domingo, 28 de abril de 2013

Escritura de perfilhação de Ferdinando Santin a seus nove filhos menores - Guaporé 1906


É importante publicar esta ESCRITURA DE PERFILHAÇÃO de 02 de Outubro de 1906, ocorrida na villa de Guaporé,Rs, no cartório do notário Antonio Carlos Burlamaque em que SANTIN FERDINANDO, viuvo de Mezaroba Thereza, em favor de seus NOVE filhos, como ao final publicaremos todos os nomes, locais de nascimento e datas, do imóvel Rural da Linha Tres de Maio, Lote numero 120, e que havia pela marte da esposa Mezaroba Thereza, com quem HAVIA CASADO PELAS LEIS CANÕNICAS, NÃO TENDO LEGALIZADO O CASAMENTO PELA LEI CIVIL, e ele queria tornar seus HERDEIROS os filhos abaixo enumerados:

1 - Giacoma, nascida em 17 de Junho de 1891
2 - Julia, nascida em 20 de outubro de 1894, Julia casou-se no Chile com Juan Santin, meu tio avô.
3 - Giovanni nascido em 15 de Outubro de 1896.
4 - Arcangelo, nascido em 02 de Fevereiro de 1898, todos os 4 acima descritos nascidos no munici-
      pio de Bento Gonçalves ( provavelmente em Monte Bello do Sul, onde viviam e tinham terras).

5 - Maria, nascida em 26 de julho de 1901.
6 - Luiza, nascida na mesma data acima, provavelmente gemea de Maria.
7 - Domingas, nascida em 25 de Julho de 1902.
8 - Antonio, nascido em 07 de Maio de 1904.
9 - Angelo, nascido em 30 de agosto de 1905, todos os 4 acima ( num. 5 a 9 ) nascidos em Guaporé,Rs.

Assinam a presente PERFILHAÇÃO DE MENORES : Conforme pode-se ver acima:

a - Notário do registro civil Antonio Carlos Burlamaque
b - o pai dos menores Santin Ferdinando
c - Primeira Testemunha Francisco Dall'Igna
d - Segunda Testemunha Antonio Bernardon

Bem senhoras  e senhores, eu humildemente como uma TESTEMUNHA da localização desta história dos SANTIN, de diversos troncos, quero opinar que é a PRIMEIRA VEZ que eu vejo escrito o TERMO; ¨CASAMENTO PELAS LEIS CANÕNICAS ¨ isto quer dizer que as pessoas apenas se casavam pela IGREJA CATÓLICA e na maioria das vezes NEM TINHA CARTORIO DE REGISTRO CIVIL POR PERTO, como bem pode-se ver e deduzir pela escritura hoje publicada, alem do que os cartórios foram implementados a partir de 1891 apenas, e imagino que somente em cidades de porte médio, imaginem Guaporé, uma vila em formação com o começo da colonização, devia haver centenas de faltas de toda sorte, o cartório era apenas uma delas. Outra coisa eram os custos, paga daqui, paga dali, e os agricultores só na FORÇA DO BRAÇO E DA CORAGEM, com familias numerosas para sustentar e cuidar, imaginem as dificuldades sofridas e eles mesmo assim, VENCERAM PELO TRABALHO, PELA RELIGIOSIDADE, por dobrar os joelhos perante DEUS e a igreja tambem, temos que concordar com isso.

É importante aqui salientar o apoio na DIGITALIZAÇÃO desta e uma CENTENA DE OUTRAS escrituras e demais documentos pertinentes as familias SANTIN, os quais foram realizados pelo ARQUIVO PUBLICO MUNICIPAL JUAREZ MIGUEL ILLA FONT da nossa querida Erechim,  na pessoa do senhor Henrique Trizotto, historiador e coordenador do Arquivo, quero agradecer aqui o apoio recebido e tambem a ajuda na digitalização, e dizer que estamos FORNECENDO AO  ARQUIVO EM ERECHIM uma CÓPIA DE TUDO O QUE é digitalizado, para que fique GUARDADA NOS ANAIS DA HISTÓRIA DO NOSSO MUNICPIO em região, para que um dia, qualquer pessoas que quiser possa ENCONTRAR A DOCUMENTAÇÃO e fazer a pesquisa a seu modo.

Tambem é mister dizer do agradecimento ao ARQUIVO PUBLICO DE PORTO ALEGRE, onde na década de 90 fou levado pela mão do querido Frei Rovilio Costa, hoje ja falecido, e ele me apresentou diversas pessoas que la trabalhavam e que me deram todo o apoio e a ajuda que um INICIANTE COMO EU PRECISAVA NAQUELE momento, me apontando caminhos e me mostrando soluções de onde, quando e como PROCURAR os pequenos tesouros escritos que aqui publico, quero daqui agradecer a todos que me ajudaram e na pessoa da Arquivista Rosane Goreti Ferron, antiga colaboradora e diretora do Arquivo, homenagear a todos os que me ajudaram tanto. Obrigado a todos de coração. 

2 comentários:

  1. Gladimir,

    Mais um "pequeno tesouro" que você publica. Esta escritura, de 1906 (!!!), é realmente muito interessante. Para além do casamento pelas "leis canônicas" que você bem destacou, é interessante observar como era o português da época: escriPtura, doUs, anNo, mEZ, e por aí vai.

    Vou colocar esta escritura, com a devida referência para o seu blog, no site que estou a criar para o ramo familiar do Nicolò Santin & Giacoma Mezzarobba (https://sites.google.com/site/nicolosantingiacomamezzarobba/).

    ResponderExcluir
  2. Gladimir,

    Este cartório do Antonio Carlos Burlamaque ainda existe? Ou agora tem outro nome? Gostaria de identificar a fonte original deste documento...

    ResponderExcluir