domingo, 2 de setembro de 2018
Familia Santin Dallazen & Spiller Santin
Nesta postagem, Certidão de Nascimento di tia avó Virginia Santin, filha de Giuseppe Santin e Maria Vanzella Santin, nascida 10 maio 1906, em Linha Tres de Maio em Guaporé, Rs.
Mudou-se com a familia para o Chile em fins de 1906, onde viveram em Los Galpones, Pitrufquen, na Araucania Chilena até 1915 aproximadamente, quando iniciaram viagem em Lombo de Mulas, desde Temuco a Santiago de Trem e de Santiago do Chile até Mendoza no lombo de mulas via Cordilheira dos Andes.
Em Mendoza a familia de Giuseppe e Maria, com os filhos e filhas, trabalharam na abertura de rochas de pedras para escoamento de agua na cidade, para ganhar uma certa quantia para o retorno ao Brasil.
Ao retornarem ao Brasil por volta de 1916/17 depois de uma breve passagem em Monte Bello do Sul e Guaporé, onde viveram por alguns dias na compahia de parentes, se dirigiram até a região do Grande Erechim onde fixaram residência, sendo que em setembro de 1917 bisavô Giuseppe Gislon Santin veio a falecer vitima de Acidente com Animal Cavalar ( Mula derrubou Nono e o arrastou até sua casa ), cerca de 2 km na saida de Erechim a Barão do Cotegipe, ou Linha América, até hoje assim conhecida.
Interessante : Como Testemunha de nascimento da tia avó Virginia Santin, posteriormente casada com Ernesto Dallazen, tiveram tres filhos : Gomercindo, Nelson e Ernesto, atualmente apenas Ernesto ainda vive no Mato Grosso, mas uma das testemunhas do nascimento da tia Virginia, chamava-se ROMANO SPILLER, de tradicional Familia Italiana de Guaporé, Rs.
Pois Bem, quis o destino, que pelo menos um filho de Romano Spiller de Guaporé, viesse fixar residencia e criar familia em Erechim, trata-se do querido avô ORELIANO SPILLER que aqui casou-se com sua senhora da Familia TONIN, tiveram numeros filhos, dentre eles, minha querida tia MARILENE SPILLER SANTIN viuva de meu tio LUIS JOÃO SANTIN, pais dos primos Adilso Antonio Santin e Anilson Luis Santin. Mundo muito pequeno este, depois de mais de 112 anos, as aguas se ENCONTRAM NOVAMENTE.
Tambem, para lembrar, ELENA SPILLER, irmã da tia Marilene, reside conosco ha mais de 40 anos, como nossa irmã mais velha ou primeira, tambem a sobrinha Mercedes Spiller, morou e cuida da nossa familia tambem ha mais de 40 anos, GRATIDÃO ETERNA e qque mundo redondo mesmo.
Viva a Polenta, a Saude, o Bom Vinho, e FAMILIA, a base de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário