terça-feira, 30 de abril de 2013

Francesco Santin - Linha Fernandes Lima 1900

 Aqui esta a prova do que eu escrevia anteriormente no blog, todos tem um NOME PRÓPRIO, porem os primeiros imigrantes tinham uma grande tradição de APELIDOS, etc, e as vezes, usavam o SEGUNDO NOME como o NOME VERDADEIRO ou PRIMEIRO, enfim, eram chamados pelo SEGUNDO NOME. Veja o caso acima, quando do casamento de Pietro Santin e Marina Pasqualotto, ele Pietro filho de Pietro Francesco Santin e Anna Andreazza Santin, vejam, ele mesmo diz textualmente: ¨Resido na Linha Fernandes Lima e companhia de meus pais SANTIN FRANCESCO e ANNA ANDREAZZA¨,  vejam ao final a assinatura de Santin Pietro. Ele declara ser solteiro e natural da Italia.
Nesta parte o padre vigário da Paróquia de Santo Antonio da vila de Bento Gonçalves, certifica que MARINA PASQUALOTTO, filha de José Pasqualotto e Irene Masaro Pasqualotto nasceu em 19 de Fevereiro de 1880 nesta villa de Bento Gonçalves. Assina o documento o Padre JOÃO MENEGOTTO, com grande caligrafia, claro e objetiva, algo raro na época, porque a maioria não se conseguia entender, visto a caligrafia. A data da referida certidão é de 02 de maio de 1900.

Num outro documento anexo a HABILITAÇÃO DE CASAMENTO acima referida, onde consta que os pais de Marina Pasqualotto eram em um documento JOSÉ e em outro documento GIUSEPPE PASQUALOTTO, em duas linguas, porem o mesmo homem, mas enfim, que a familia residia na LINHA ALCANTARA deste municpio, e assinou o registro a ROGO de MARINA PASQUALOTTO o cidadão ANTONIO DUCATI.

Vejam, este senhor deve ser o avô do escritos e morador da região de Erechim, nos anos 40/60 de nome ANTONIO DUCATI NETO, que inclusive foi MAESTRO DE BANDAS na região e escreveu vários livros, entre eles GRANDE ERECHIM, com inumeras histórias. Grande livro, publicado por Frei Rovilio Costa da EST de Porto Alegre,Rs. Sera motivo de outras publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário