A Língua e tradição dos Furlani ou Friulani e para outros Furlan, originários especialmente de Udine e Pordenone, nordesta da Itália, ela vive dentro de todos nós, na alma do povo gaúcho, de maior ou menor idade, o sentimento de gratidão e amor, é eterno. Puçamos algumas palavras do agricultor e professor em alegria e sorrisos, nonno JOSÉ ANTONIO TRAMONTINA, morador de Linha Argemira, comunidade de São Marcos , em Monte Belo do Sul, Rs. Entrevista de março de 2019, quando estive em visita a região, comigo primo Pedro Santin Razador, agricultor e artista da região, tendo inclusive vivido e feito inumeras apresentações na Itália, fala o Italiano fluente e tem boa noção de FURLAN, nossa língua do nordeste Italiano. No vídeo, amigo Tramontina, disse que sabe algumas histórias que aprendeu com sua avó, a letra para criança dormir. Depois fala festa da domingo, festa das mulheres, Festa de San Martin. O FURLAN TA VIVO, alem dele, senhora Domitila e dona Rosa, segundo primo Pedro, dentre outros, ainda sabem falar em FURLAN. Relembrou que sua irmã Teresinha sabe bem mais sobre os Furlan de toda região.
Esta Publicação marca um tempo histórico neste blog, com ela SÃO UM MIL PUBLICAÇÕES, dedicadas as famílias pioneiras e seus descendentes que vieram fazer um BRASIL E AMÉRICA, melhor para viver e criar seus filhos, obrigado por tudo, faço o que amo e amo o que faço, mais de duzentas e quinze mil visualizações no nosso blog, muito orgulho na alma, fiz o que pude e ainda o faço, dentro do que é possível fazer, guardando nossa história de toda forma possível.
Aqui quero agradecer em primeiro lugar a Deus pai de tudo e todos, a meu filho Jeferson e esposa Ivone Pierina, as minhas irmãs parceiras de toda hora Rosicler, Rita Cassia, Isabel Cristina e Cristiane, sobrinhos em afilhados Antonio, Franco Gabriel e Valentina, alem de dezenas de outros amigos em especial Primos Paulo Roberto Hubner e Magda Santin Hubner, primo Benhur Santin e poderia nominal dezenas de outros mais, aos mestres que tive, grande parte já falecidos, in memoriam : HONORIO TONIAL de Erechim, RS, FREI ROVILIO COSTA da Est de Porto Alegre, Rs, Prof. GINO FÈRRI de Encantado, Rs, ao amigo, que hoje vive em Lagoa Vermelha Rs Frei Arlindo Itacir Batistel historiador nato, ao Primo Dirceu Oro de São Miguel do Oeste, Sc, a prima de Marau Rs Cecilia Tramontina Santin, aos primos Chilenos Juan, Bruno, Guido, José, Jorge Santin e Gino, Jorge, Mario Zampese, Primo Samuel Cirifil Zampese, enfim, teria mais dois mil primos queridos e amigos para nominar, fico muito grato por todo auxilio que me ajudaram nestes mais de quarenta anos de pesquisas.
Não poderia deixar de lembrar de toda ajuda nas pesquisas e visitas aos primos Santin e demais familiares de Guaporé, Monte Belo Sul, Bento Gonçalves, Marau, Sarandi, Nonoai e região, Passo Fundo, Barão do Cotegipe, Gaurama e Erechim, Rs, dentre outras cidades gaúchas, tambem de Concórdia, Seara, Chapecó, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Guaruja do Sul, Barracão, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxere, Fachinal dos Guedes, Vargeão , Ponte Serrada, Videira, Caçador e Joaçaba, Sc, minha gratidão eterna.
No Paraná querido, Pato Branco, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Santo Ant. Sudoeste, Cascavel, Vere, Cel. Vivida, Chopinzinho, Clevelândia, Palmas, Curitiba, Assis Chateubriand, Nova Londrina, enfim, dezenas de outras cidades.
Abraços a todos.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com