domingo, 1 de setembro de 2013

Escritura de venda casal Giuseppe Romanini e Catherina a Bazzo Frederico - Lote Rural numero 50 com 302.500 m2 em 15 Outubro de 1906

 Aqui uma cópia ORIGINAL da Escritura de compra e Venda, feita em 15 de Outubro de 1906 em Guaporé,Rs, Brasil, pelos vendedores Giuseppe Romanini e sua esposa Catherina do Imóvel Rural numero 50, da Linha Tres de Maio, com area total de 302.500 m2, este vendido a Fredrico Bazzo, conforme escritura publicada neste blog.

Foram TESTEMUNHAS Colpo Giovanni e Carlos Santin ( ou Carlo ¨mato¨como era chamado ). Este senhor Carlos Santin ou Carlo Mato, era casado com Rosa Fillipon Santin, era negociante, temos inumeros registros de HIPOTECAS de imóveis em seu favor na região de Monte Bello, na epoca terceiro distrito de \Bento Gonçalves, Rs.

Diz textualmente tambem na CENTENÁRIA ESCRIPTURA DE COMPRA E VENDA QUE ¨ Assignando a ROGO DA OUTORGANTE VENDEDORA ( Catherina Fioravanti Romanini ) por declarar não saber escrever GUILHERME SPÉZIA, residentes nesta vila,  perante mim notário, que tambem assigno¨ o notário era Antonio Carlos Burlamaque, publicamos esta para o devido conhecimento de todos.

Havia outro imóvel RURAL, de tamanho pequeno, creio que cerca de hum mil e duzentos metros quadrados, de propriedade de LUIGI ROMANINI, este diz a  escritura, que vivia em outro povoado ou cidade da epoca, era em Alfredo Chaves ( hoje Veranópolis) era uma propriedade desmembrada de outra, será motivo de futura publicação, fizemos esta para os devidos registros e conhecimento dos amantes da HISTÓRIA.

Quero aqui deixar escrito, que em 2011/12 recebi a visita de uma querido amigo Chileno, cujo nome e Jaime Romanini Gainz de Melipilla, estivemos em Guaporé, Rs, onde pode conhecer a cidade e seus habitantes e amigos, eu naquela ocasião ainda nao tinha visto esta escritura, agora publicada, assim na próxima visita, com certeza iremos a LINHA TRES DE MAIO, berço maior da familia SANTIN, seja BRASILEIRA ou CHILENA, e agora ainda mais, sendo a terra dos ROMANINI, COLPO, etc, e uma dezena mais de familias, aumentou ainda mas o interesse em conhecê-la por inteiro, fica aqui o convite a todos que venham conhecer a terra adorada, berço de todos os ITALO-BRASILEIRO-CHILENOS orgulho de todos e compromisso com o FUTURO.

4 comentários:

  1. Caro Glademir
    Estou feliz pela publicação da escritura de compra venda entre do lote 50 da Linha 3 de maio entre Giuseppe Romanni e Frederico Bazzo. Este era irmão d emeu avô Benjamim Bazzo de Serafina Correa. nos próximos dias irei a Guaporé procurar o local e conversar com o atual proprietário, já que estou escrevendo a história da família Bazzo.Abraços. Benjamim. O meu e:mail: gregianin@via-rs.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Benjamin. Levei muitos anos procurando pelas escrituras de terras que os Italo-Brasileiros tinham em Guaporé, Rs, antes de se mudarem ao Chile, sempre desconfiei que eles deveriam ter propriedades suas, instalações em geral, meu sexto sentido tinha razão, deve ter sido muito forte os motivos que levaram cerca de 500 pessoas, eu disse, 500 PESSOAS, de dezenas de Famlias, dentre estas familias SANTIN, ROMANINI, ALFIERI, MEZZAROBBA, TOCHETTO, ZAMPESE, OLTRAMARI, COLPO, TASCA, MERLO, ALBERTI, MARIUZA, so para se ter uma idéia, vejamos : Giuseppe Gislon Santin e sua esposa Maria Vanzella Santin ( Meus bisavós ) foram ao Chile com 15 filhos, Santo Gislon Santin e sua esposa Tascoa Tognon Santin ( ele irmão de meu bisavô Giuseppe ) foram ao Chile com seis filhos. Ferdinando Santin, viuvo de Tereza Mezarobba Santin, falecida em Guaporé, tinham sete filhos, casou-se novamente com Julia Slongo Santin, tiveram mais 9 filhos, todos foram ao Chile, Giovanni Santin casado com Margarida Zanchet Santin, tinham pelo menos 8 filhos ( ao certo não sei bem quantos ) tambem foram ao Chile, ainda tinha Santo Santin, viuvo de Maria Alfier Santin, casou-se novamente com outra senhora, com a primeira esposa teve duas filhas : Helena e Anna. Com a mudança do pai ao Chile, Helena namorava um cidadão de Guaporé de nome Giuseppe Cansian com quem ele se casou antes da saida do pai e da irmã Anna do Brasil ao Chile. Durante a viagem de navio, nasceu no Barco um menino que nome ORIZO SANTIN, cujo nome foi colocado em homenagem ao barco que os levou ao Chile, alem de outros inumeros filhos tidos naquele pais.

      Enfim, mil histórias, mas a respeito de ESCRITURAS DE TERRAS, publiquei uma dezena delas no blog, grande abraço,

      Gladimir José Santin - Erechim - Rs

      Excluir
    2. Prezado, parabéns pelo sucesso em sua pesquisa, mas gostaria saber se o senhor pudesse relatar o roteiro de pesquisa em relação a este documento, se foi no cartório, e como foi este processo. Muito obrigado.

      Excluir
  2. Caro amigo Rogerio. Gostaria de que fosse mais especifico a respeito da pergunta. Se voce me perguntar sobre a Escritura da Familia Romanini emigrada ao Chile em 1906 como outras dezenas de Familias Italo Brasileiras, dentre elas e na sua maioria do meu sobrenome SANTIN, depois de meses de procura encontrei os registros de cartório no Arquivo Publico de Porto Alegre, onde consegui verificaqr os Livros e obter cópia das mesmas. Se puder auxiliar mais e so pedir, grande abraço,

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs

    ResponderExcluir