Todos os documentos antigos mostram um pouco da vida colonial antiga. Dos Italo-Brasileiros, vindos da Italia, falantes do Talian para outros Veneto, ou dentre eles, Friulano, Bergamaschi, Veronesi, Milanesi, Trentinos, Cremoneses e uma dezena de outros. Mas na verdade vieram morar, viver, trabalhar e criar os filhos na América, mas as formas de vida e língua oriundas da Itália, ainda hoje são presentes nas centenas e milhares de descendentes.
Vejamos acima uma das jóias raras que encontrei nestes 30 anos de Pesquisas. Aqui esta, matealizada pelo pepel e pela letra inconfundivel do antigo escrivão do Cartório de Monte Bello, então terceiro distrito de Bento Gonçalves, Rs, o então cidadão LUIZ TRUCULLO, onde ele, recebe no cartório, presentes e por procuração pública os abaixo nominados:
1 - Luigia Bragona Vanzella, viuva de George Vanzella, mãe de Domenico Vanzella e Maria Vanzella Santin e Rosa Vanzella Reginatto, dentre outros filhos, ainda não sabidos ou nominados, ou que ainda não tenhamos encontrado, mas sabemos que tiveram outros filhos.
2 - Pelo falecimento do patriarca da familia George Vanzella, a viuva, viu-se em fazer o inventário ou algo parecido. Falaram os parentes e de comum acordo, decidiram passar da mãe Luigia Vanzella para o filho DOMENICO VANZELLA, sendo acompanhada pelas filhas e genros, Maria Vanzella Santin e Giuseppe Gislon Santin ( meus bisavós ) e pelo outro genro e filha Rosa Vanzella Reginatto e Giuseppe Reginato, tudo conforme a escritura acima er abaixo publicadas.
3 - A data da escritura é 22 de Junho de 1900, diz textualmente na escritura: ¨E consentiram com a venda que faz sua mãe sogra Vanzella Luigia, estes todos representados por seu bastante e especial procurador PRESOTTO DOMENICO, conforme procuração passada neste livro de notas numeros dois as folhas dois e verso, sendo ela LUIGIA vendedora e ele filho DOMENICO comprador, ambos residentes neste distrito e os demais residentes no municipio de LAJEADO, conhecidos de mim e das testemunhas no fim deste nomeadas e assignadas, pelo que venderam a area de 90.750 m2 parte do lote rural numero 5 da Linha Alcantara juntamente com uma casa velha de madeira, usada, confrontando ao norte com terras de VANZELLA FRANCESCO, parte do mesmo lote rural numero 5¨ . . . . . . . . . . . . . .
4 - Assinaram a rogo de VANZELLA LUIGIA e VANZELLA MARIA, por declararem não saber ler e escrever, assinaram a rogo delas PASQUALI LEANDRO e SIMONETTO VICENZO.
5 - Como testemunhas assinaram ROMAN FIORETTO e SIMONETTO VICENZO.
6 - Assinaram SANTIN GIUSEPPE PRESOTTO DOMENICO VANZELLA DOMENICO
Esta escritura faz parte dos documentos encontrados junto ao Arquivo Publico de Porto Alegre, Rs, ao encontrá-la resgatamos a história de nossa bisavó MARIA VANZELLA SANTIN, esta senhora que descansa na companhia do pai celestial, tem hoje entre Brasil e América Latina, mais de TRES MIL DESCENDENTES, ela se casou com Giuseppe Gislon Santin, viveu na região de Monte Bello, Bento, depois em Guaporé, depois foi ao Chile em Pitrufquen, retornando ao Brasil em 1916 e fixando residencia em Erechim,Rs, onde veio a falecer em 1934. Teve ao todo 16 filhos, treze viveram e tres faleceram precocemente.
Da tia bisavó ROSA VANZELLA REGINATTO e seu marido GIUSEPPE REGINATTO, pouco sabemos, mas muito gostariamos de saber um dia, finada tia Virginia Santin Dalasen, sempre dizia que o tio Giuseppe era bem divertido, que ela lembrava dele por ter casado a ULTIMA FILHA e ter quebrado uma dezena de pratos e xícaras para comemorar o casamento da filha, flava com alegria dos parentes, que NUNCA CONHECEU, porque foi ao Chile com apenas 4 meses e depois de retornar ao Brasil, nunca mais viu ninguem.
Olà .. vcs poderíam dizer quem foram os pàes do giuseppe SANTIN ?... De onde eram no Véneto ?. Meus FANTIN eram 6 irmàos que chegaram de Treviso pra Bento Gonçalves e aí casaram se tudos... Meu avô o caçula foi único que viajou pra Argentina com minha vô gaúcha nascida em BG (filha de talians)...
ResponderExcluirDesses 5 irmàos FANTIN que ficaram em RS achei os descendentes de 4 deles e hoje conheço mais 1300 parentes espalhados por tudo Brasil...
Aí em Bento tenho parentes pela vía materna da minha vô María Luigia DADALT ... os STEFENON que também conheço...
Mas o tema è que ainda nào achei os descendentes do 2do irmào mais velho do meu avô Fioravante, o Francesco Giuseppe FANTIN que teve pelo menos 12 filhos porque herdei a foto dele e sua familia...
Già nào sei onde procurar e pensava que talvvez este Giuseppe SANTIN tenha errado pelos cartorios ou os barcos o sobrenome...
Espero pronto noticias.... Bjs Teresita FANTIN DADALT
Caro amigo. Cada familia tem seu tronco. Seja SANTIN FANTIN e centenas de outros mais. Todos eram originários da Itália, voçe precisa aprofundar tuas pesquisas em Cartórios, Igrejas e demais sociedades civis e religiosas para alicerçar suas raízes. Abraço e boa sorte.
ExcluirQuanto ao nosso Giuseppe Gislon Santin, meu bisavô, esse era seu nome e nós somos o legado dele, deixado para a eternidade. Abraço.
olá alguem tem o Brasão da familia Vanzella, poderia me enviar
ResponderExcluirEu tenho...47 99674-5175
Excluir