sexta-feira, 30 de abril de 2021
Terremoto de 1960 Fechou Saida Agua de Lago Que Subiu 29,70cm Sul Chile
Primo Domingo Zampese Santin, relembra o Terremoto de 1960 que devastou o Sul do Chile, onde trancou a saida de agua do Lago, que em um mes e poucos dias teve um aumento de vinte nove metros e setenta centimetros de altura, uma loucura em agua. Primo Domingo era o administradora de uma grande fazenda de criação de gado e extração de madeira, entrevista gravada em janeiro de 1996.
Os Irmãos Zampese Santin, Juan, Antonio e Domingo, Recebem Famíliares, Janeiro 1996, Pitrufquen
Primos Don Juan Zampese Santin, Don Antonio e Don Domingo, todos irmãos, recebem os sobrinhos e demais familiares em sua casa de campo em Los Galpones, Pitrufquen, o curioso e que haviam tres nomes muito parecidos : Gladimir Brasileiro e outros dois Vladimir, Chilenos, pai e filhos, amigos e compadres por assim dizer do primo César Zampese Cardenas, que havia vindo ele e sua familia e seus amigos, desde Santiago Chile até Pitrufquen, cerca de setecentos quilomertros de distância aproximadamente. Após o almoço, levei uma gravação aos primos, dublada pela minha irmã Rita Cassia Santin, que fala espanhol fluentemente, para o deleite da familia e seus amigos e convidados.
Tia Virginia, 90 Anos, Ouvida e Assistida Pelos Sobrinhos , Janeiro 1996, Pitrufquen
Video da Casa Familia Zampese Santin e demais familiares em Los Galpones Pitrufquen, Chile, onde os tres sobrinhos Juan, Domingo e Antonio Zampese Santin, todos com mais de 75 anos de idade cada um, ouvindo sua tia Virginia Santin Dalasen, o qual vivia conosco em Erechim, Rs, tambem primos César Zampese Cardenas e Familia, Jorge e Mario Zampese e Familia, Maria Venecia Zampese Valdebenito, Alexandra, amigos e demais familiares, todos emocionados em ouvir a novantenária tia. Em Erechim, falando com tia Virginia a sobrinha Rosa e tambem Rita Cassia, minha irmã.
Passeio Vilcun Chile, 11 Janeiro 1996, Seis Anos Jeferson
Dia 11 Janeiro de 1996, Vilcun, Chile, meu amado filho Jeferson Rodrigo Férri Santin completando seis anos de idade, passeando de bicicleta por Carrillanca, estação de culturas de inverno na região de Temuco, Chile. Passeando em outra bicicleta, primo Gino Zampese Soto, filho do Mario e Sandra, tambem conosco prima Gabriela Zampese Sandoval e sua avó dona Filomena Valdebenitto e filha Alexandra Zampese Sandoval.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Primo Reinaldo Santin, Caçador, Sc, Tronco de Vicente Santin, 1994
Uma breve conversa com Primo Musico e Bancário do Banco do Brasil, região de Caçador e Videira, Sc, Primo Reinaldo Santin, em sua casa, ano 1994, onde estivemos verificando os troncos da Familia Santin. Reinaldo disse que seu avô Vicente Santin, veio ao Brasil da Itália com cerca de 8 anos, que tinha familiares De Bortolli que eram parentes. Nas imagens apareçemos nos dois conversando sobre os troncos da familia. Relembrou que o Grupo Italiano da região tinha cerca de trezentos associados e que naquele momento teria somente 170 socios da Associação veneta Italiana, e que haviam recebido grande ajuda Italiana para visitas aquele país. Disse que na ocasião, dez pessoas de Caçador, através do Instituto Veneto sorteio passagens para saeis pessoas a Italia e que somente uma pessoa havia realmente efetuado a tal viagem , forma de distribuição via sorteio, cerca dew um mil e seiscentos dolares de ajuda, através do Instituto Veneto, assim chamado. Depois disse que em abril de 1993 o governo Italiano passou a não mais dar ajuda para tais viagens. Associação ficou bem prejudicada. Ele Reinaldo se voltou para viagens internas no Brasil, especialmente ao Rio Grande do Sul e todo Brasil. Tambem participou de diversas festa de familia. Deu-me todo apoio na pesquisa da região em geral.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Don Claudino Francisco e Caixa de Pombas, 22 Agosto de 2000
Don Claudino Francisco e a Caixa de Pombas, 22 Outubro 2000 Cinegrafista amador Jeferson entrevistando tio Nico e primas, consertando caixa abelhas e pombal para tirar o stress, assim dito pelo Nico. Don Kiko Adelir promovendo o bem estar das plantas em geral, com limpeza e adubação, segundo disse Nico 25 julho 2000 a temperatura foi de seis graus abaixo de zero na região do Erechim, Rs. So vendo essa gurizada e todos demais do video.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Reunião Consórcio Motolândia, Caçador, Sc, com Gentil Borille e demais colegas e amigos, 1994
Pioneiros em Consórcio na região de Caçador, Sc, conveniados com Líder Administradora Ltda, hoje Consórcio Sponchiado de Erechim Rs, empresas tradicionais e pioneiras no Consorcio de Automóveis, aqui video de 14 de Outubro de 1994, quando efetuavamos a Assembléia Geral do Consórcio em Caçador, Sc, na empresa Motolândia, bandeira Chevrolet, tradicional empresa da maqrca na região. Vídeo com amigo Gentil Borile e outros mais, tambem Walter Scolaro, Gilberto Comassetto , diretor geral e um dos proprietários da cinquentenária empresa, alem de outra dezena de amigos e colaboradores. Era tempo do Omega e Suprema, veículos ditos absolutos. Ima visão externa da empresa e da rua da mesma. Depois imagem amigo Walter Scolaro, gerente administrativo e procurador da empresa, amigo Chinoca e outros vendedores e demais colaboradores, consorciados e amigos. Os fatos pitorescos sempre vem a tona, amigo Chinoca havia sido gerente do Bradesco no Nordeste Brasileiro, onde comeu o mondongo de bode, alimento um pouco forte para os nossos padroes sulistas. Depois de breves relatos sobre o sistema consorcial, foi procedida a assembléia propriamente dita. Saudade dos amigos e dos bons tempos.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Familia Ouvia Pais Dizerem Ida ao Chile de Carroças, Caçador, Sc, 1994
Visita aos amigos e primos Familia Santin e outras em Caçador, Sc, em 14 Outubro de 1994, comigo amigo Caçadorense, primo Reinaldo Santin, que me levou na casa de suas tias, onde ouvi lindas histórias sobre nossa grande Familia Santin Brasil e América. Uma decana das tias falou ter ouvido que a familia havia indo ao Chile em Carroças, falava que falecida Nena, quando vivia na região, queria conhecer a familia Santin, que ouviu de sua mãe que haviam ido ao Chile em Carroças, inclusive que sua mãe natural havia falecido no trajeto. Não soube precisar o nome correto da tal senhora. Disse que Nena vivia em Videira, Sc. Disse que tia Marieta e Celestina, poderiam ter mais conhecimentos sobre os fatos. Falou em tio Nani, Joanin e outros. Disse que sua irmã havia ido visitar um irmão e outra irmã de seu pai que haviam ficado residindo na Argentina. Disse que uma irmã sua residia com sua Nora, em Caçador, Sc.
Quero aqui deixar minha eterna gratidão ao primo Reinaldo Santin que residia em Caçador, Sc, e que atualmente segundo sei reside em Lages, Sc, pela maravilhosa ajuda na pesquisa sobre a familia Santin na região de Caçador, Videira e demais municipios da região, por ocasião das pesquisas feitos nos anos noventa.
Deus ilumine e abençoe a todos.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com