domingo, 30 de dezembro de 2018

Os Passaportes Italianos eram Traduzidos para Habilitações de Casamento e Escritura de Compra de Imóveis - Frei Rovilio Costa



Aqui uma rara entrevista com o Frei Rovilio Costa que era natural de Veranópolis, Rs, mas que vivia em Porto Alegre, RS, na Rua Veríssimo Rosa no Bairro Partenon. Fui muitas vezes na Editora EST a qual o Frei comandava Magistralmente, aprendi muito com o grande Mestre, eu diria que ele Frei ROVILIO COSTA foi e é o maior ÍCONE da Cultura Ítalo-Brasileira de todos os tempos.


Editou e escreveu milhares de Livros, ajudou a fazer e a pesquisar outros milhares de livros, pode-se bem ver nas imagens o círculo de amigos do Frei, seja nos Arquivos Públicos, Municipais, Estaduais e Federais, e demais pessoas apaixonadas pelo assunto Imigração, enfim, o Frei era um autêntico MESTRE, nos apresentando a todos, de forma cordial e espontânea, indicando caminhos a seguir, indicando pessoas que nos poderiam ajudar, enfim, MUNDO NOVO, inclusive corrigia eventuais erros de rumo, no meio caso tive muito disso, devido as dezenas de homônimos.


Aqui, Frei Rovilio, na companhia de seu colega Frei Arlindo Itacir Batistel, que esta presente nessa gravação, nos indica de como proceder para procurar corretamente os dados do meu bisavo Giuseppe Santin, que era casado com Maria Vanzella Santin, que viveram na Linha Argemira em Monte Bello do Sul, posteriormente em Linha Tres de Maio Guaporé, Rs e que em fins de 1906, se mudaram para Pitrufquen, próximo a Temuco no Chile, tendo retornado de lá, por volta de 1915/16 para Erechim, Rs.


Na entrevista fica bem claro a intenção do estado Brasileiro. Exigia-se a TRADUÇÃO PARA LINGUA BRASILEIRA do PASSAPORTE ITALIANO, em duas ocasiões : Primeiro nas Habilitações de Casamento e segundo quando da confecção da Escritura de Compra de Imóveis, fora disso, o passaporte não era usado. Acredita-se que após a confecção do Casamento ou da Escritura da Terra o PASSAPORTE por vezes ficava arquivado no Cartório, e que muitos, por diversos motivos, nem sequer retiravam o referido documento.


Eu próprio encontrei inumeros passaportes Italianos, em pesquisas feitas junto ao Cartório do Registro Civil de Monte Belo do Sul, onde fui muito bem atendido pelo cartorário, senhor José Nerci Mahl, ao qual devoto toda nossa gratidão a ele e toda sua equipe, pela grandeza do atendimento que nos forneceu, um modelo a ser seguido por todos.


Gratidão Eterna a memória do querido Frei Rovilio Costa, prematuramente falecido ha algum tempo, ele foi e ainda é um modelo a ser seguido, pela generosidade, bondade e eficiência que dedicava a vida, ao trabalho e a tudo onde atuava, com paixão pelo que fazia, esta entrevista foi gravada em sua casa, nos anos de 1993/95, somente agora publicada,  esperamos auxiliar a quem interessar posso e que sempre seja lembrado este ICONE DA CULTURA BRASILEIRA, eterno Frei Rovilio Costa, nossa gratidão eterna.


Cordialmente,


Gladimir José Santin
Erechim, Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

sábado, 29 de dezembro de 2018

Família Nestor e Afonso Santin de Sertafina Correa Rs 11 Setembro de 1994



Visita para conhecer os parentes de Serafina Correa, Rs, ocorrida num domingo a tarde em 11 de setembro de 1994, vindo de Guaporé passei em Serafina Correa para conhecer os familiares, onde fui muito bem recebido e agradeço pela atenção.


Foram poucos segundos ou até minuto de conversa, porem ficou uma amizade duradoura que até hoje  cultivamos.


Verdadeiros laços de família.

Mãe e Tias Conversam com Bepi Santin em Dialeto Furlan Guaporé 1994



Aqui os traços marcantes do Coração Italiano na cultura Riograndense, a conversa farta,m o sorriso largo, alegria, descontração, sempre uns ajudando aos outros, o respeito com os mais velhos, o resgate da cultura e dos hábitos dos avós e bisavós, enfim, VIDA ALEGRE E SINCERA   este é o nosso passado e presente, com certeza será o futuro tambem.


Quero aqui, neste pequeno posto, agradecer a memória dessas senhoras que tanto me ajudaram na pesquisa sobre a família, que hoje, de pouquinho em pouquinho, iremos tornando conhecida do grande público regional e nacional, e a todos que tem paixão pelas nossas origens.


Uma parte de centenas de pessoas que entrevistei em mais de trezentas horas de vídeo, que de tempoi em tempo publicaremos no blog, essas pessoas ja passaram para a vida espiritual junto ao nosso pai criador, mas deixaram a sua colaboração para com as gerações futuras, nosso compromisso é tornar viável a leitura de tamanhos ensinamentos e práticas desses nossos ancestrais maravilhosos, que tanto sofreram e trabalharam para tornar esso sonho póssível.


Quero aqui agradecer hoje, na pessoa do amigo BEPI cujo nome é JOSÉ SANTIN, agradecer muito essa ajuda que ele sempre me deu. me apresentando as pessoas e até por vezes me levando até suas residências e trabalho, seja na cidade ou no campo, ao longo desses mais de trinta anos que visito Guaporé.


Também quero aqui agradecer ao irmão do Bepi, desta vez trata-se do amigo e primo BRAGA, conhecido por esse apelido, mas seu nome é FÉLIX ARMANDO SANTIN, muito meu amigo, esse foi o primeiro Santin que eu conheci em Guaporé, Rs, num sabado, ele estava no Casamento de seu filho Juliano Santin, a festa se realizava no Galpão da Brigada Militar, no centro de Guaporé, onde fui levado por um taxista para pedir informações sobre a Familia Santin. De pronto Braga me convidou para participar da festa do casamento, o que eu aceitei, filmei algumas imagens e doei as mesmas ao primo Juliano, porem, por prevenção, fiz outra fita com umas imagens que tenho aqui em Erechim, e que breve enviarei ao primo, para uma recordação daquele lindo momento.


Gratidão Eterna a todos.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Família Didomenico Santin Marina Falandoi Dialeto Furlan em Guaporé, RS, 11 Set 1994


Filhos de Félix Santin e Elisa Didomenico Santin - 4 Irmãos e 4 Irmãs - Guaporé, Rs 11 set 1994


Pais de Dona Cândida Eram Félix Santin e Elisa Didomenico Santin Entrevista 11 Set 1994


Família de Félix Santin e Elisa Didomenico Santin - 4 irmãos e 4 irmãs

1 - José Santin casado com Maria Ciotta Santin - São Miguel Do Oeste Sc

2 - Fidélis Santin e Maria Didomenico Santin - Guaporé - Rs

3 - João Santin - Guaporé Rs

4 - Guilherme Santin ou Djelmo, casado, não teve filhos Guaporé Rs

5 - Maria Santin - Não se casou - Guaporé Rs

6 - Madalena Santin casada com Giordano Serafini - Itatiba do Sul Rs - La. Douradinho

7 - Elvira Santin casada com Carlos Oliveira - Guaporé Rs

8 - Cândia Santin Marina casada com João José Marina

Entrevista Cândida Santin Marina , Maria Santin, Maria Didomenico Santin e José Santin Guaporé Rs 11 Set 1994


Primeira Parte da Entrevista realizada por mim em 11 de Setembro de 1994, na cidade de Guaporé, RS, com senhoras Candida Didomenico Santin, Maria Didomenico Santin ( ambas irmãs, filhas de Félix Santin e Elisa Didomenico Santin ), sendo dona Cândida de blusa branca no vídeo e sua irmã Maria de Blusa listrada, ao seu lado ).


Na ponta, lado esquerdo do vídeo, senhora MARIA DIDOMENICO SANTIN, cunhada das duas ao seu lado e mãe do José Santin e de mais outros filhos, que no momento não estão no vídeo. Dona Maria acima descrita e vestindo blusa azul era casada com pai do Bepi, senhor Fidélis Santin, que era filho de Felix e Elisa Didomenico Santin. Portanto, tanto FIDÉLIS como MARIA, eram de certa forma parentes por parte da grande Família DIDOMENICO, e todos de certa forma, ao mesmo tempo, residiam próximos uns dos outros, porem o Centro do Frulan de Guaporé era na Linha Tres de Maio.


Publicamos o presente como uma homenagem a estes bravos Brasileiros, que nos criaram e ajudaram a sermos mais fortes em viver e preservar a nossa cultura, principalmente as origens trazidas e preservadas, vindas de todos os cantos do mundo, no nosso caso especial, de Udine e Pordenone, no nordeste Italiano.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Churrasco na Casa Jhony em Molina Chile


Segunda Feira ha noite, casa amigo e primo Jhony e sua Familia, municipio de Molina, sul do Chile, depois de um dia intenso de viagem, onde pela manhã imaginávamos ir conhecer a Mina Desativada de SEWELL , PEDIMOS INFORMAÇÕES e nos dirigimos até o Pórtico de Entrada da famosa Mina, hoje completamente desabitada, mas ainda muito visitada por turistas de todo mundo. NÃO CONSEGUIMOS ENTRAR E NEM SEQUER FOTOGRAFAR NADA.


Ocorre que somente visitas GUIADAS POR ESPECIALISTAS, isto é, empresa que explora o turismo no local, com visitas PRÉ-AGENDADAS e pagas, todos os finais de semana, porque é grande a quantidade de pessoas que para la se dirigem, e precisam de todo cuidado dos guias e demais servidores, para que ninguem  se perca no emaranhado de galerias e tambem porque nãoi dizer nas dezenas e até centenas de habitações onde viveram até cerca de trinta mil pessoas, na epoca da exploração das minas.


Assim, saimos da entrada de SEWELL, fomos até um Centro de Aguais Minerais da Região, até queriamos aproveitar as aguas minerais, com banhos, etc, porem so podem frequentar o local pessoas que estão hospedadas nos hotéis e resorts da companhia, o que não era o nosso caso, tínhamois nosso HOTEL 5 ESTRELAS ou seja as C20 onde pernoitamos todas as noites em viagem.


Assim, nos dirigimos a MOLINA onde pernoitamos na casa do amigo e primo JHONY e familia, onde fomos muito bem recebidos, e tivemos uma noite muito agradável e alegre, sempre capitaneados pelo primo Juan Fernando Santin Gutierrez, popular NANO, OU COMO DIRIA O SEU FINADO PADRINHO TIO AVÔ ANTONIO SANTIN VANZELLA, ela chamava o NANO de Fandando, alusivo ao segundo nome do primo que é Fernando, em homenagem ao seu bisavô FERDINANDO MEZAROBBA SANTIN, pai da avó do Nano, senhora Julia Mezarobba Santin Santin ( Sim era Santin de seu Pai Ferdinando e tambem Santin do marido Juan, que era Juan Santin Vanzella, filho de Giuseppe Gislon Santin e Maria Vanzella Santin ).


Grande e lindo jantar, depois descanso para o outro dia de viagem.

Vulcão Antuco, Neve, Frio ,


Aqui outra bela recordação. Subida com Chuva e nevasca no Vulcão Antuco.


Muita neblina na descida, eram cerca de 16.30 hs da tarde quando descemos do Vulcão, fizemos uma parada para verifricação da C20 na cidade de Canello, cerca de 10 Km do Vulcão, uma vez que tinha um forte barulho de ferro com ferro, na suspenssão e amortecedores da C20, porque devido ao frio e constantes batidas de ferro com ferro, a maiorias da borachas de bandeja e outras se partiram, o que nos deixou um dia parados em Los Angeles no dia seguinte, para reparar os estragos.


Aqui, faziamos um pequeno lancher com frango assado, adquirido em um mercado da região, uma vez que existem poucos locais de Lancherias ou Restaurantes para alimentação de turistas e passageiros, além da famosa ciesta de sono, entre treze horas e quinze e trinta horas da tarde, assim, abreviamos o almoço com galeto.

Vulcão Llaima Centro Esqui Araucárias e Los Paragua



Jovens Esquiadores testando seus conhecimentos no Centro de Esqui Araucárias, junto ao Vulcão LLAIMA, com neve em grande quantidade e própria para esquiar.


Pode-se ver nas imagens, que o ANDARIVEL, assim chamado no Sul do Chile, o mesmo estava fechado devido a forte nevasca, pode ser visto no inicio do mesmo, que a grande quantidade de neve acabou por não permitir o tráfego livre das cadeiras ou bancos, que conduzem até duas pessoas de cada vez, em cada banco, para subirem até a parte alta da montanha, onde posteriormente a grande maioria desce esquiando até o local aqui filmado.


Geralmente os veículos que trafegam nestes trechos de montanha com barro e grande quantidade de NEVE, são veículos dfe tração 4 x 4 , porem nossa Chevrolet C20 Diesel, motor MWM 6 cilindros não deixou a desejar, foi onde todos estavam, claro, sem abuso, porem, talvez por saudade do RIO GRANDE amado, a cada dez minutos disparava o ALARME, o que foi difícl desligar, eu fui duas vezes desligar o mesmo e outras duas vezes foi nosso amigo Alcir Bordin.


Outro fato inédito, INTERNET WI FI direto da montanha, via Rede de Dados de um Roteador levado do Brasil, com Linha Telefônica Chilena, show de bola.

Passeio em Polvaderas, Don Raul ¨Lo Mas Grande Del Mundo

¨


Após quatro dias de viagem, desde Erechim até Mendoza Argentina, onde alugamos uma cabanha no El Challau, para um devido descanso e conhecimento da região que produz um dos melhores vinhos do mundo, depois de contratar um guia,  Don Raul, Argentino viajado, morou em diferentes cidades do mundo, de um carisma ótimo, sempore sorrindo, fomos caminho a Penitentes e Uspallata, para conhecimento da estrada e conferir as informações, uma vez que a passagem de Cristo Redentor, havia ficado fechada por cerca de quatro dias, devido a intensa nevasca, assim, para conhecer e chegar mais perto da Neve, fizemos cerca de 280 quilometros, só de ida, para verificar in loco as reais condições de tráfego.


Ao chegar próximo aos locais acima descritos, nos deparamos com esta imagem linda, neve total, foi uma correria para fotos de todo tipo, fomos parar bem próximo de um local que exibia a imagem de Santo Expedido, ao qual todos somos de certa forma devotos, fizemos nossas orações e reverências ao Santo, pela ótima viagem até aquele momento desfrutada, o que alias continuou até a nossa chegada em Erechim.


Bem pode-se ver a alegria no rosto de cada um dos cinco ocupantes da D20 bem como o sexto que era exatamente nosso amigo Guia Don Raul.


Um lindo e maravilhoso dia de turismo e conhecimento, que agora compartilhamos com todos.


Gladimir José Santin
Erechim Rs

Santiago do Chile Filmado Desde Sky Costanera Cordilheira dos Andes ao Fundo



Impressionante Visão desde cobertura e local de visitação pública do Maior Aranha Céu da América Latina, com visão de 360 graus da Capital Chilena, Impressionante visão, que podemos conhecer pelas imagens aqui publicadas.


Ao fundo a majestosa Cordilheira dos Andes, com seus picos nevados e que atrai milhares de turistas todos os anos, para desfrutar de tamanha beleza.


Fomos guiados pelo primo Guido Fernando, numa tour pela Capital Chilena, juntamente conosco primos Nano e sua filha Fernanda, momentos mágicos entre primos e amigos Brasileiros com Primos Santin do Chile.


Recordação Inesquecível, que hoje compartilhamos com todos.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Família Zampese Soto de Mario, Sandra, Gino y Giannina Recebe Primos Brasileiros


Aqui na residência dos Primos Mario, Sandra e filhos, um almoço de Salmão, sem palavras para descrever, as imagens dirão tudo.


Pela parte da manhã fomos conhecer o Vulcão Llaima que fica a cerca de 25 km da casa dos primos Mario e Sandra e na volta esta maravilha de almoço, regado ao bom vinho e em ótima companhia, recuerdos de agosto 2015.


Primo Gino Saúda Brasileiros, Especial Intercâmbio 2012


Primo Gino saudando aos amigos e primos do Brasil, desde Temuco Chile agosto de 2015, por ocasião de nossa visita, lembrando dos dias que passou e trabalho no Brasil no ano de 2012.


Esteve em Erechim, conheceu parentes e fez amigos, em diferentes locais, jogo futebol e foi até instrutor de escolinhas de Futebol de Salão.


Depois foi a Guaporé, onde foi recebido pelo primo Juarez Zampese e família, onde trabalho na Vinícola da Família Giaretta, foi uma ótima experiência, e ele inclusive fez questão de lembrar no vídeo, visitou familiares Zampese, primos de su avô Domingo Zampese Santin, ja foi motivo de inumeras publicações neste blog, inclusive com fotos.


Depois, tambem conheceu o amigo Clademir Marques da Silva de Farroupilha, Rs, onde tambem viveu por algum tempo e onde trabalhou numa Vinícola, a qual  não lembro no momento, mas foi muito marcante porque ajudou na sua formação posterior de ENÓLOGO, isso ja no Chile, e posteriormente Gino trabalho em diversos países da Europa, dentre eles Portugal e outros, creio que uma ótima experiência.


Gladimir José Santin
Erechim Rs

Parte Alta da Cordilheira dos Andes - Agosto 2015



Parada para Contemplação


Caminho de Temuco a Lonquimay, depois do Posto de Saída do Chile, subindo e chegando ao topo da Cordilheira dos Andes, treco Lonquimay até Las Lallas ja na Argentina, nevasca grande, que obriga os moradores do local a ser ausentarem por completo de suas propriedades para outros locais, devido a intensidade da neve e de todos os efeitos do inverso rigoroso.

Pinheiro Quase Encoberto Pela Neve Caminho Posto Fronteiriço Argentina


Quatro Dias O Retorno da Viagem



A sinceridade é a arma dos justos, depois de quatro dias andando cerca de dezoito horas por dia, uma certa fadiga, fisica e até mental por vezes.


Mas a chegada, assim como a partida e tambem o caminho, valem a pena, fazer de novo.


Voltaremos, com certeza, VOLTAREMOS


Gladimir José Santin

Saudade do Riogrande - Primeiro de Setembro



Expresso Coragem - Chegada



Primeiro de Setembro, chegada em São Borja, Rs, depois de mais de quinze dias de viagem, neve, gelo, paisagens de todo tipo, QUATRO DIAS incansáveis só de retorno, desde Temuco, Lonquimay, Las Lallas, Neuquem, Cipoletti, enfim, cruzar de Ponta a Ponta o estado de La Pampa na Argentina e outras dezenas de cidades, até chegar em São Borja e depois ainda praticamente umas oito horas de trafego até Erechim, Deus do Céu, não chegava nunca.


Foi emocionante, até lembrei em cantar o Hino Riograndense, forte emoção, Gratidão eterna a esta Terra Amada.


Gladimir José Santin
Erechim Rs

Almoço Primos Chile e Brasil Familia Santin Martinez - 2015




Viagem Expresso Coragem de Erechim ao Chile Agosto de 2015


Domingo, fim de agosto, primos Nano, Bety e Fernanda, nos levam até casa da Família Santin Martinez, de dona Eliana e do falecido primo Angel Santin Santin, que nos visitaram em Erechim em março de 2008, saudades eternas e lindas lembranças.


Dona Eliana e toda familia nos receberam maravilhosamente, com filhos Javier ,  Jorge e Nora Maribel, onde almoçamos e conversamos, dentro das limitações da língua de cada um, as vezes se entendendo muito bem, outras vezes, por não entender bem, acabamos por rir, enfim, comunicação verbal e de olhar, assim se entende melhor, e na dúvida, pergunta-se novamente até poder entender bem.


Falamos diversos assuntos, dentre eles a flauta no Primo Almir de Guaporé, porque queríamos casar o rapaz, depois falamos em cavalos e raças de cavalos, por fim em rádio, dança, etc etc etc, enfim, assuntos de amigos e primos que se viram uma unica vez e outros por algumas vezes, alem dos amigos de viagem, foi uma experiência maravilhosa compartilhar com todos esta alegria.


Depois de visualizar os albuns de fotografias, Javier e Maribel nos acompanharam até a casa de Praia da Prima Dra. Julia e sua família, onde novamente fomos muito bem recepcionados num local lindo a beira do Oceano Pacífico, linda vista da casa, ótima visita.


Por final de noite, outra visita ao Porto de San Pedro e retorno até Melipilla na casa dos Primos Nano e Bety Santin e família. Dias inesquecíveis, para lembrar eternamente.


Gratidão eterna aos amigos que me acompanharam na viagem e aos primos Chilenos, eternamente grato.



Gladimir José Santin
Erechim Rs

sábado, 22 de dezembro de 2018

Família Mocellin Santin, Abdon Batista, Sc, Entrevista Virginia Santin Antunes, Curitiba, Pr, 1995



Pequena Relíquia dos Descendentes da Familia Mocellin Santin, da Região da Grande Guaporé, Monte Bello do Sul, Encantado, Nova Prata, Marau, Rs, emigrados ao grande Oeste Catarinense, Região Serrana de Santa Catarina e tambem ao Sudoeste e Oeste Paranaense, ao longo dos anos 1920/1970 aproximadamente, na busca de melhores e maiores glebas de terra e tambem na colocação da grande quantidade de filhos das familias Italo-Brasileiras.


Aqui uma parte da entrevista feita em 04 de Janeiro de 1995, no bairro Santa Felicidade em Curitiba, Pr, com senhora VIRGINIA SANTIN ANTUNES, na ocasião na companhia da filha ALAIDE ANTUNES e do filho RAULINO SANTIN ANTUNES.


Na ocasião da entrevista dona Virginia estava próxima de completar 71 anos , ela diz em alguns trechos da conversa que seu pai havia vindo do RS, primeiro vieram para Abdon Batista, Sc, fala que seu pai havia se casado em Encantado, Rs, e que se chamava João Batista Santin, que se casou com sua mãe Joana Mocellin Santin, que o pai teria no ato do casamento a idade de 24 anos e que a mãe teria a idade de 17 anos. Diz ela que a familia falava muito em Bento Gonçalves, Lajeado, Nova Trento, etc, todas cidades do Rs.


Disse dona Virginia, que um tio seu, após sair de Abdon Batista, Sc, onde por acidente com fogo teve queimada toda sua lavoura e tambem a casa, mudou-se para a região do grande Erechim, local onde eu resido ha anos, e que  seu tio tinha o nome de José Santin casado com tia Festugatto Santin, o casal teve familia numerosa no interior de Erechim, Rs, na Linha Km 14 região do distrito de Juaguarete, em Erechim, Rs. Em outra publicação faremos menção a grande familia Festugatto Santin.


Tambel falou dona Virginia, que seu pai tinha este irmão José e mais duas irmãs, a primeira Regina Santin casada com Domingos Mocellin, e outra de nome Teresa Santin casada com Jordão Camilotti e que ambas haviam ido residir na grande região do Erechim.


Fala tambem em Valentina Santin casada com Pedro Guzatti de Abdon Batista. De outros tios cujos nomes eram :  João Antonio Santin, Angelin Santin ( sendo um Angelin Santin tio e outro Angelin Santin seu irmão ), depois Luis Santin e outro que foi viver em Dois Vizinhos, no Pr, no local conhecido como Colônia Santana, e que, segundo sua memória havia falecido com aproximadamente 82/83 anos. Que este tio havia ficado meio balanceado devido a brutalidade dos fatos ocorridos pelos jagunços e que o tio havia se escondido no mato por tres meses,  e que sua familia ficava em casa. Disse que seu irmão era caçador de animais para o sustento da familia mas que não teria coragem para matar uma mosca em se tratando de homens ou jagunços.


Quero aqui deixar escrito que muito falei com esta senhora e tambem com sua irmã Maria Santin Xavier, que me ajudaram neste material que hoje publicamos, tambem falei por telefone com um outro primo da familia, o JANGO, porem somente via telefone, por duas ou tres ocasiões naquele período.


Antes de falar e conhecer dona Virginia e Maria, moradoras do Bairro Santa Felicidade em Curitiba, Pr, eu ja havia conhecido em Lages, Sc, outro integrante da Familia Santin de Abdon Batista, tratava-se do grande amigo ANGELIN SANTIN, morador do Bairro Coral em Lages, frequentei muito a casa dele, ele já era viuvo na ocasião, depois conheceu outra senhora com quem passou a viver, frequentei a casa dele, ótima pessoa, conheci os seus dois filhos, um deles tem u8m Posto de Combustível próximo ou caminho para Anita Garibaldi, Sc, lembrome muito bem que adoravam laçar gado em rodeio, e eram muitos bons nessa tareja e esporte. Falei inumeras vezes com estes dois filhos.  Anos depois, amigo e primo Angelin Santin, veio a falecer.


Tambem outro importaqnte membro da Familia que conheci e ainda convivo muito com ele é o primo João Antonio Santin, que nasceu na grande Dois Vizinhos,Pr, onde viveu por muito tempo, depois trabalho e se aposenteu na Eletrosul e veio residir primeiro em Ita e atualmente em Concórdia, Sc, onde brevemente irei conversar de novo com ele, sei que tem grande familia, muito amigos da gente, e será objeto de novas publicações futuras.


Esta Publicação e um apoio ao primo Rique Santin, descendente desta grande Familia de Santin cuja primeira morada fora do RS foi Abdon Batista, porem hoje primo RIQUE SANTIN vive na região da Grande Campos Novos, Sc, este é um pequeno apoio que estamos dando para o inicio das pesquisas deste primo Rique, grande abraço e coragem para prosseguir.


Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Continuação Leitura Carta Chile e Dezenas Fotografias Familia Santin - 28 Maio 1995 - Emoção


Continuação Leitura Carta Chile em 28 Maio 1995


Os Italo Brasileiros de diversas familias, foram ao Chile em 1906, a Bordo do Navio Ouriça de Bandeira Inglesa, que fazia Linha Liverpool até Valparaíso no Chile, ja motivo de inumeras matérias neste blog. Embarcaram em Porto Alegre em pequenos barcos e rumaram para Rio Grande, Rs, onde lá embarcaram no Vapor Ouriça ou Orizo, nomes parecidos, porem o barco foi esse.


Chegaram ao Chile em novembro de 1906, ao Porto de Talcahuano, próximo a Concepcion, na região Sul do Chile. La foram encaminhados para Los Galpones, próximo de Pitrufquen na Araucania Chilena, cuja capital é Temuco.


La viveram por anos, até iniciarem o RETORNO ao Brasil, creio que os primeiros iniciaram a volta por 1912 aproximadamente, uma vez que começaram a voltar depois da morte prematura e mal explicada de meu tio bisavô SANTO GISLON SANTIN, avô do nono Primo Santin, aqui visto neste vídeo de 1995, e atualmente já falecido, o que lamentamos profundamente, uma vez quer muito nos ajudou nas pesquisas das familia, tinha uma memória extraordinária e um vigor de menino, que maravilha foi conviver e aprender com esse grande mestre. Tambem os primos Arcangelo Santin e seu irmão Germano Santin, vistos e referidos neste blog, ambos já são falecidos, prematuramente tambem, o que sentimos profundamente, uma vez que eram eles de Guaporé que tinham em suas mentes os maiores SEGREDOS por assim dizer, relativos aos dados das familias e troncos Santin, o que foi para mim em especial, que sempre pesquisei e familia e agora com novos horizontes estou a publicar essa história secular da nossa gente.


Posteriormente veio os ultimos Santin que quiseram voltar ao Brasil, que foi exatamente meu tronco, que iniciou retorno creio que por volta de 1915/16, porque bisavô Giuseppe Gislon Santin faleceu em Erechim,Rs, em 01 de Setembro de 1917, vítima de atropelamento por animal cavalar, uma vez que foi derrubado por uma mula ligeira, caiu bateu a cabeça e fraturou o cranio, sendo arrastado pela malvada mula por cerca de 2km até sua propriedade na Linha América, na saída de Erechim até Barão de Cotegipe, Rs.


Segundo tia Virginia, a ultima descendente dessa gente maravilhosa, falecida em 10 de novembro de 1996, com 90 anos e meio de idade, o bisavô Giuseppe Gislon Santin e sua esposa matriarca Maria Vanzella Santin, que eles resolveram voltar ao Brasil, primeiro pela morte do irmão Santo Gislon Santin, segundo porque o nono gostava muito de comer polenta na parte da noite, porque a polenta era um alimento saudável e que era leve na parte da noite, uma vez que o trabalho braçal era enorme e cansativo, exaurindo as forças e tambem gostava de tomar vinho de uva, e não como no sul do Chile, onde a maioria do vinho na epoca, era feito de maçã, e chamado de Chicha, ele até tomava um pouco, mas gostava mais de vinho de uva, que para seu padrão era caro, e ainda mais sem polenta, porque não sul do Chile, na ocasião, segundo tia Virginia, não se produzia milho, por ser uma região muito fria.


Histórias que publicamos para conhecimento de todos.

Primeira Carta Familia Zampese Santin Chile, Leitura com Primo Santin e Familia


Leitura da Primeira Carta recebida dos primos Zampese Santin do Chile, nas imagens de 28 de Maio de 1995, na casa dos Primos Conceição Dutra Santin e seu marido Primo Santin e familia, na cidade de Campinas do Sul, Rs, onde recebemos a primeira visita dos primos Perin Santin de Guaporé sendo o da direita, o mais velho, senhor Arcangelo Perin Santin e o da esquerda mais novo Germano Perin Santin, eles são netos de Luigi Mezarobba Santin, ou simplesmente Nono Pescarollo, como o chamavam. Nono Pescarollo era irmão de Arcangelo Mezarobba Santin, ambos filhos de Domenico Santin e Angela Mezarobba Santin, Italianos, vieram por primeiro da Italia, de Mezzomonte, Udine, hoje Pordenone, por divisão de estado. Esses dois irmãos de pai e mãe, Arcangelo e Luigi, após trabalharem muito, enviaram o dinheiro para a Italia, para pagar a passagem de ida ao Brasil de seus outros dois irmãos, somente por parte de pai, uma vez que por falecimento da matriarca Angela Mezarobba Santin, velho Domenico se casou com a segunda esposa, cujo nome era tambem ANGELA GISLON SANTIN,  e desse segundo casamento nasceram o MEU BISAVÕ que era o mais novo dos quatro irmãos, ele se chamava GIUSEPPE GISLON SANTIN, casou-se no Brasil com Maria Vanzella Santin e tinha apelido de GIUSEPPIN, por ser de pequeno porte. O Seu irmão, era SANTO GISLON SANTIN casado com PASQUA TONON  SANTIN, eram pais de Luis Tonon Santin que por sua vez era o pai do Nono que fala neste video senhor PRIMO SANTIN, que bem ouvimos nesta gravação, portanto, todos parentes do mesmo tronco Santin.


Pode-se ver muito bem, ao final do vídeo, toda emoção do Nono Primo Santin em ir ao Chile e cvonhecer os demais familiares, uma vez que esperamos por isso mais de 80 anos, sem tê-lo conseguido, porem por motivos de saúde, depois de certa idade, nem tudo podemos concretizar, mas a cisma ficará para sempre.


A esperança sempre é a ultima que morre, continuemos acreditando,


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Familia Santin Reunida em Campinas do Sul, Rs, 28 Maio 1995 - Primo e Arcangelo, Gladimir e Germano Santin

ENCONTRO DE GERAÇÕES DA FAMILIA SANTIN

Do Alto Uruguai Gaúcho, de Gaurama, Erechim e Campinas do Sul, Rs, Patriarca da Familia Dutra Santin, querido Primo Santin e esposa dona Conceição Dutra Santin, com filha Neusa Alberti e Marido Luiz Alberti e filhos e sobrinhos, recebendo os primos de Erechim e Guaporé, Rs, na sede da Fazenda em 28 de Maio de 1995.


Vindos de Guaporé, Primos Arcangelo Perin Santin e seu Irmão Germano Perin Santin, moradores da Linha Tres de Maio, de onde nossos ancestrais sairam para irem colonizar a Araucania Chilena em 1906 e posteriormente retornaram a Gaurama e Erechim, Rs.


Nessa visita histórica naquela data, surgiu a informação do Nono Primo sobre o cidadão chamado JOSÉ MEZAROBBA cujo apelido era COMEL, porem o sobrenome correto era MEZAROBBA, ele possuia uma Serraria noi  municipio de Gaurama, Rs, onde era amigo e muito querido por toda grande leva de Familias Santin, Alberti e tantas outras, vindas especialmente do Chile e outras da Argentina, quando retornaram ao solo Brasileiro, iniciando o retorno por volta de 1912 aproximadamente.


Publicamos essa reportagem e outras oportunamente, para que todos possam acompanhar a trajetória vitoriosa e sofrida dos nossos queridos ancestrais, nós sempre iremos MORRER um dia, mas o que foi escrito ou gravado, será sempre motivo de pesquisa e orgulho por todos nós, termos um compromisso com as futuras gerações, para que eles, aprendendo e lendo com os nossos passos, consigam a sua maneira, comemorar vitórias e conquistas justas e honradas para suas familias e para com seus semelhantes.


Grande abraço,


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
























quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Família Arcari, Cremona, Itália , Pesquisa Frei Rovilio Costa ,


Entrevista Com Frei Rovilio Costa e Frei Arlindo Itacir Batistel Porto Alegre Rs Anos 1994/95

¨ A MAIOR DESCOBERTA QUE FIZ NA VIDA ¨


O que dizer depois de ouvir e ver as palavras do maior autor de livros da América sobre imigração européia ao nosso continente, em especial ao Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Paraná. Tive orgulho de conviver e ouvir, aprender com esse grande mestre que se chamava FREI ROVILIO COSTA, na ocasião do pate papo em 1994/95 na companhia do tambem Frei Capuchinho ARLINDO ITACIR BATISTEL, no escritório da EST EDIÇÕES em  Porto Alegre, Rs.

Comigo na ocasião, minhas  irmãs, Cristiane Santin, hoje cirurgiã dentista em Concórdia, Sc e tambem minha irmã Isabel Cristina Santin, hoje residindo em Chapecó, Sc.

Quer privilégio poder ter um bate papo cordial de aprendizado com os maiores pesquisadores e autores de dezenas de livros de toda ordem , com mais de dois mil títulos publicados, e mesmo assim, dispor de algum tempo, mesmo que como na ocasião do vídeo acima, depois das vinte e uma horas da noite, ter disponibilidade e coragem para nos ensinar como engatinhar nas pesquisas de nossos ancestrais. Que orgulho nosso em ter conseguido fazer esta e outras gravações, uma vez que a cultura, história e todo trabalho feito por estes gigantes que se tornaram , em especial FREI ROVILIO COSTA, hoje infelizmente já falecido prematuramente, mas seu legado de trabalho, coragem, honestidade e foco em tornar a cultura Italo-Brasileira conhecida mundialmente, se tornou uma realidade, e até eu, um pequeno contador de histórias passei pelo aprendizado dos Freis Rovilio Costa e Arlindo I. Batistel.

Hoje publicaremos um pequeno treco de uma história, que bem poderá ser vista e ouvida no video acima, que exemplifica toda trajetória grandiosa do nosso PESQUISADOR, PROFESSOR, AUTOR, enfim, O DIVINO MESTRE FREI ROVILIO COSTA, nessa história da FAMILIA  ARCARI de CREMONA ITÁLIA, a qual poderá ser acompanhada no vídeo.

Oportunamente, Publicaremos outros trechos da Entrevista Gravada na Ocasião.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

domingo, 16 de dezembro de 2018

Recuerdo Netas Chilenas Maria e Elena Zampese Santin para Abuela Maria Vanzella Santin 1933


Aqui outra raridade. Fotografia das Netas, Maria Zampese Santin e Elena Zampese Santin, filhas de Angelina Santin Vanzella e Antonio Zampese Capellaro de Pitrufquen, Chile, foto esta do ano de 1933 aproximadamente, para a avó MARIA VANZELLA SANTIN,  mãe de ANGELINA SANTIN VANZELLA, sim porque embora Angelina tivesse nascido no Brasil, aqui se chamando Angelina Santin ( no Chile usualmente se usa o sobrenome do pai antes do sobrenome da mãe, assim ficando Angelina Santin Vanzella ),  o ano é 1933, uma vez que a nonna Maria Vanzella Santin faleceu em Erechim, Rs, no ano de 1934, e teve ao todo, 16 ( dezesseis filhos ) sendo que somente treze sobreviveram, e tres faleceram.

FORAM ELES OS FILHOS:

1 - Juan Santin Vanzella, fico Chile, casou com Julia Santin Mezarobba - Familia Santin Santin

2 - Angelina Santin Vanzella, ficou Chile, casou com Antonio Zampese Capellaro - Fam. Zampese Santin

3 - Antonio Santin Vanzella, ficou Chile, casou com Diletta Tesser Pavan - Fam. Santin Tesser

4 - Domingos V. Santin, Barão do Cotegipe, Rs, casou com Albina Santin - Familia Santin Santin

5 - Luiz Vanzella Santin,  Barão do Cotegipe, Rs, casou com tia Zancanaro - Fam.Zancanaro Santin

6 - Arcangelo Santin, Erval Grande, Rs, não se casou

7 - Luiza Santin, Erechim, Rs, casou-se com Giuseppe Bortolo Tochetto, Fam. Santin Tochetto

8 - Rosa Santin, Erval Grande, Rs, não se casou

9 - Anna Santin, Erval Grande, Rs, não se casou

10 - Julia Vanzella Santin, Erval Grande, casou-se com João Peruzzo, Fam. Santin Peruzzo

10.1 - Tia avó Julia, viuvou e casou-se novamente com João Ronchese, Erval Grande, Rs, Familia Santin Ronchese

11 - Virginia Santin Dalasen, Erval Grande, Rs, casou-se com Ernesto Dalasen, Familia Santin Dalasen

12 - Santo Vanzella Santin, meu avô, Erechim, Rs, casou-se com Maria Romitti Santin, Familia Romitti Santin

13 - Angelo Vanzella Santin, nasceu no Chile, mas casou-se em Erechim com Helena Nistor, originou a Família Nistor Santin


Gladimir José Santin

Friulanos Nascidos em Faria Lemos Distrito de Bento Gonçalves, Rs, entre 1886 e 1917



Esta Pesquisa dos Troncos Ancestrais da Família SANTIN  foi solicitada por mim, junto a Curia Diocesana de Caxias do Sul, nos anos de 1994/95, tendo sido elaborada  pela equipe da senhora servidora Rosalina Schwaab, a quem agradecemos pela oportunidade de divulgação, onde cada cidadão, descendente desse ou daquele familiar, possa encontrar  a sua Família e caso queira, encaminhar qualquer tipo de documentação, seja de cidadania ou outro qualquer, tendo a certeza de seu tronco familiar.

Aqui neste blog, inúmeras vezes reiteramos nossa gratidão as pessoas que nos ajudam na obtenção dos dados para divulgação, assim cada um poderá tirar as certidões que julgar necessárias ao seu caso, porque temos dezenas de nomes iguais, ou melhor, parecidos, porque com certeza os pais e avós, serão sempre diferentes ,  na medida de podermos conhecer o universo da grande descendência Friulana de Udine e Pordenone das Famílias Santin em geral.

Já referimos anteriormente as pesquisas feitas pelo Frei Leonel Santin, Capuchinho de Marau, Rs, o que acompanhei e tornei público via blog, e agora com estas e outras pesquisas divulgadas, aprofundamos maior ainda o universo da pesquisa, não diria como genealogia, mas como uma pesquisa histórica que buscar contar os caminhos traçados, onde viveram e trabalharam para criarem suas familias, etc, etc.

O blog e eu, na medida do possivel, procurei e procurarei sempre divulgar a história de nossas familias, especialmente a chegada ao Brasil em Bento Gonçalves, no então Terceiro Distrito de Bento Gonçalves, antigo Monte Bello, e hoje Monte Bello do Sul, lindo e próspero Municipio, tambem a Linha Argemira , Linha Alcantara e Distrito de Faria Lemos, antigo distrito e caminho de Monte Bello a Guaporé e Encantado, enfim, terra, caminho, e lugar de grande parte dos nossos antepassados, motivo de alegria e orgulho para todos nós.

Estes são os dados de NASCIMENTOS de Familiares SANTIN, da Paróquia NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, Livros 01, 02, 03, 04 e 05 e segundo a Relação, faz menção aos Nascimentos desde 1886 até 1917 aproximadamente.

Publicaremos a Relação como nos foi ernviada, ou seja, com os dados levantados, uma vez que da relação faltam nomes de avós, etc. Já consta sempre o nome dos padrinhos, o que mostra a relação social com demais vizinhos, parentes e pessoas de amizade para serem os compadres, por assim dizer.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com


domingo, 9 de dezembro de 2018

Friulanos Monte Bello Sul e Bento Gonçalves 1889 a 1925 ( Partes 8 até 14 )







Estes são os Registros de Nascimento, apontados em Livros das Igrejas da grande Bento Gonçalves e de Monte Bello do Sul,  que conseguimos apurar junto a Curia Diocesana de Caxias do Sul, Rs, onde agradecemos de todas as formas a senhora Leonora Schwaab por nos  atender e dar a oportunidade de tornar publico esse tesouro dos nossos antepassados. 

Nosso muito obrigado a todos, servidores, colaboradores enfim, todos que auxiliaram na confecção dos textos acima referidos, bem como ao nosso querido Frei Capuchinho Leonel Santin, que foi o primeiro a iniciar leitura e confecção da Memória da Família, MODELO e EXEMPLO para todos nós.

Gratidão Eterna.

Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com


OBSERVAÇÃO:


Em futura Publicação,  será tornado Público a Relação de Nascimentos do mesmo período de 1889 a 1925, aproximadamente, dos familiares Santin que nasceram em FARIA LEMOS, aguardem.

Matrimônios Família Santin, Região do Grande Erechim (1926 a 1931) - Primeira Parte


Relação de Matrimônios Família Santin, Região do Grande Erechim



1926 a 1931 – Livro 2

1-      Nome: ANTONIO SANTIN  com ANGELA PANIS – livro 2 – folha 14
Data: 30 de maio de 1927 – Local: Capela São Roque – Catedral
Filiação: Ferdinando Santin  e Thereza Mezaroba Santin – Natural de Guaporé
Filiação: João Panis  e Colomba Dalla Croce Panis – Natural de Encantado
Testemunhas: Olivo Trombeta e Secondo Panis

2-      Nome: VIRGÍNIA SANTIN com ERNESTO DALLAZEN – livro 2 – folha 53v
Data: 1 de fevereiro de 1921 – Local:
Filiação: José Santin e Maria Vanzella Santin – Natural de Guaporé
Filiação: João Dallazen e Amália Cassol Dallazen – Natural de Caxias
Testemunhas: Atílio Balvedi e Abrão Pansera

3-      Nome: GALINDO SANTIN com SERAFINA DALMAS – livro 2 – folha 10
Data: 26 de fevereiro de 1927 – Local: Capela Santo Antonio no Dourado
Filiação: Evaristo Santin e Angela Agostini Santin – Natural de Anta Gorda
Filiação: João Dalmas e Josephina Paradisse Dalmas – Natural de Caravaggio
Testemunhas: Ulisses Dalmas e Fiorindo Santin

4-      Nome: JULIA SANTIN com JOÃO RONCHESE – livro 2 – folha 60
Data: 28 de junho de 1929 – Local: Matriz de Erechim
Filiação: José Santin e Maria Vanzela Santin – Natural de Monte Bello (Bento-Gonçalves)
Filiação: Olivo Ronchese e Hermínia Buttoca Ronchese – Natural da Itália
Testemunhas: Casimiro Lazzari e Jacques Vacchi

5-      Nome: ROSA SANTIN com OLIVO TROMBETA – livro 2 – folha 77
Data: 31 de maio de 1930 – Local: Igreja Matriz de Erechim
Filiação: Ferdinando Santin e Júlia Slongo Santin – Natural do Chile
Filiação: Luís Trombeta e Julia Girardi Trombeta – Natural de Nova Trento
Testemunhas: Santo Lorenzon e José Santin

FOLHA 1

RAÍZES DAS FAMILIA SANTIN DA REGIÃO DO GRANDE ERECHIM 


Hoje nasce um novo trabalho, pesquisada exaustivamente por minha queria irmã CRISTIANE MARTINELLI SANTIN, sim, Martinelli de minha amada mãe Nilva Natalina Martinelli Santin que quando casou optou somente por NILVA SANTIN, porem como temos outros homônimos, quando pissível coloco sempre o nome da mãe para não confundir com demais familiares, e tambem como eu filha de ANTONIO ROMITTI SANTIN,  ele nascido em 29 de setembro de 1941 em Erechim, casou-se com minha mãe Nilva em 1959 em Erechim, e ele faleceu em 20 março de 1979 tambem em Erechim.

Como eu dizia, minha irmã, com autorização da CURIA DIOCESANA de ERECHIM, RS, a quem agradecemos muito, pesquisou durante cerca de dez dias, lendo e relendo diversos livrosa de matrimônio da nossa grande Erechim, compreendida pelos municipios de Erechim, Tres Arroios, Gaurama, Barão de Cotegipe, Rs, para onde vieram, viveram e casaram dezenas de pessoas da familia Santin.

Para se ter uma pequena idéia da pesquisa, meu avô Santo Vanzella Santin, filho de Giuseppe Gislon Santin e Maria Vanzella Santin, casou-se no ano de 1928 aqui em Erechim, onde haviam dezenas de outras pessoas Santin, todas vivendo e constituindo suas familias em diferentes Linhas e Cidades, uma vez que pelo menos haviam 4 NUCLEOS PRINCIPAIS ;

1 - Primeiro Nucleo de Santin - Erechim - Linha América, saída para Barão de Cotegipe

2 - Segundo Nucleo de Santin - Erechim - Distrito de Jaguarete, Km 14 Dourado, Km 10 Dourado, ali havia o nucleo de Evaristo Santin e Angela Agostini Santin, que vieram da região de Encantado e Anta Gorda, Rs. Havia tambem outro nucleo Santin que vieram de Abdon Batista, Sc, que a nona era Festugatto Santin.

3 - Terceiro Nucleo Santin - Gaurama - Creio que este era o maior dos Grupos de Santin, porque compreendia a maioria dos Santin vindos por primeiro do Chile, várias e numerosas familias e tambem outras vindas de Bento Gonçalves, Monte Bello do Sul, Guaporé e bem como de toda região da serra gaucha, as ditas terras velhas, e tambem alguns da região de Marau.

4 - Quarto Nucleo - Barão de Cotegipe - Este tambem um grupo grande, onde vieram a maioria do Chile e das terras velhas como os dos terceiro e demais grupos.

Enfim, estes são PIONEIROS, em numero, genero e grau, e para se saber mais é sp aprofundar as pesquisas, uma vez que dependemos imensamente dos cartórios e igrejas, o que por si so, ja se sabe, depende de DINHEIRO, TEMPO, PACIÊNCIA e HUMILDADE, para pedir, para ver, para ENTENDER, porque por vezes nos perdemos dentro de história tão vasta , longa e de dezenas de HOMÕNIMOS, enfim, coragem e bola pra frente.

Faz quem gosta, quem tem vontade e amor, o resto é conversa.

Muito obrigado minha irmã querida CRISTIANE SANTIN cirurgiã Dentista em Concórdia, Sc, tambem minhas outras irmãs sempre me ajudaram muito, dentre elas ISABEL CRISTINA  hoje trabalhando e residindo em Chapecó, Sc, tambem minha irmão Rita Cassia professora em Erechim e Rosicler Teresinha tambem de Erechim. Gratidão eterna.

Agradeço tambem a minha esposa professora Ivone Pierina Férri Santin e meu filho Jeferson Rodrigo por sempre me ouvirem falar sobre nossa familia Santin e demais parentes, de perto e de longe, enfim, harmonia é tudo que queremos e precisamos nessa vida.

Para finalizar, uma ANDORINHA Só Não Faz VERÃO, então voçe que vai ver e ler estes textos, de sua colaboração emitindo um comentário no blog, para COMENTAR NO BLOG:

COMENTÁRIOS NO BLOG :

Escreva seu comentário, coloque seu nome completo e a cidade de onde escreve, abaixo coloque seu email de identificação, e após, favor CLICAR EM ANONIMO para PUBLICAÇÃO, uma vez que me foi dito,  é padrão do Google esta configuração.

Abraço, Obrigado.

So para lembrar, esta é uma Pagina apenas, creio que haverão até aproximadamente 20 Paginas, ok,


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

sábado, 8 de dezembro de 2018

IV Encontro Familia Santin, Trindade do Sul, Rs, Constelação Familiar - Gratidão


IV ENCONTRO FAMILIA SANTIN -  TRINDADE DO SUL RS - 25 NOVEMBRO 2018


Um momento unico vivido na festa, aqui reproduzido pela lente da câmara e do coração de cada um, forte emoção proporcionada por tudo, mas as lembranças de GRATIDÃO aos nossos pais e ANTEPASSADOS, foi o ponto alto da festa.


Essa senhora, prima e descendente da Família Santin, que neste momento da publicação ainda não tenho o nome completo dela,  mas brevemente teremos o nome dela aqui públicado neste blog, ela fez a DIFERENÇA POSITIVA, emplacou lágrimas nos olhos e forte emoção no coração de cada um presente, nas lembranças e caminhos que a Gratidão e o Amor, aos pais e antepassados, fazem sentir no peito e na alma da gente.


A palestrante que vimos e ouvimos no vídeo acima chama-se dona Siliandra Barbiero Bertuol, casada com o amigo Roberto Bertuol ( para os amigos Tocha ),  ela é filha da dona Jandira Santin Barbiero e de Pedro Barbiero, dona Siliandra e Roberto tem tres filhos : Gabrieli, Louise e Luiz Gabriel, uma linda família .


GRATIDÃO ETERNA, cara Senhora e toda sua e nossa familia, as palavras não conseguem traduzir todo amor que sentimos.  MUITO OBRIGADO.


Deixarei que o audio e as imagens, traduzam tudo o que sentimos e vivemos naquele momento e tambem nesse momento de agora, ao ver e reviver tamanha alegria.


Deus no comando.


Gladimir José Santin
Dezembro 2018
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Fabricio e Camila Tirolesa Inerestadual Goio En e ao fundo Fogo Lancha



Viagem boa e aquela que a gente aproveita todo o tempo vivido e percorrido, afinal, todos temos os caminhos da vida.

Fui convidado a uma  IV Festa da Família Santin em geral, organizada pelos primos Santin da grande região de Nonoai, Rio dos Indios, Trindade do Sul, Sarandi, Constantina e demais municipios da região, e sendo que já é a minha terceira participação,  e com grande presença de familiares e descendentes, independentemente de qual tronco, porque somos uma familia grande e de inúmeros troncos Santin.

Festa linda, animada, tudo ótimo, chegou o meio da tarde e preciso voltar para casa, viria com primo Hilário e esposa, porem nos perdemos na saída, ele acabou saindo um pouco antes que eu e veio via Entre Rios do Sul, Cruzaltense e Campinas do Sul.

Eu por sair depois, fui meio no automático, vim Nonoai, desci o Goio En e subi para Erval Grande, quando ao passar no asfalto, so OUVI o zunido dos cabos de aço onde o pessoal da Tirolesa Faé faz passeios de Tirolesa de 1.300 metros, Tirolesa Interestadual, saindo do Rio Grande do Sul até Santa Catarina, via cabos de aço, com segurança e todo apoio, inclusive com contato visual e telefonico para dirimir dúvidas existentes, seja de qualquer natureza, até para eventuais INCÊNDIOS ou até EXPLOSÃO de gasolina, que acho que foi o que aconteceu na lancha vista nas imagens publicadas.

Avô e Neto Tirolesa Interestadual Faé no Goio En e ao Fundo Inicio Incêndio Lancha



Aqui o avô dando exemplo e força para o Neto, numa nova aventura. 

Muito boa idéia, o exemplo educa bem mais que a palavra. Parabens .

No nosso encontro da Familia Santin em Trindade do Sul, nos foi dado um cartão com a linda
mensagem que publicarei abaixo, e que diz muito em relação a esta cena aqui assistida:

¨O Laço mais lindo da Vida é sempre o de uma Família unida e repleta de Amor ¨  .


Sabias palavras.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Friulanos Monte Bello do Sul e Bento Gonçalves 1889 a 1925 Partes 4, 5, 6 e 7




Caros familiares, amigos e demais leitores do nosso blog.

Fiz questão de publicar a Relação acima, uma vez que trata com riqueza de detalhes, tais como : Dia do batisado, local e igreja do batisado, dia do nascimento da criança, nome dos pais, nomes dos avós paternos e maternos, nome dos padrinhos, bem como o nome do Padre que efetuou o batismo. Riqueza de detalhes. Entretanto, peço entendimento quando a erros de grafia de toda ordem. Talvez por traduzir o escrito, por engano, pela letra do padre, etc, etc, etc. Posteriormente a todas publicações, diga-se que até aqui temos ja SETE partes publicadas de um total de 14 partes, somente de Bento Gonçalves e Monte Bello do Sul, Rs, ainda faltarão a relação de Faria Lemos, a qual, estou em fase final de digitalização, uma vez que sou limitado na Informática, até estou melhorando, mas devagarinho chegaremos lá.

So para dar um exemplo. Numero 27, nascimento de ANTONIO SANTIN,  batisado em 23 de Julho de 1893, na Matriz, diz o texto,  filho de JOSÉ SANTIN e MARIA VANZELLA, neto de DOMINGOS e ANNA GALLON, avós paternos, e avós maternos GEORGE  e LUIZA VANZELLA . Padre Francisco José Picolli. Padrinhos Matteo Zanchet e Joanna Moro.

Este cidadão, trata-se na verdade de meu tio avô, que nasceu aqui e mudou-se ao Chile em 1906, como ja visto na recente publicação, onde aparece sua fotografia casado com DILETTA TESSER PAVAN, não tiveram filhos, porque ja se casam com certa idade, viveram no inicio de suas vidas na região do grande Pitrufquen e Temuco, e posteriormente se encontraram e viveram até falecer em Melipilla, região metropolitana de Santiago.

No Chile, o primeiro sobrenome é sempre o do PAI, porem após esse vem sempre o sobrenome da mãe, por isso seu nome lá era Antonio Santin ( de seu pai ) Vanzella ( de sua mãe ), bem como tia Diletta Tesser ( do pai ) Pavan ( da mãe ).

Quanto ao nome dos pais, o pai era GIUSEPPE e foi escrito JOSÉ, o avô era DOMENICO e foi escrito Domingos, porem no caso da avó paterna, ai ficou mais errado, porque diz que ela era ANNA GALLON, quando no correto é ANGELA  e o sobrenome era GISLON ( porem por erro de escrita poderá ser tambem o Gallon, ou até Geslou ), enfim, muito erros de grafia, que não mudarão nunca o nosso sentimento de amor para com ois nossos ancestrais. Porem em caso de comprovação para cidadania Italiana, com certeza, será grande a correção ortográfica.

Tambem nos avós maternos, erros grandes. Foram avó GEORGE VANZELLA e LUIGIA BRAGONA VANZELLA, está escrito George e Luiza, completamente diferente. Enfim, marcas do tempo, que temos que entender e buscar resolver os erros, sempre comentar ajuda na obtenção da verdade maior.

Pelo que li e vi, existem muitas correções a fazer, mas teremos tempo para tudo.

Neste relatório, que após publicado e lido, pela grande maioria dos familiares e amigos, poderemos efetuar inumeras correções, bem como compreender a quantidade de troncos Familiares que se originaram destes bravos imigrantes,  que nos orgulham até hoje pelo trabalho e fé em Deus.

Quero aqui repetir mais uma vez, a GRATIDÃO ETERNA a CURIA DE CAXIAS DO SUL, RS, onde estive em 1994 e fui pedir e buscar ajuda na obtenção destes e de outros dados, fui atendido pela senhora Rosalina Schwaab, que posteriormente me enviou estes dados maravilhosos, sem qualquer custo, e segundo seu relato e demais colegas, são o que encontraram nos registros daquelas paróquias pesquisadas, que ora tornamos publico, para a preservação de nossa história.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Tres Irmãos Don Juan, Don Domingo e Don Antonio Zampese Santin Chile 1996


Tres Hermanos, Don Juan ,  Don Domingo e Don Antonio Zampese Santin, Los Galpones, Pitrufquen, Chile, janeiro de 1996, depois de mais de 80 anos sem contato pessoal de familiares Brasileiros e Chilenos, estivemos frente a frente, vejam as imagens e sintam a saudade , e a emoção que vivemos.

Saudade.

As imagens e o vídeo e áudio falam por si só.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Carta Frei Bispo Wilmar Santin Curitiba Pr 1994

Aqui outra bela recordação de toda ajuda que sempre tive, por parte de familiares e amigos, que ajudaram e ajudam até hoje, na obtenção de dados da família em geral, nunca deixando passar em branco alguem que faça parte da familia e mesmo até quem  não o sendo tem amizade e laços de convivência para conosco.

Aqui temos a carta do Frei Bispo Wilmar Santin, cujo pai falecido Arlindo Santin era natural de Barão do Cotegipe, Rs, filho de Santo Santin, neto de Cândido Santin de Monte Bello do Sul. Seu Arlindo e toda sua familia, mudaram-se para Nova Londrina, Pr, ainda na década de 1950, segundo me foi dito, onde criou numerosa familia, hoje espalhada pelo Brasil. Tambem seu irmão, seu Narciso Roman Santin, aqui casou-se com senhora Mósena e tambem mudaram-se para Nova Londrina, onde tambem criaram grande familia, dentre elas primas Aurea Catarina, atualmente vivem em Curitiba, Pr, e regularmente vem a Erechim e Barão de Cotegipe, Rs, para rever familiares e saudades aqui vividas, alem da alegria nossa em poder recebê-los.

Quando passei cerca de um ano trabalhando na Região da Grande Curitiba, Pr, pude partilhar da amizade e carinho de todas essas familias, dentre elas do Frei Wilmar Santin, depois ele foi atuar na Italia e hoje, já como Bispo de Itaituba no Pará, faz grande trabalho de evangelização além de ser um grande colaborador comigo em matérias para o blog, o que agradeço com muita alegria e gratidão.

