quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Familia Zulian Poletto de Francisco Poletto e Albina Zulian Poletto - Erechim 1924

 Esta certidão de casamento civil, datada de fevereiro de 1924, portanto ja com 90 anos desta data, efetuada pelo Cartório de Estevão Guiotto na pessoa de  de Isolina D. Guiotto ao final assinada, fala do matrimônio CIVIL do cidadão FRANCISCO POLETTO,  filho legitimo do cidadão BORTOLO POLETTO e de PAULINA  ROSSI POLETTO, todos naturais da ITALIA, 
residentes e domiciliados no municipio de Alfredo Chaves ( hoje Veranópolis e outras cidades mais ),  e ALBINA ZULIAN de vinte e cinco anos de idade, agricultora, natural da Itália, filha de  ANTONIO ZULIAN e de VERGINIA STOCCO ZULIAN, ambos naturais da ITÁLIA,  residentes e domiciliados neste distrito de BOA VISTA DO ERECHIM ( na ocasião era assim o nome do hoje Erechim ).

O casamento deu-se em 18 de Julho de 1922, e apenas o registro geral foi em 1924 ( com certeza pelo pagamento na ultima folha, que na época era UMA FORTUNA uma exploração aos casais, pois viviam apenas da agricultura, com pouca renda em DINHEIRO, isso tornava qualquer pagamento quase impossível, pelo fato de por toda dificuldade em tornar dinheiro  por venda de animais ou cereais e até mesmo por venda de madeiras, toras de arvores, etc.

Na ocasião, o casal reconhecia que até aquele momento, tinha os filhos :  Angelina com sete anos de idade; Julia com seis anos de idade; Tereza com cinco anos de idade ; Henrique João com quatro anos de idade e Antonietta com dois anos de idade. Aqui um parenteses, como foi escrito em 1922 e finalizado em 1924, provavelmente o casamento de Francisco e Albino foi entre 1913/1915 aproximadamente, uma vez que a filha mais velha do casal Angelina em 1922 ja tinha aproximadamente 7 anos.

Esta familia de Francisco Poletto e Albina Zulian Poletto, fixou-se no Km 6 estrada Erechim a Aratiba, onde prosperou e criou longa família, ainda hoje com diversos descendentes nesta localidade como de resto na grande Erechim e Região.

O oficial do registro civil na ocasião era Attilano Machado, assessorado por Estevan Guiotto, foram testemunhas da expressão da verdade JAQUES MASSIGNANN e EUGENIO ISOTON, ambos conhecidos do oficial.




Este grande tronco da familia POLETTO é apenas o primeiro de uma série que existem ainda hoje na região de Erechim. Este grande tronco é na verdade a descendência de minha esposa Ivone Pierina Férri Santin, uma vez que sua mãe era a ANTONIETTA POLETTO FÉRRI, na ocasião desta certidão com dois anos de idade, dona Antonia casou-se em junho de 1941 com meu sogro AVELINO FÉRRI, o casal teve 6 filhos : Zelmino, Lourdes, Claudino, Salete, Merli e Ivone a minha esposa. Todos ainda vivem na grande Erechim e região.

Quero aqui mencionar que o casal teve inumeros outros filhos, hoje não mencionarei porque não sei corretamente os nomes, mas oportunamente o farei com clareza.

Ainda hoje existem inumeros troncos da familia POLETTO na região do Alto Uruguai. O Primeiro tronco é da família POLETTO de Aratiba, do atual prefeito municipal, com grande quantidade de pessoas por toda região e inclusive em outros estados.

Há outro tronco muito grande da família POLETTO em Erechim no Km 7 proximidade das Barragem da Corsan, tambem com centenas de descendentes.

Há outro tronco POLETTO tambem em Campinas do Sul, da empresa de cereais e comércio em geral, porem não se reconhecem como parentes próximos, ou por não saberem diretamente as origens de cada um, etc. Com o passar do tempo, tentaremos fazer com que cada ramos faça a sua arvore genealógica para ver as origens de cada um.

De minha parte quero dizer que contatei o Cartório de Registro Civil em Veranópolis, solicitando certidões ou registros, sejam de nascimentos, casamentos, etc, dos mencionados acima e NÃO FOI LOCALIZADO qualquer registro naquele cartório, assim, teremos que continuar procurando em outros cartórios.

Publicamos o presente, como forma de ajudar aos que procuram suas origens e de sua familia, para auxiliar a cada um, grande abraço e obrigado. Caso voçe tenha gostado, publique no blog o seu COMENTÁRIO, coloque seu nome, cidade de onde escreve, depois CLIQUE EM ANONIMO para PUBLICAR, porque pela forma do BLOG assim deve ser feito, grande abraço e obrigado.

FELIZ ANO NOVO

8 comentários:

  1. Meu bisavô é irmão do Frascisco Poletto, se chama Hermínio Lourenço Poletto

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha amigo, gostaríamos de conhecer sua familia.
    Somos de Erechim, Rs, e seu Francisco Poletto e Albina Zulian Poletto, ambos ja falecidos, tiveram inumeros filhos e filhas, criando uma descendência de cerca de um mil pessoas até os dias de hoje. A filha mais nova do casal ainda vive em Erechim, chama-se tia Libera, tem boa idade, teve duas filhas e um neto e uma neta.

    Seria um prazer conhecer sua familia e ter laços de amizade, muito obrigado e grande abraço, abaixo meu email caso quiser para contato gladimirsantin@yahoo.com.br,

    Feliz ano novo. Gladimir José Santin - Erechim - Rs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou Silvia Angela Poletto, natural de Campinas do Sul-RS.
    Meu pai é Ervin Poletto, filho de Tereza Martini Poletto e Hermílio Lourenço Poletto, e neto de Bortolo Poletto e Paulina Poletto.
    Ou seja, meu avô Hermínio é irmão de Francisco Poletto.
    Estou fazendo a árvore genealógica da família.
    Se alguém tiver interesse em manter contato, para fazermos uma grande árvore genealógica, com todas ramificações, pode entrar em contato por e-mail: sapoletto@hotmail.com

    Grande abraço!

    Silvia A. Poletto - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Somos Poletos do Norte do Paraná.

      Sou trisneta e Giácomo Poleto,visnete de Antonio Poleto neta de Pedro Poleto e filha de Antonio Poleto

      Excluir
  4. Olá , boa noite, sou Dânia Angélica Poletto Porto e meu avô Augusto David Poletto também era irmão de Francisco Poletto, filho de BorEtolo Poletto e Paulina Ross.Estou buscando mais informações sobre a família,se puderem auxiliar meu email é daniaangelica@gmail.com ! Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  5. Sou bisneta de Francisco Poletto, neta de Julia Poletto falecida em 25/12/1980 minha família guarda com muito carinho a carteira de motorista de meu bisavô Francisco.Meu contato Indyanara_00@outlook.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia

    Voce reside onde, Caçador, Videira, Curitiba ?

    Sei que minha falecida sogra dona Antonia Poletto Ferri tinha irmãs que viviam por esta região, gostaria de saber mais detalhes da familia.

    Abraço, aguardo informações,

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Meus bisavós
    Hermínio Lorenço Poletto e Tereza Martini Poletto.
    Meus avós eram de Erval grande RS
    Mais precisamente comunidade de sete de setembro, registro em São Valentim RS.
    Meus avós Ernesto Poletto e Helenita Adamis Poletto.
    Meus pais Cláudio Poletto e Odila Ivani Marcante
    Eu Jean Pier Poletto minha esposa Mirian Eugenia Meneguello Poletto e minha filha Valentina Maria Poletto

    ResponderExcluir