A Roda da Vida.
Ano de 2008, janeiro. Fui ao Chile com esposa em irmã em Janeiro.
Visitamos mais de 40 familias de parentes Santin, Zampese e outros, por mais de 7.500 km de viagem. Fomos de carro, via Argentina, Mendoza, depois Chile grande Santiago e por fim descemos até Temuco e retornamos via Lonquimay, Chile, depois Neuquem, Rosário, Santa Fé na Argentina. Viagem maravilhosa.
Na visita a Quelentaro, cidade onde vivia Don Angel e familia, fomos agraciados com a certeza que ele, esposa e neta Camila viriam ao Brasil para meu aniversário em 25 de Março daquele ano de 2008. Foi uma alegria imensa em saber da visita.
Voltamos a Erechim eufóricos, para aguardar ao octagenário primo Chileno ANGEL SANTIN SANTIN, casado, pai de quatro filhos e muitos netos e netas, enfim, numerosa familia. Don Angel era filho de JUAN SANTIN VANZELLA e JULIA SANTIN MEZAROBBA, sim, isso mesmo. No Chile o primeiro sobrenome sempre é o do PAI e o segundo sobrenome sempre o da mãe, portanto, bem diferente do Brasil.
Juan Santin, pai de don Angel, era um dos 16 filhos do casal GIUSEPPE GISLON SANTIN e MARIA VANZELLA SANTIN, portanto JUAN para os CHILENOS e GIOVANNI para nós BRASILEIROS, era o irmão mais velho de meu avô SANTO VANZELLA SANTIN. Juan ou Giovanni ficou casado no Chile, quando meu bisavô Santo, jutamente com seu pai, mãe e demais irmãos retornaram ao Brasil em 1915. Tambem ficaram noi Chile tio ANTONIO VANZELLA SANTIN casado com DILETA TESSER PAVAN e outra irmã de nome ANGELINA SANTIN VANZELLA casada com ANTONIO ZAMPESE CAPELARO.
Sabe-se que Giovanni e Antonio, filhos de Giuseppe e Maria Santin, não quiseram retornar ao Brasil em 1915 porque o bisavô Giuseppe e familia haviam adquirido de um cidadão espanhol uma PADARIA na cidade de PITRUFQUEN, na Araucania Chilena, próxima de TEMUCO, e ha cerca de pelo menos 700 km de Santiago, bisavô Giuseppe adquiriu a padaria do espanhol, mediante contrato de compra e venda, adquiriu o imovel e tambem o estabelecimento comercial, designou para cuidar da padaria o filho ANTONIO SANTIN VANZELLA, que na ocasião era jovem, solteiro, gostava de uma certa bebida de vinho e por ultimo, falava somente o dialeto TALIAN, imaginem voçes um atendente desses. Não fala a lingua espanhola, não entendia a Lingua dos Indios Mapuches, primeiros povoadores da Araucania Chilena, etc, etc, nem precisa imaginar o resultado do negócio..............
Com o retorno do bisavô e demais familiares, os mais velhos ficaram para proteger e tentar salvar o investimento feito, em fase de falência talvez, enfim, acabaram ficando em Pitrufquen e mais ainda, sem quaisquer documentos de ORIGEM, tipo, carteira de identidade, passaporte, etc, etc, etc,..........................
Fiz um breve relato, para conhecimento de todos, no blog existem dezenas de publicaçoes a respeito, e outras dezenas mais serão publicadas a seu tempo.
Inumeras outras familias SANTIN, COLPO, TASCA, ROMANINI, MARTINI, TESSER, ASSONI, MEZAROBBA, ALFIERI, ALBERTI, ZANCHET, FRANCESCHINI, BRESSAN, MARCHIONI, SLONGO, TOCHETTO, e muitas outras mais, tambem foram e algumas retornaram ao Brasil, mas a Familia mais numerosa em quantidade de pessoas foi a GRANDE FAMILIA SANTIN, casai como : Giuseppe Gislon Santin e Maria Vanzella Santin ( do meu Tronco ), irmão de Giuseppe, tio avô Santo Gislon Santin e sua esposa Pasqua Tognon Santin ( inclusive Santo Gislon Santin faleceu em 28 de dezembro de 1909, vitima de afogamento, no Rio Tolten ) com várias publicações a respeito neste blog , depois casal Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin, casal pioneiro que no retorno do Chile instalou-se em Gaurama, Rs, onde criou numerosa prole. Aqui um poequeno paragrafo. No retorno do Chile, tres filhos de Giovanni e Margarida Zanchet Santin casaran-se com tres filhas de Santo ( ja falecido na ocasião ) e de Pasqua Tognon Santin, depois tinha o tgronco de Ferdinando Santin e Julia Slongo Santin, outro numerossisimo tronco, que ao retornar ao Brasil fixou-se em Linha Duas, Barão de Cotegipe, Rs .
Depois tinha tronco de Carlo Santin e Rosa Fillipon Santin . Tinha o outro tronco, talvez o mesmo do Carlo, tronco do Santo Mezarobba Santin e esposa, que ficaram residindo no Chile, e tendo inclusive adquirido uma Ilha no Rio Tolten, assim dito por inumeros entrevistados no Chile, este é o tronco do seu Ossires Cansian, inclusive com várias cartas publicadas neste blog.
Quanto ao encontro com os primos SANTIN de Erechim, Rs e Tres Palmeiras, Rs, foi muito legal e engraçado. Eu, don Angel, dona Eliana e Camila, ao retornar-mos de Chapecó, Sc, via Nonoai,Rs indo no destino Aeroporto em Porto Alegre, ao parar para almoçar num Posto em Tres Palmeiras, Rs, percebi a curiosidade do proprietário do Restaurante com a Lingua Espanhola ou Portunhola por mim falada com os primos, percebi a curiosidade do cidadão em saber que Familia se tratava, quando falei SANTIN ele de pronto disse-me que era amigo de vários cidadãos com o mesmo sobrenome, e eu de imediato convidei a ele que informa-se aos familiares se gostariam de conhecer ao primo Chileno e familia.
De imediato vieram os primos e a Festa foi muito grande, PUBLICO o pequeno video, para agradecer a acolhida deles, e vou deixar que eles mesmos façam o COMENTÁRIO que julgarem importante e que coloquem seus nomes e históricos familiares.
Nersta data, próximo ao V ENCONTRO DA FAMILIA SANTIN, em TRES PALMEIRAS, RS, julguei importante relembrar este lindo encontro.
Grande abraço e obrigado.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário