domingo, 14 de outubro de 2018

00196 Almoço Polvaderas Mendoza Argentina Agosto 2015

Uma breve Recordação de Nossa Viagem desde Erechim via Paraná, Santa Fé, Cordoba  e Mendoza na Argentina, depois Los Andes, Santiago do Chile, Melipilla, San Pedro, Quelentaro, Talca, Molina, Los Angeles,  Vulcão Antuco,  Temuco, Vilcun, Vulcão Llaima, Vulcão Villa Ricca, Pitrufquen, Lonquimay no Chile e no retorno, Las Lallas, Neuquem, Zapalla, Cipoletti, e dezenas de outras cidades, tanto no Chile quanto na Argentina, uma viagem extraordinária, na companhia dos primos e amigos, Almir Luis Santin e sua mãe Lucia Isoton Santin de Guaporé, Rs e os amigos Leonir João Perin e Alcir Luis Bordin de Erechim. Inesquecível.

Gladimir José Santin
Dongiuseppesantin@gmail.com
Erechim Rs
Viagem em Agosto de 2015

domingo, 7 de outubro de 2018

Familias Mariuzzo Santin, Molozzi Martinelli e Santini


 Neste primeiro certificado temos : CANDIDO SANTIN, filho de Osvaldo Santin e de Geovana Mesaroba Santin, nascido em 17/01/1849, casado com MADDALENA MARIUZZO SANTIN, ele procedente de MEZZOMONTE, UDINE, ITALIA, tendo como destino BENTO GONÇALVES, RS, Linha Argemira Lote 3, casou 18/12/1880 Livro de Casam. Paróquia Santo Antonio de Bento Gonçalves, Rs. Este certificado foi impresso em 16 março de 1995 em Canoas, Rs.


Este certificado foi emitido em 16 março de 1995.

Observação : Linha Argemira sempre pertenceu ao Terceiro Distrito de Bento Gonçalves o qual se chamava Monte Bello do Sul, hoje e sempre Próspero Municipio da serra Gaucha e nossa terra mãe.

 


OBSERVAÇÃO; As Familias SANTIN e SANTINI, apesar da GRAFIA parecida e apenas uma letra I ser a diferença, são bem distintas. SANTIN e Furlan de UDINE e PORDENONE, pelo menos 95% dos SANTIN SÃO ORIUNDOS DESTES DOIS ESTADOS italianos.

Já a Familia SANTINI, tambem de origem Italiana e 95% de origem CREMONESA, ou seja de CREMONA, situada pela metade Sul da Italia, divisa com Mar da Liguria. Fiz diversas pesquisas sobre o assunto acima e tenho vários livros de demonstram esta realidade aqui expressa, portanto neste Certificado acima, ou há erro de Grafia ou de Região, porque SANTINI de MEZZOMONTE, creio ser quasi impossivel, e acho tratar-se de um engano, porem publico o meu conhecimento e sentimento para expressão da verdade, segundo os estudos que fiz.




Depois abaixo consta: A.H.Rs ( Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul ) C 30 Reg 01, Labirinto 3342 a 3344 Fl. 108 .  Impresso em 09 de março de 1995.

OBSERVAÇÃO : Este certificado acima, foi procurado durante quarenta anos pela nossa familia. Trata-se  de MEUS TRISAVÓS MARTINELLI, uma vez que sou filho de Nilva Martinelli Santin, Neto de Gino Strapasson Martinelli, Bisneto de Francisco Pasini Martinelli e Trineto de ANGELO MARTINELLI e Tetra Neto de FRANCESCO MARTINELLI.
Certificado impresso em 09 de Março de 1995.

Depois de Localizar o Projeto Imigrantes eu tomei a Liberdade de Imprimir a Relação de entradas no Brasil de Familiares SANTIN, MARTINELLI, BERNARDI e muitas outras familias. No caso da Familia MARTINELLI ouveram entradas de mais de oitocentas pessoas entre 1875 e 1910 ( ano que na ocasião estavam sendo lançados registros de entradas no Brasil ) e da familia Santin outro tanto de pessoas, cerca de setecentas.

Houveram dezenas de HOMÕNIMOS, como ANTONIO, GIOVANNI, LUIZ, ARCANGELO, SANTO, JULIA, ANNA, ROSA, TERESA, DOMINGOS, etc, etc, etc.

Por isso, sempre tomei a liberdade em publicar os nomes e quando possivel com o sobrenome da mãe de solteira, para evitar erros nas pesquisas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Domingo Zampese Santin em 1996 Fala Sobre Terremoto Chile 1960


A NATUREZA EM FURIA - TERREMOTO

Primo Domingo Zampese Santin, Chileno, Engenheiro Técnico em Madeiras, Administrador Chefe de um fundo de cerca de 50.000 hectares de terra de uma empresa Européia, ele filho de Antonio Zampese Capellaro e Angelina Santin Vanzella, ambos nascidos no Brasil e emigrados ao Chile para Pitrufquen, Temuco, na Araucania Chilena em 1906.

