quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AI VENETI DEL MONDO

AI VENETI DEL MONDO
Honório Tonial.


Ai nove (9) de aprile de milanovessentoenovantadue go scrito un artìcolo ntel giornal “ A Voz da Serra” de Erechim, RioGrande do Sul, Brasil intitulà:
EL DIALETO VENETO

Nontri gavemo parlà com tante persone che le zé vigniste d´Italia e le ze incora vive. Coà ntea nostra sità ghen zé incora coalchedun. Lori i me spiegava che là in Itália ghen zé tante maniere de parlar e chel Dialeto Veneto el zé molto antico. A venessia, Vicensa, Treviso, Beluno, Pádua, Verona e Rovigo la zé la sforma usuale de ciacolar.
Incora incoi, in tei nostri posti se sente anca i tozatei che i parla sceto el nostro Dialeto Veneto .
Bisogna dir che la lengua oficiale d´Italia el zé el dialeto toscano che Dante Alighieri el lo ga consacrà ntea Divina Comedia.
Ma noantri cognossemo giornai e anca libri scriti in dileto.
Mi go vera passion par sta lengoa parche ghenó scrito, anca mi, un libreto: NA SBRANCA DE STÓRIE E FRÓTOLE che presto, presto lo mastraremo a tuti, con la aprovassion del Grupo AVANTI..
Alora, volemo verder na scola par insegnar sta lengoa che la ga anca el so dissionario e la so gramática, scriti par el frate Alberto Stavinski, un polonese nassesto a San Marco-RS. Vignisto de star a Getulio Vargas-RS.
Faremo scola in tel stesso prédio dea catedrale, ndove se insegna la dotrina par el batezo e la crésima.
Due olte a la stimana : al luni e al vendre de note. Da le oto a le nove e mesa.
Noantri podemo dir che nol zé mia fadiga imparar a leder, scriver, parlar e cantar in tea lengua dei nostri antenati, ricordando le radize, i cosumi, le tradission, le stórie e le frótole.
La stória de un pópolo la zé fata del so passá e la ga na gran forsa col futuro che, tante olte el se spècia in tei fati che ghe zé capitã..
( Me nono materno, cremonese, el disea: Ricordar el zé vìvere)
Alora, salute a tuti i Veneti.

3 comentários:

  1. Esta postagem acima, foi publicada pelo querido amigo, professor, tradutor, escritor Erechinense HONÓRIO TONIAL, de 88 anos de idade, escrita e publicada em seu blog TALIANETO no final do ano de 2008, eu relendo a matéria dias atrás, achei ela MARAVILHOSA pelo conteúdo e pela MENSAGEM sempre nova e atual e mais ainda, mesmo escrita em LINGUA TALIAN, podem ver que todos nós, embora nao sejamos totalmente falantes da LINGUE TALIAN ou dialeto veneto, como quiserem, mesmo assim, entendemos praticamente tudo. SENSACIONAL o nosso querido amigo e professor TONIAL, tambem um FRIULANO se SACILE, como milhares de nós SANTIN, POLETTO, DEMARCHI, ROMAN, etc, etc, etc, apesar da longeva idade e de sérias complicações de saude, este eterno TALIAN DEL BRASIL va endrio con noantri, gracia caro mestre.

    ResponderExcluir
  2. Glade, quem tá falando é a Sandra. Ex mulher do Hélio. Estou vendo o seu blog e estou ¨ apavorada ¨ de tanta emoção de ver que você
    pesquisou toda a origem da sua família. Que coisa linda, cara. Eu vou mostrar para o meu filho, que chama Alexandre Begotto, em homenagem ao seu falecido tio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida prima. Sabe que gostamos muito de voçe e de toda tua familia. PARABENS por procurar, encontrar, acessar o BLOG e mais ainda querida SANDRA BEGOTTO, obrigado por comentar de sua emoção em ver as informações de quem FEZ HISTÓRIA, com trabalho, amor, gratidão, fé em DEUS e que nunca desistiu, apesar das incontáveis dificuldades, de toda ordem e tipo, sejam de saude, trabalho, dinheiro, enfim dificuldades, por vezes intransponíveis, mas que estes velhos queridos, a maioria ja em OUTRA DIMENSSÃO DA VIDA, estão la de cima, na companhia de Jesus orando e torcendo para que nós, seus sucessores, possamos ultrapassar as barreiras que o tempo e os homens colocam para nós.

    Quando ao falecido tio ALEXANDRE POLETTO BEGOTTO, sim Poletto, porque a mãe do tio Alexandre era irmã do pai da minha sogra dona Antonia Poletto Ferri ( mãe da Ivone e vó do Jeferson), exatamente por causa do teu filho Alexandre que eu coloquei o nome do tio de Alexandre Poletto Begotto, assim como faço com as dezenas de familiares SANTIN ja publicados no blog e outros que irei postando aos poucos, para o conhecimento da maioria da pessoas que gostam destas genalogias como nós, de ver as fotos e de VALORIZAR A FAMILIA e o seu passado, o que será uma semente próspera do amanhã. O querido tio Begotto, de eterna saudade era especial, sabia fazer tudo: era vacinador, castrador de animais de toda espécie, sabia abater animais (gado e suinos) fazer salame, queijo, gostava de jogar baralho e tomar um bom chimarrão, gostava de cavalgar a cavalo, assar churrasco, um GAUCHO AUTENTICO, gostava de caçar pompas no mato, e mais ainda, sabia como pouco a arte de ENSINAR aos mais jovens como eu e seu filhos, Neri, Hélio (pai do Alexandre do Jeferson e do Giovanni) ao Sérgio e ao Osmar ( dinho), mais a Nica e a Alessandra. Tio Begotto era muito amigo de meu pai e de minha mãe, viveu apenas um ano a mais que meu querido pai Antonio Romitti Santin, pai faleceu em 20 de março de 1979 e tio Begotto em 10 de Janeiro de 1980, perdar irreparáveis, saudade eterna. Obrigado Sandra e Alexandre, obrigado. Gladimir José Santin - Erechim - Rs - Brasil

    ResponderExcluir