sábado, 27 de julho de 2013

A Familia de Antonio Zampese Capelaro e Angelina Santin Vanzella - Pitrufquen Chile - 1906 / 1996

 Esta foi a casa onde o casal de tios avós ANTONIO ZAMPESE CAPELARO e ANGELINA SANTIN VANZELLA ( no Chile o sobrenome da mãe sempre será o ultimo) quando nasce o filho, levará o sobrenome do PAI antes e o da MAE depois por ultimo.

Bem este casal de tios avós, Antonio Zampese e Angelina Santin, nesta casa desde o seu casamento por volta de 1912/1916 criou seus filhos e quando de minha visita em 1996 estava nestas condições ótimas que pode-se ver pela foto. Era uma casa toda de madeira, de tamanho grande, com tres pisos, cozinha, banheiro e dependências de FERRAMENTAS etc era um adendo a casa, ou seja, outras duas ou tres construções anexas a esta, que depois poderemos ver em fotos feitas do alto. Esta casa era toda de TABUINHAS DE MADEIRA, encaixadas umas sobre as outras, tambem o telhado havia sido de tabuinhas, porem apodreceram e foi trocado o telhado por zinco, creio que em 1990 aproximadamente. Vemos na foto o porão da casa, onde era guardado o OURO da familia ou seja, a TITCHA ou VINHO DE MAÇÃ, sim vinho de maçã, porque na região de LOS GALPONES, pertencente ao municipio de PITRUFQUEN cerca de 50km da capital do estado da Araucania, capital TEMUCO, nesta região NÃO PRODUZ UVA, portanto as familias que ali residem e querem tomar o seu próprio vinho, feito em casa, o fazem de maçã, eu tomei e gostei muito dele, acho ele menos forte que o nosso daqui, porem ha inumeras diferenças.

Na ocasião, residiam na casa os primos JUAN ZAMPESE SANTIN com mais de 80 anos, solteiro, e seu irmão Antonio Zampese Santin, na epoca creio que com 79 anos de idade, porem anteriormente moravam 5 pessoas da familia na casa, todos solteiros, Luiz ou Lutcho, que ja havia falecido e mais duas irmãs, tambem ja falecidas, no total eram 5 irmãos, todos solteiros, 3 homens e duas mulheres, que trabalhavam mutuamente uns ajudando aos outros e todos vivendo bem e com boa saude.
 Aqui nesta foto de janeiro de 1996, da esquerda para a direita: Primo Jorge Zampese Valdebenito, seu pai Domingo Zampese Santin, sua esposa Filomena Valdebenito, tio Antonio Zampese Santin ( de branco) e tio Juan Zampese Santin, ao fundo a casa centenária.

 Aqui todos nós juntos, comigo Gladimir, meu filho Jeferson e os primos Chilenos.
 Aqui uma foto panorãmica da região, visto de cima do morro, la embaixo ve-se o estábulo dos animais, tambem com tre s andares e ao fundo a casa e seus adendos de construções.
 Aqui vemos a casa e os adendos ao lado, da cozinha, forno, lavanderia e local de guardar as ferramentas, creio que uns 5 metros de largura para cada construção alem da casa.
 Aqui uma foto histórica. Neste exato local, meu bisavõ GIUSEPPE GISLON SANTIN e sua esposa MARIA VANZELLA SANTIN, tinham sua propriedade e construiram sua casa, a cerca de 3 km do genro Antonio Zampese, nesta foto estão comigo primo Juan, esposa do amigo Vladimir Ibãnez Chileno de Valparaíso com o mastro e bandeira do Brasil, depois prima Maria Venecia Zampese Valdebenito e prima esposa de César Zampese Cardenas, primo de Santiago que vieram nos conhecer. Todos juntos, sentamos no chão e fizemos umas orações, emocionante....................
 Aqui Jeferson Ivone e Gladimir, fente a casa em Los Galpones..................
Vista panoramica dascercanias da propriedade da familia Zampese, area de cerca de 150 hectares de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário