Aqui outra bela recordação de toda ajuda que sempre tive, por parte de familiares e amigos, que ajudaram e ajudam até hoje, na obtenção de dados da família em geral, nunca deixando passar em branco alguem que faça parte da familia e mesmo até quem não o sendo tem amizade e laços de convivência para conosco.
Aqui temos a carta do Frei Bispo Wilmar Santin, cujo pai falecido Arlindo Santin era natural de Barão do Cotegipe, Rs, filho de Santo Santin, neto de Cândido Santin de Monte Bello do Sul. Seu Arlindo e toda sua familia, mudaram-se para Nova Londrina, Pr, ainda na década de 1950, segundo me foi dito, onde criou numerosa familia, hoje espalhada pelo Brasil. Tambem seu irmão, seu Narciso Roman Santin, aqui casou-se com senhora Mósena e tambem mudaram-se para Nova Londrina, onde tambem criaram grande familia, dentre elas primas Aurea Catarina, atualmente vivem em Curitiba, Pr, e regularmente vem a Erechim e Barão de Cotegipe, Rs, para rever familiares e saudades aqui vividas, alem da alegria nossa em poder recebê-los.
Quando passei cerca de um ano trabalhando na Região da Grande Curitiba, Pr, pude partilhar da amizade e carinho de todas essas familias, dentre elas do Frei Wilmar Santin, depois ele foi atuar na Italia e hoje, já como Bispo de Itaituba no Pará, faz grande trabalho de evangelização além de ser um grande colaborador comigo em matérias para o blog, o que agradeço com muita alegria e gratidão.
Nesta carta de 1994, ele conta da experiência de encontrar outra Familiar nossa, do tronco de Evaristo Santin e Angela Agostini Santin de Erechim, senhora Ana Santin Bergamin, filha de Carolina Santin, aqui publicamos essa linda carta para conhecimento de todos.
Uma andorinha só não faz verão, um ditado antigo. Sempre tive vontade de fazer a demonstração dos Troncos Santin, uma pelo nome, outra pela região onde viviam, etc, etc, etc.
Hoje vou começar, outra, de uma forma diferente.
Vejamos então. Evaristo Santin e Angela Agostini Santin ( ja referidos inumeras vezes no blog, com várias publicações inclusive ) se casaram em Bento Gonçalves, depois viveram próximos a Encantado, Rs e Anta Gorda, Rs, vieram para a região do grande Erechim por volta de 1920 aproximadamente, e se fixaram na Região do Km 10 estrada Erechim a Aratiba, onde criaram numerosa familia, que depois de quase um século, hoje se encontra por diversos estados. O filho mais velho de Evaristo e Angela chamava-se Pedro José Santin e casou-se com Angela Orso Santin, teve numerosa familia tambem, porem Pedro que era ferreiro no KM 10, dentre outras atividades, e teve muitas relacionadas a industria, etc, ele era conhecido como BEPI FERRER, ou Bepi Ferreiro, alguns filhos do Bepi fundaram a CAFÉ SIL ou Santin e Irmãos Ltda, que revendia café por todos o RS e SC, onde atuaram por mais de 50 anos.
Já os SANTIN vindos de Guaporé e Monte Bello do Sul, se fixaram a grande maioria deles na região do Grande Barão do Cotegipe, Rs, por serem terras novas e iniciando a colonização.
A segunda parte dos Santin vindos do Chile, que foi o caso do meu bisavo e outrosd, tambem se fixaram em Barão do Cotegipe e arredores, salvo alguns outros que optaram por outras terras.
Já a primeira leva de Santin vindos de retorno do Chile, fixaram-se em Gaurama, Rs, na região de Balisa, Linha 7 e Linha 8, porque na ocasião da chegada a Colonizadora Luce Rosa dentre outras, comercializava terras naquela região. Familias como Santin, Alberti, Tofanin, Cavion, Franceschini, Zanchet, Tesser, Mezzarobba e outras se fixaram naquela região das Grande Estação Barro, hoje municipio de Gaurama, Rs.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário