segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Frei Capuchinho Leonel Santin - Primeira Pesquisa da Família Santin Brasil - Itália


Entrevista Parcial com Frei Capuchinho Leonel Santin realizada em Nicolau Vergueiro Rs

                                 Tomei conhecimento do Frei Leonel, Capuchinho nascido em Marau, Rs, mas hoje um cidadão do mundo, viveu aprendeu e ensinou em diferentes cidades e estados, no Brasil e até fora dele, enfim, uma vida inteira a SERVIÇO DA IGREJA.

Saiu da casa dos pais com apenas ONZE ANOS, sendo que em 2006 completou 50 ANOS DE VIDA RELIGIOSA. Não estão inclusos nestes 50 anos o tempo de Seminário.

Perguntado sobre o perfil ou traços dos SANTIN disse se tratar de pessoas Honestas e Trabalhadoras, porem desunidos e que apenas se toleravam, talvez por ter um caráter forte, etc , tambem disse serem pouco carinhosos, poucos ou nenhum abraço. Outro traço marcante foi de ter poucas ou nenhuma sociedade com parentes, etc.

Disse que na Itália seu pai começou a trabalhar com apenas dez anos, que não trabalhavam em Mezzomonte e sim no Sul da Itália ou na Baviera, que saiam trabalhar longe e que Mezzomonte até poderia ser chamada de ASILO DE VELHOS, porque somente estes permaneciam vivendo lá e as mulheres com filhos pequenos, cujos maridos saiam para trabalhar longe.

Relatou que esteve na Itália em 1993 e que não encontrou nenhum Santin em Mezzomonte, que nos tumulos do Cemitério tinham muitas lápides com pessoas SANTIN, ALFIER, MEZZAROBA, PIASON, etc, etc.


Quero aqui deixar escrito e bem claro, que todas as pesquisas que fiz até hoje, ME INSPIREI SEMPRE NESTE HOMEN, creio que hoje OCTAGENÁRIO, ele sempre foi meu exemplo ou um dos meus exemplos, pela forma como sempre me tratou em conversas telefonicas, eu de ERECHIM, RS, e ele na ocasião em JUIZ DE FORA, MG, onde assesorava o Bispo Capuchinho DON CLÓVIS FRAINER, com quem muito trabalhou. Me escreveu muitas cartas, me orientou onde e com quem conseguir mais dados, etc, etc, etc, me nominou seu irmão Professor Silvino Santin, Professor aposentado hoje em dia da Universidade Federal de Santa Maria, Rs, tambem mer apresentou seu primo e colega de batina Frei Adelar Rigo, e os tres primos, me orientaram com Amor para que eu consegui-se continuar o trabalho da Familia Santin.

Há de se dizer, dos HOMONIMOS ou nome iguais, o que me fez retroceder por inumeras vezes, por dezenas de nomes iguais, por isso aprendi a colocar sempre o sobrenome da mãe de solteira: Exermplo minha mãe : Nilva Martinelli Santin. Tenho casos na familia de muitas Marias, exsemplo : Prima pequena Maria Trentin Santin, Neta de Maria Severo Santin, Bisneta de Maria Romitti Santin e Tataraneta de Maria Vanzella Santin. Só para escrever um caso, existem dezenas e o blog esta ai para comprovar.

Frei Leonel, quando atuava na Diocese de Caxias do Sul, Rs, com tempo, efetuou a Leitura da maioria dos Livros da Região e fez o Primeiro Levantamento da Família Santin, concentrada na maioria dos casos em Bento Gonçalves, Monte Bello do Sul, Faria Lemos, Pinto Bandeira, Santa Teresa, Guaporé , Encantado, Anta Gorda, etc, etc.

Este primeiro trabalho feito pelo Frei Leonel e tambem parte por seu irmão Professor Silvino Santin de Santa Maria e tambem pelo Frei Adelar Primo Rigo de Marau, Rs, alem de uma dezena de outros autores e escritores, foi a base para iniciar o meu trabalho que hoje estou dividindo com voçes.

Ja mencionei acima os retrocessos que tive, por HOMÕNIMOS, porem quando a caneta não conseguia mais decifrar os mesmo nomes e sobrenomes, tive a LUCIDEZ E A GRANDEZA de reconhecedr e MUDAR A FORMA DA PESQUISA, ai acabei me dando muito bem, porque passei a GRAVAR em audio e Vídeo e maioria da Entrevistas realizadas. Agora tantos anos depois, estão sendo PUBLICADAS no todo ou em parte, para o conhecimento de todos.

Grande abraço e GRATIDÃO ETERNA aos colaboradores, muitos vivos e a maioria ja descansando na MORADA DO PAI ETERNO, e nós gratos pela dedicação e coragem com que fizeram nossa Hisória viva.

Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário