Grande amigo e renomado artista, musico profissional, Alceu Filipini ou simplesmente aos amigos e fãs TITICO, mestre da música tradicionalista gaúcha e outras, natural de Pato Branco no PR, mas ja gaúcho de Erechim há decadas, onde vive e brilha e onde criou sua familia e uma legião de amigos e demonstra todo seu talento musical e cultura tradicionalista gaúcha.
Neste vídeo gravado em meu bolicho, comn presença de inumeros amigos, dentre eles o aniversariante Alcir Luis Bordin, amigo Ricardo Sangalli e Janio Demarco dentre outros, nosso querido amigo Titico entoou um Tango na Gaita de Boca, sensacional melodia que nos emocionou a todos.
Ao fundo, fotografia da familia de meu pai , datada de 1975 que ostenta o mural do Bolicho. Titico toca Tango, Valsa, etc, mas ele gosta de tocar um verdadeiro Tango Argentino, e o fez com mastria que todos poderemos acompanhar no vídeo.
A noitada do aniversário e devido jantar de bife na chapa foi em 11 de maio de 2019 em Erechim, Rs. Reunião de amigos , Saudade....... Gladimir José Santin Erechim - Rs Dongiuseppesantin@gmail.com
Isabel Cristina, Adriane Santin e Prima, Monte Belo do Sul Rs
Gladimir, dona Eda Santin Paini e Marido e demais primos, Monte Belo Sul
Familia Rasador, que me recebeu em Monte Belo do Sul, Leonir e seus pais
Familia Bépi Santin, filhos, netos e amigo e parente Zanin, Fachinal dos Guedes, Sc
Minha Irmã Cristiane e Familias Santin e Zanin, com Primo Santo Dalmas Santin em Fachinal dos Guedes Sc
Casal Santin Brunetto de São Miguel do Oeste, Sc, dona Rosa e marido
Cristiane, Artêmio, César Santin e Nona Filippi Santin, mãe de Artêmio e Gladimir, Xaxim Sc
Jaison Sandro Santin, seu irmão César, pai Artêmio e vó Santin
Primos Mezzarobba de Planalto, Rs, com Nono Mezzarobba
Familia Zampese de Curitiba, Pr, filhas e pais, comigo Gladimir, Jeferson Rodrigo e Primo Valdemar Laurindo Martinelli
Nona Corona Devens Fávero com sua filha Helena Favero Dalbianco em Xanxere, Sc, dona Helena contava sempre que nona gostava de comer polenta ha noite e que esta polenta deveria cozinhar por cerca de tres horas, viveu até mais de cem anos, cer4cado pelo carinho de toda familia, lúcida e de grande memória.
Gladimir e Primos em Fachinal dos Guedes, Sc
Grande amigo Afonso Félix da Silveira, Cibele e esposa do Afonso Hillebrandt
Tia Cedi e primas Santin de Guaporé Rs
Encontro de Desc. Italianos em Bento Gonçalves, Rs, com Moisés Michelon, Victor Faccioni, César Prézzi, Enuc Giordani, Arno Dal Ri Jr e muitos outros amigos e descendentes Italo-Brasileiros
Lindas Recordações dos anos 1993/96 aproximadamente dos locais , pessoas e famílias por onde andamos nas horas de folga e fins de semana, pesquisando as origens da nossa gente, seus costumes e ensinamentos.................. Gladimir José Santin Erechim - Rs Dongiuseppesantin@gmail.com
Aqui linda Recordação do amigo Severino Agazzi e dona Alma sua esposa, ele de Erechim mas atualmente vive em Itumbiara, GO, pai do amigo Valdir Agazzi e sua esposa Neiva Giotti Agazzi e seu pai Avelino Giotti de Erechim. Nesta manhã de domingo, dia da foto, uma alegria reencontar o grande amigo e TREINADOR DO TIME DE FUTEBOL DO IGUAÇU, ainda nos anos 70/80 em Erechim e região, grande alegria rever os amigos mesmo depois de trinta anos se se ver. Vida longa amigos, saude e alegria. Encontro em fim de Fevereiro de 2020 Erechim, Rs.
Primo Fagner Vodzik e tio Chico com os sobrinhos, de camisa preta Wilian Felipe Santin, filho de Alovise Santin e Maria de Lourdes de Oliveira da Silva Santin, Wilian simplesmente chamado de Lilo, veio visitar o tio e primo Fagner, conhecido por Néio, grande alegria.
Nesta Fotograsfia de Março 2020 em São João da Urtiga, Rs, visita a Familia Lunardi, tradicional produtora agricola daquela cidade, cuja ancestral e matriarca era da Familia Oro da Itália, aqui primo Dirceu Oro de vermelho, escritor do Livro da Familia Oro Brasil em entrevistas com familiares.
A Nona e os netos em São João Urtiga, Rs, onde fomos recebidos e almoçamos com a familia que é proprietária de diversos bens na região, inclusive a Funerária da cidade. Obrigado pela recepção maravilhosa que tivemos ai. Gratidão. Obrigado.
Foto da Familia Lunardi Cechet de Sananduva, Rs, Gladimir, senhora viuva do primo Edson Cechet, filha do casal, matriarca da familia Lunardi, que inclusive deu entrevista ao primo Dirceu Oro e uma vizinha da familia.
Primo Dirceu Oro, com matriarca da Familia Lunardi e neta Lunardi Cechet em Sananduva, Rs, inicio de março de 2020.
Primeito Trimestre de 2016, tivemos a honra de receber em nossa casa em Erechim, Rs, visita dos primos Chilenos Juan Fernando Santin Gutierrez, ou popularmente conhecido por Nano Santin, ele e sua esposa Maria Betriz Catalan Armijo e filha Fernanda Santin, que pela primeira vez vieram conhecer ao Brasil e Erechim em especial.
Neste vídeo, prima Bety assim conhecida e amada por todos, pela sua espontaneidade e cortesia, grande mulher e esposa mãe que é, verdadeira matriarca nota dez, ela nos brindou com umas massas, nós conhecemos como bolachas porem eles chamam no Chile de Calletas, enfim, delícias que ficaram todo dia fazendo em companhia de minhas irmãs, meu filho Jeferson Rodrigo e demais familiares e amigos.
Uma tarde de gala em Erechim, que hoje relembramos a todos.
Um grandioso almoço com Primos Leozir Martinelli e Familia de Palmas, Pr, com filhos Celso e Adriana e neto Enzo, com primo Osmar, com querida tia Geny e nossa familia Gladimir, Ivone, Jeferson e Nena, minhas irmãs Rosicler e Rita Cassia, com sobrinho Antonio e demais familiares e amigos em Erechim, Rs.
Inverno de 2016, 07 Julho, Querência Amada do Paulo Carbonera, filmando primo Dirceu Oro de São Miguel do Oerste, Sc, em visita aos primos e demais familiares em Erechim, Rs, convidado a jantar conosco, nos deu sua amizade e alegria.
Um jantar com amigos, Varguinhas, Tarcisio, Claudio, Marcos, Celso, Gilvan, eu Gladimir e o anfitrião da noite, amigo especial Paulo Carbonera e familia, que nos receberam no seu CTG Carbonera em Linha Mariga Paulo Bento, local prazeroso e ótimo para o convivio familiar e realização de festas.
Vídeo gravado em minha residência em Erechim, com tia avó Virginia Santin Dalasen e primo Alencar, em 07 de Abril de 1995, ela na ocasião com 89 anos de idade, muito lucida, e olhando as fotografias antigas e reconhecendo pontualmente todos os parentes, amigos e demais familiares.
Vídeo gravado em 1995, em Erechim, Rs, domingo, antes do almoço, minha falecida mãe Nilva Natalina Oro Martinelli Santin, com tia avó Virginia Santin Dalasen, que na ocasião residia comigo e minha familia. Tambem no vídeo minha tia Rosinha Santin Simonetto, que posteriormente cuidou da tia Virgínia com todo amor e carinho do mundo.
No vídeo, pode-se bem ouvir a novantenária tia avó falando da vida na Itália antes de seus pais Giuseppe Gislon Santin e sua mãe Maria Vanzella Santin, quando ambos vieram ao Brasil entre os anos de 1880/90 aproximadamente, não se esabe ao cewrto se vieram solteiros ou casados, porque nunca se encontrou nenhum documentos daqueles tempos.
Porem a novantenária filha, tia Virginia, por te ouvido de sua mãe e de seu pai, nunca esquecia das histórias antigas, e quis o destino que ela encontra-s em mim Gladimir José Santin, alguem que gostava de ouvir estas histórias antigas e que agora, de alguma maneira procura passar estas e outras informações para gerações futuras, saberem a respeito de seus ancestrais e de sua luta pela vida. Gladimir José Santin Erechim Rs Dongiuseppesantin@gmail.com
Ano de 1996, minha residência Erechim, Rs, recebi a visita de uma centena de amigos e familiares, vindos de distintas partes do sul do nosso Brasil, para comemorar meu aniver´sario de 25 março, completava na ocasião 35 anos de idade, uma noite linda com cerveja e uns petisco para comer, na companhia da familia e amigos.
Dentre uma centena de amigos, alguns aqui presentes neste final de noite, primos Herminio Santin e seu irmão Germano Santin, tambem primo Jaime Santin, todos da qauerida e amada Guaporé, Rs, da Linha Tres de Maio, comunidade de Santo Antão, terra natal das maioria dos Santin Brasileiros, que para la vieram desde Itália Pordenone e Udine, Sacile, Caneva, Mezomonte, Sarone, etc, etc, para primeiro em Monte Belo do Sul, Rs, linhas Argemira, Alcantara, Faria Lemos, Pinto Bandeira e outras, para depois cuzarem o Rio com destino a Guaporé, Encantado, Anta Gorda, Marau, Itapuca, Arvorezinha, Ilópolis, etc, etc, etc.
Ainda antes de muitas destas cidades, alguns familiares Santin foram ao Sul do Chile em Pitrufquen na Araucania Chilena e outros a Mendoza Argentina, em companhia de inumeras outras familias Italo Brasileiras, que para la foram levadas na esperança de ficarem ricas, pela fartura e tranquilidade de trabalho, o que na verdade acabou por virar um inferno e quase que 80% das familias retornaram ao Brasil, com nada do que haviam saido daqui, na mais completa miséria e caristia Gladimir José Santin Erechim Rs Dongiuseppesantin@gmail.com
Cópia certidão de Casamento de Luiz Angelo Santin e esposa Eleonor Angerer Santin, datada de março de 1943 em Getulio Vargas, Rs, na verdade Vila de Sertão, então distrito de Passo Fundo, segundo consta na mesma. Luiz Angelo Santin, filho de Jacó Santin e de Teresa Mesarobba, ele nascido no mesmo local em 1916. Foram testemunhas da união senhores Ernesto Zandonai e Ricardo Fogolari e foi Juiz de Paz senhor Francisdo Decesaro. Esta certidão gentilmente me foi enviada por uma filha do casal, senhora Pierina Santin, que atualmente reside em Santa Catarina e que colabora na obtenção de dados deste blog. Aqui alguns comentários meus : - Jacó Santin, segundo me foi dito pelo primo José Antonio Denardi Santin, após viuvar, casou-se novamente com Amábile Gaiatto Santin, viveram na região de Getúlio Vargas, mas precisamente na Linha entre hoje municipio de Estação a Ipiranga do Sul, numa comunidade muito linda e grande que existe naquele local. - Segundo o documento, ele Luiz nasceu em 1916, o que remota\ a vinda da Família do Chile e Argentina, a qual veio antyeriormente ao retorno da nossa familia que foi entre 1916/17, portanto após o nascimento de Luiz. Nesse particular a certidão é muito clara, a familia veio antes de retorno ao Brasil que a nossa familia Vanzella Santin e outras, como Zanchet Santin, Tognon Santin, Franceschini Santin, Filippon Santin, dentre outras. - Segundo pesquisas anteriormente feitas, grande parte das familias Santin que posteriormente se estabeleceram em Getulio Vargas, Rs, era descendente de Vicente Santin e Angela Zorzetto Santin, estes sim sabidamente vindos de retorno ao Brasil desde Mendoza Argentina, até nos anos 90 entrevistei em Curitiba, pr um neto da familia de nome Ernesto Santin, o queal tinha inumeros parentes em Caçador, Sc, bem como em todo RS e SC, oportunamente estaremos visualizando no blog os vídeos. Quero agradecer aqui a contribuiçã de dona Pierina e todos demais familiares na obtenção de dados para as pesquisas realizadas. Muito Obrigado. Gladimir José Santin Erechim - Rs Dongiuseppesantin@gmail.com