Primo Domingos administrava a propriedade quando ocorreu o TERREMOTO gigantesco de 1960, desmoronando dezenas de montanhas, rochas e até mudando certa parte do mapa mundi, sim porque em VALDIVIA ocorreu o desastre maior ainda, basta somente visualizar o YOUTUBE que encontraremos dezenas de videos dos anos 1960/61, enfim, na Região do LAGO RINIHUE onde vivia e trabalhava o saudoso primo, infelizmente nesta data de 2018 ja falecido, depois de completar mais de oitenta e poucos anos de vida, tendo trabalhado apenas para UM PATRÃO, como alias sempre me falava em nossas conversas, bem ao certo nao lembro, mas sei que TRABALHOU MAIS DE QUARENTA ANOS, sempre para o mesmo patrão e no mesmo local.

No relato da entrevista feita com o primo em Janeiro de 1996, ele falava que ruiram duas montanhas na saida do Lago Rinihue, fechando totalmente a saida de agua do mesmo, tendo em vinte e poucos dias aumentado o NIVEL DO LAGO RINIHUE EM 29.70 METROS DE ALTURA.......... Imaginem uma sismo desses......... Um Verdadeiro clima de terror, medo, angustia e tantas outras particularidades vividas pelos nossos primos, enfim, a 
ENTREVISTA FALA POR SI , publicamos para conhecimento de todos e para se ter noçao do que passaram esses BRAVOS ANCESTRAIS...........

Entrevista gravado em Vilcun, em CARRILLANCA, No Patio da Casa do filho Mario Zampese Valdebenito e prima Sandra, na ocasião grávida de Giannina, e na companhia nossa e do neto Gino Antonio, que ficou sempre ao lado do nonno, porem no momento desta parte da entrevista havia se ausentado do local.

Gratidão Eterna e Saudades do Primo Querido e de toda Familia.

 

Aniversario Matrimonio Janeiro 1996 - Sergio Zampese Primo e Artista Chileno


Janeiro de 1996. Depois de mais de 80 anos, os Primos Brasileiros en Chilenos voltam a se encontrar em Temuco, Chile.

Do Brasil foram Gladimir José Santin, esposa Ivone Pierina Ferri Santin e mais o filho do casal Jeferson Rodrigo Ferri Santin, na ocasião com seis anos,  o encontro foi na casa do Primo Chileno Domingos Zampese Santin e esposa Filomena Valdebenito e filha Alexandra Zampese Valdebenito. O casal Domingo e Filomena ainda tiveram os filhos : Mario Zampese Valdebenito e sua esposa Sandra Sotto Burgos e filhos Gino Antonio. Na Ocasião Sandra estava Gravida de Giannina Zampese Soto que nasceu após nosso retorno a Erechim. Tambem filho do casal Domingo e Filomena senhor Jorge Zampese Valdebenito e esposa Isabel Sandoval, filhos Gabriela e posteriormente nasceu Jorge Luiz Zampese Sandoval. Tambem a prima Alexandra teve posteriormente o filho Martin. A Primeira filha do casal e que nos recepcionou primeiramente foi Maria Venecia Zampese Valdebenito, com quem ao longo dos primeiros anos, nos correspondemos por carta e tambem via telefonemas. Quero aqui saudar a todos estes primos que sempre nos receberam de uma maneira especial em nossas viagens ao Chile.

Naquela primeira ocasião em 1996, na casa dos primos, conhecemos outro primo querido, Sérgio Zampese Haertling, Artista, Pintor, Escultor, etc, que fez questão de nos presentear pelos nossos 26 anos de matrimônio na ocasião,  pintou um quadro com uma Mãe MAPUCHE, ela tinha o filho amarrado nas costas, apanhava lenha ao lado de um lago de agua azul cristalina para fomentar o Fogo ao lado, ao fundo da imagem um majestoso Vulcão Chileno coberto de neve. Sensacional Pintura do Primo Sérgio, uma recordação agora renovada pelo video vintenário, com a saudação do autor e nome de todos seus familiares e todos nossos queridos primos.

Uma Recordação Eterna, que até hoje nos emociona. 

Na ocasião da entrega dos Presentes, primo Sérgio, nominou sua descendência na ocasião :

Eram Eles: Casal Sérgio e Suzana. Filhos FABRICIO, GIOVANNI, JULIANO  e OLIVER, este pequenino, creio que teria de um a dois anos apenas. Os Outros Tres primos citados, não lembro bem de te-los conhecido na ocasião. Hoje tantos anos depois, ou seja, 22 anos depois, quero conhecê-los na proxima visita ao Chile.


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Família Tramontina Santin - Marau/RS



Clique na imagem para acessar a historia da Família 
Tramontina Santin  - Marau/RS
Publicação de Cecília Santin Fochezato

Acessos ao Blog Don Giuseppe Santin ultrapassam 124 mil acessos

O blog Don Giuseppe Santin atingiu a marca histórica de 124 mil acessos, oriundos do Brasil e de diversos países das  Américas, Eupora, Ásia e Oceania.
A ideia de divulgar as histórias da grande família Santin no princípio era modesta, mas os horizontes se ampliaram de forma meteórica, surpreendendo os administradores do Blog.
Os acessos provem de países inesperados, tais como: Alemanha, com mais de 22 mil acessos, Estados Unidos com mais de 9.800 acessos, Rússia mais de 5.200 acessos, Chile com mais 1.900 acessos,  entre outros como França, Portugal, Ucrânia, Itália e Espanha.