O que dizer depois de ouvir e ver as palavras do maior autor de livros da América sobre imigração européia ao nosso continente, em especial ao Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Paraná. Tive orgulho de conviver e ouvir, aprender com esse grande mestre que se chamava FREI ROVILIO COSTA, na ocasião do pate papo em 1994/95 na companhia do tambem Frei Capuchinho ARLINDO ITACIR BATISTEL, no escritório da EST EDIÇÕES em Porto Alegre, Rs.
Comigo na ocasião, minhas irmãs, Cristiane Santin, hoje cirurgiã dentista em Concórdia, Sc e tambem minha irmã Isabel Cristina Santin, hoje residindo em Chapecó, Sc.
Quer privilégio poder ter um bate papo cordial de aprendizado com os maiores pesquisadores e autores de dezenas de livros de toda ordem , com mais de dois mil títulos publicados, e mesmo assim, dispor de algum tempo, mesmo que como na ocasião do vídeo acima, depois das vinte e uma horas da noite, ter disponibilidade e coragem para nos ensinar como engatinhar nas pesquisas de nossos ancestrais. Que orgulho nosso em ter conseguido fazer esta e outras gravações, uma vez que a cultura, história e todo trabalho feito por estes gigantes que se tornaram , em especial FREI ROVILIO COSTA, hoje infelizmente já falecido prematuramente, mas seu legado de trabalho, coragem, honestidade e foco em tornar a cultura Italo-Brasileira conhecida mundialmente, se tornou uma realidade, e até eu, um pequeno contador de histórias passei pelo aprendizado dos Freis Rovilio Costa e Arlindo I. Batistel.
Hoje publicaremos um pequeno treco de uma história, que bem poderá ser vista e ouvida no video acima, que exemplifica toda trajetória grandiosa do nosso PESQUISADOR, PROFESSOR, AUTOR, enfim, O DIVINO MESTRE FREI ROVILIO COSTA, nessa história da FAMILIA ARCARI de CREMONA ITÁLIA, a qual poderá ser acompanhada no vídeo.
Oportunamente, Publicaremos outros trechos da Entrevista Gravada na Ocasião.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário