Aqui a certidão de óbito de um CENTAURO da terra, da familia, da uva e do vinho, viajante, pescador, um HOMEM DE FAMILIA, meu bisavô FRANCISCO MARTINELLI, filho de Angelo Martinelli e Maria Molossi Martinelli, Italianos de Cremona, comune de Casalbutano, chegados ao Brasil em 1877, casou-se com Angelina Strapazzon Martinelli, filha de João Strapazzon e Elisa Dal Vesco Strapazzon, depois de viuva a bisnona casou-se com PAULO VACCHI e passou a chamar-se ELISA DAL VESCO VACCHI, que esta na história de Erechim e região. Bisnono Francisco e Angelina tiveram dez filhos, dentre eles o meu avô GINO MARTINELLI casado com ORIETE ORO MARTINELLI, pais de minha querida mãe NILVA NATALINA MARTINELLI SANTIN, todos ja falecidos.
Aqui uma cópia do Casamento civil de nono Francisco e nona Angelina, uma vez que ja tinham tido vários filhos antes deste documento CIVIL, ja eram casados pelo RELIGIOSO, porem so fizeram o CIVIL em Erechim em 1919, na verdade foi em 30 de janeiro de 1919. Foram testemunhas professor CARLOS MANTOVANI, HENRIQUE BARBIERI, foi juiz de paz o servidor PAULO DAMASCENO FERREIRA.
Aqui na segunda parte, o casal Francisco e Angelina, nomeiam dia, mes e ano de nascimento de cada filho, inclusive os nascidos na ESTAÇÃO RIO URUGUAI, ou seja, hoje no municipio de Alto Bela Vista, próximo a Piratuba, Sc, para onde o casal veio residir após o matrimônio religioso realizado em Flores da Cunha, Rs, isto ocorrido antes de 1910.
Por declararem não saber LER E ESCREVER, assinou a ROGO de Francisco Martinelli e Angelina Martinelli o cidadão ALBANO ALBINO STUMPF como bem nominado pelo cartorário acima.
Nesta ultima folha do Bispado de Caxias do Sul, Rs, outros irmãos do bisnono Francisco Martinelli, os quais por residirem em outras regiões do estado, naqueles tempos, não tiveram contato com a nossa familia do Alto Uruguai.
Em outra PUBLICAÇÃO vou contar a história do nono Francisco e nono Angelo, trabalharam como viajantes no lombo de Mulas no comércio do Rs a São Paulo, uma epopéia que contaremos com detalhes em outra publicação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Milton, obrigado pelo comentário. Caso eu puder ajudar o farei sem problemas. Veja no blog publiquei ha algum tempo a relação geral de ENTRADA DE MARTINELLI no Brasil, sei te dizer que foram mais de setecentas pessoas em cerca de umas de cem a duzentas familias, veja se encontra seu ancestral nesta relação. Voltaremos a conversar, ok. Abraço. Gladimir José Santin - Erechim Rs - Brasil - email dongiuseppesantin@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde Gladimir, Conforme já conversamos por telefone, sou filha de Valmira Monteavaro Glotz , que é filha de Servita Monteavaro Martinelli, filha de MAGDALENA MARTINELLI, Filha de ANGELO MARTINELLI E MARIA MARTINELLI. Preciso da certidão de nascimento ou de baptismo de Angelo Martinelli. Bem como de casamento do mesmo com Maria Martinelli . Algúém sabe o local de nascimento do Angelo Martnelli? Deste modo poderia conseguir a certidão. Agradeço antecipadamente o retorno.
ResponderExcluirOlá, vc conseguiu os documentos? Estou a procura dos mesmos. Abraços
ExcluirOlá! Sou bisneto de Angela Maria Martinelli, filha de Angelo Martinelli e Maria Molozzi. Estou iniciando o processo de cidadania italiana por via judicial, por ser de linha materna. Encontrei várias informações no site famylisearch. Segundo consta, Angelo nasceu em Cremona, Lombardia, em 1837. E chegou ao Brasil em 1877. Estou tentando encontrar a certidão de batismo na Itália, mas ainda não tive resposta. Caso alguém tenha informações eu agradeço. Pela quantidade de informações no site é possível que alguém já tenha feito esse caminho. Deixo aqui meu email para contato. Caso algum "primo" se interesse em entrar no mesmo processo, os custos ficam bem mais em conta 🖖 tiagoluzcwb@gmail.com
ResponderExcluir