de imigrantes no Pais e depois disponibilizar a pessoas que quizessem usufruir do Arquivo do Projeto Imigrantes, sempre cobrando valores móduciso pelas despesas empregadas nestas pesquisas.
Neste primeiro certificado temos : CANDIDO SANTIN, filho de Osvaldo Santin e de Geovana Mesaroba Santin, nascido em 17/01/1849, casado com MADDALENA MARIUZZO SANTIN, ele procedente de MEZZOMONTE, UDINE, ITALIA, tendo como destino BENTO GONÇALVES, RS, Linha Argemira Lote 3, casou 18/12/1880 Livro de Casam. Paróquia Santo Antonio de Bento Gonçalves, Rs. Este certificado foi impresso em 16 março de 1995 em Canoas, Rs.
Este certificado foi emitido em 16 março de 1995.
Observação : Linha Argemira sempre pertenceu ao Terceiro Distrito de Bento Gonçalves o qual se chamava Monte Bello do Sul, hoje e sempre Próspero Municipio da serra Gaucha e nossa terra mãe.
LUIGI SANTINI, não consta filiação, nasceu em 1847, chegou ao Brasil com 87 anos vindo de Mezzomonte, Udine, Italia, destino GARIBALDI, RS, faleceu em Janeiro de 1935, CR, leia-se, CORREIO RIOGRANDENSE, jornal dos CAPUCHINHOS e com grande circulação nas Colonias Italianas, foi publicado ou faleceu em 16 Janeiro de 1935 pagina 4. Certificado Impresso em 09 março de 1995.
OBSERVAÇÃO; As Familias SANTIN e SANTINI, apesar da GRAFIA parecida e apenas uma letra I ser a diferença, são bem distintas. SANTIN e Furlan de UDINE e PORDENONE, pelo menos 95% dos SANTIN SÃO ORIUNDOS DESTES DOIS ESTADOS italianos.
Já a Familia SANTINI, tambem de origem Italiana e 95% de origem CREMONESA, ou seja de CREMONA, situada pela metade Sul da Italia, divisa com Mar da Liguria. Fiz diversas pesquisas sobre o assunto acima e tenho vários livros de demonstram esta realidade aqui expressa, portanto neste Certificado acima, ou há erro de Grafia ou de Região, porque SANTINI de MEZZOMONTE, creio ser quasi impossivel, e acho tratar-se de um engano, porem publico o meu conhecimento e sentimento para expressão da verdade, segundo os estudos que fiz.
ANGELO MARTINELLI , Nr. 00003271, filho de FRANCESCO MARTINELLI e GIUSEPPA PASINI MARTINELLI, chegou ao Brasil em 23 de Maio de 1877, ele com 46 anos de idade, casado com MARIA MOLOZZI MARTINELLI, Italianos, Procedentes de CASALBBUTANO, CREMONA, ITALIA, tendo como destino CAXIAS, RS.
Depois abaixo consta: A.H.Rs ( Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul ) C 30 Reg 01, Labirinto 3342 a 3344 Fl. 108 . Impresso em 09 de março de 1995.
OBSERVAÇÃO : Este certificado acima, foi procurado durante quarenta anos pela nossa familia. Trata-se de MEUS TRISAVÓS MARTINELLI, uma vez que sou filho de Nilva Martinelli Santin, Neto de Gino Strapasson Martinelli, Bisneto de Francisco Pasini Martinelli e Trineto de ANGELO MARTINELLI e Tetra Neto de FRANCESCO MARTINELLI.
Certificado impresso em 09 de Março de 1995.
Depois de Localizar o Projeto Imigrantes eu tomei a Liberdade de Imprimir a Relação de entradas no Brasil de Familiares SANTIN, MARTINELLI, BERNARDI e muitas outras familias. No caso da Familia MARTINELLI ouveram entradas de mais de oitocentas pessoas entre 1875 e 1910 ( ano que na ocasião estavam sendo lançados registros de entradas no Brasil ) e da familia Santin outro tanto de pessoas, cerca de setecentas.
Houveram dezenas de HOMÕNIMOS, como ANTONIO, GIOVANNI, LUIZ, ARCANGELO, SANTO, JULIA, ANNA, ROSA, TERESA, DOMINGOS, etc, etc, etc.
Por isso, sempre tomei a liberdade em publicar os nomes e quando possivel com o sobrenome da mãe de solteira, para evitar erros nas pesquisas.