Nesta carta de 1994, ele conta da experiência de encontrar outra Familiar nossa, do tronco de Evaristo Santin e Angela Agostini Santin de Erechim, senhora Ana Santin Bergamin, filha de Carolina Santin, aqui publicamos essa linda carta para conhecimento de todos.

Uma andorinha só não faz verão, um ditado antigo. Sempre tive vontade de fazer a demonstração dos Troncos Santin, uma pelo nome, outra pela região onde viviam, etc, etc, etc.

Hoje vou começar, outra, de uma forma diferente.

Vejamos então. Evaristo Santin e Angela Agostini Santin ( ja referidos inumeras vezes no blog, com várias publicações inclusive ) se casaram em Bento Gonçalves, depois viveram próximos a Encantado, Rs e Anta Gorda, Rs, vieram para a região do grande Erechim por volta de 1920 aproximadamente, e se fixaram na Região do Km 10 estrada Erechim a Aratiba, onde criaram numerosa familia, que depois de quase um século, hoje se encontra por diversos estados. O filho mais velho de Evaristo e Angela chamava-se Pedro José Santin e casou-se com Angela Orso Santin, teve numerosa familia tambem, porem Pedro que era ferreiro no KM 10, dentre outras atividades, e teve muitas relacionadas a industria, etc, ele era conhecido como BEPI FERRER, ou Bepi Ferreiro, alguns filhos do Bepi fundaram a CAFÉ SIL ou Santin e Irmãos Ltda, que revendia café por todos o RS e SC, onde atuaram por mais de 50 anos.

Já os SANTIN vindos de Guaporé e Monte Bello do Sul, se fixaram a grande maioria deles na região do Grande Barão do Cotegipe, Rs, por serem terras novas e iniciando a colonização.

A segunda parte dos Santin vindos do Chile, que foi o caso do meu bisavo e outrosd, tambem se fixaram em Barão do Cotegipe e arredores, salvo alguns outros que optaram por outras terras.

Já a primeira leva de Santin vindos de retorno do Chile, fixaram-se em Gaurama, Rs, na região de Balisa, Linha 7 e Linha 8, porque na ocasião da chegada a Colonizadora Luce Rosa dentre outras, comercializava terras naquela região. Familias como Santin, Alberti, Tofanin,  Cavion, Franceschini, Zanchet, Tesser, Mezzarobba e outras se fixaram naquela região das Grande Estação Barro, hoje municipio de Gaurama, Rs.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Friulanos Familia Santin Monte Bello do Sul e Bento Gonçalves 1889 a 1925 Parte dois e tres


Continuação da Publicação dos nascimentos Família Santin, realizados na Curia de Caxias do Sul junto aos livros da Região de Bento Gonçalves e Monte Bello do Sul, de nascimentos de Friulanos Santin de 1889 até 1925 aproximadamente.

Livros 1 até 5.


Angelina Santin Vanzella Matriarca da Família Zampese Santin do Chile


Esta fotografia e outro tesouro da família, me foi dada pela falecida prima Elsa Santin Polli, ainda nos anos 90. Foi recebida pela familia do tio avô Angelo Vanzella Santin, pai da Elsa e de numerosa família. Tio Angelo na medida do possivel se relacionava por carta com os primos do Chile, pelo menos uma carta foi recebida deles no ano de 1941, inclusive ja foi objeto de publicação neste blog anteriormente.

Esta foto foi a primeira noticia recebida pelos familiares Brasileiros dos irmãos , irmã Angelina e demais parentes que ficaram residindo no Chile. Esta foto com certeza foi recebida anteriormente ao ano de 1934, uma vez que fora endereçada pela filha Angelina para sua mãe Maria Vanzella Santin que faleceu em Erechim, Rs em 1934, e o bisavô Giuseppe faleceu tambem em Erechim, Rs, em 01 de setembro de 1917, e segundo dizia-se, nem um ano depois de ter chegado do Chile, Pitrufquen, até Erechim, onde veio viver e criar párte da familia, uma vez que eram em 16 filhos ( 15 Brasileiros e 1 Chileno, exatamente o menor, tio Angelo aqui referido hoje ), ficaram os tres mais velhos no Chile : Juan Santin Vanzella casado com Julia Santin Mezzarobba, depois tio avô Antonio Santin Vanzella casado com Dileta Tesser Pavan e tia Angelina Santin Vanzella casada com Antonio Zampese Capellaro, na ocasião do retorno ao Brasil, todos eles viviam próximos de Pitrufquen, depois ouve mudanças.

Na Carta, todo carinho da filha Angelina, com sua filha nos braços, como RECUERDO para a mãe e demais familiares.

Existe outra fotografia, de duas meninas, filhas de Antonio Zampese e Angelina Santin, que publicaremos oportunamente, para o conhecimento de todos.

Abraço.

Gladimir José Santin
Erechim Rs

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Maior Relíquia Familia Santin Brasil e Chile - Foto Casal Tio Avô Antonio Santin Vanzella e Dileta Tesser

 Esta foto é a maior RELIQUIA da nossas Famílias SANTIN Brasil e Chile. É datada de aproximadamente 1935 a 1950, data correta nãoi sabemos, nos foi enviada via correio pelo tio avo ANTONIO SANTIN VANZELLA, Brasileiro, nascido em Linha Argemira, Monte Bello do Sul, filho de GIUSEPPE GISLON SANTIN e MARIA VANZELLA SANTIN,  emigrado ao Chile em 1906. Viveu em Pitrufquen por muitos anos, onde teve uma Padaria da família, tendo posteriormente se mudado para a região de Melipilla, próximo a Santiago, onde foi trabalhar com a Familia Romanini, tambem outra Familia de Origem Italiana e Brasileira que mudou-se ao Chile em 1906, com dezenas de outras familias.

Tio Antonio casou no Chile com tia Dileta Tesser Pavan, o casal não teve filhos, mas teve muitos afilhados, os quais queriam muito bem aos padrinhos, dentre eles primo Juan Fernando Santin Gutierrez, popular NANO, que não se cansa de falar as proezas do tio e Padrinho.

No verso da fotografia, a letra e o sentimento da Tia Dileta Tesser Pavan, contendo uma pequena saudação aos familiares Brasileiros.

Esta Jóia rara e unica, foi recebida de tio avô Angelo Santin Vanzella, que originou a Familia Nistor Santin de Erechim, sim porque os nomes são diferentes no Brasil e no Chile. Quem nasce no Chile, sempre leva sobrenome da mãe depois do sobrenome do pai. No Brasil é o contrário, antigamente poucos usavam o sobrenome da mãe, apenas o do pai, e tio Angelo por ter nascido no Chile, tinha seu nome assim, que após retornar ao Brasil pasou para Angelo Santin.

Esta foto foi guardada como RELÍQUIA por décadas na casa do tio e familia, e me foi entregue de presente pela falecida prima ELSA SANTIN POLLI, nos anos 90, quando de uma visita em sua casa. A foto estava condicionada numa moldura de vidro, bem cuidada, porem por ser um papel bem grosso o da fotografia, foi atacada por insetos, mas ainda esta em ótimas condições e que publicamos para o conhecimento de todos.

Gladimir José Santin
Erechim Rs

Cemla Argentina Relação Entradas Familia Santin

 Entrada de Santin na Argentina, dados do Cemla emitidos nos anos 1993/95 aproximadamente, onde ja havia registros computadorizados no centro que ficava próximo ao Porto em Buenos Aires.

Pode-se ver pelos registros, que haviam Familiares Santin de Origem Italiana, Espanhola, Francesa e de diversos outros paises, que vieram a bordo de diferentes navios e que embarcaram em diferentes Portos ao redor do mundo, até de Rio Grande e Santos no Brasil, tinham registros, enfim, grandioso universo de pesquisas a serem efetuadas.
Para não perder a fama, nomes HOMÔNIMOS aos nossos em quantia. Vejamos: ANTONIO seis pessoas ( 4 Italianos, 1 Frances e 1 Arabe ), FRANCESCO duas pessoas ambas Espanholas, GIUSEPPE duas pessoas ambas Italianas, JOSÉ tres pessoas ambos Espanhóis, MANUEL no total de nove pessoas todos Espanhóis, MARIA no total de oito pessoas todas Espanholas, MERCEDES tres pessoas todas espanholas e PIETRO tres pessoas todos Italianos.

Umas dezenas de outros familiares tambem vieram e estão na listagem dos anos 90, porem hoje em dia, deve ser muito maior a lista de entrada destes cidadãos do mundo, motivo de orgulho para nós, frente a tudo que passaram para vir colonizar a América.

Atenciosamente,

Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com