Erechim, Rs, 26 de Maio de 1995, Bate papo informal na casa dos tios Severino e Rosa Santin Simonetto e família, com a NOVANTENÁRIA tia avó Virginia Santin Dalasen, na ocasião ja residindo com tia Rosa e Família, moradores do Bairro Ypirnga em Erechim.
Pois bem, recebemos a visita dos primos em segundo grau, de Guaporé, Rs, foram eles GERMANO PERIN SANTIN o primeiro a falar no vídeo e seu irmão mais velho ARCANGELO PERIN SANTIN, ambos filhos de LUIZ PALOMBIT SANTIN e portanto NETOS do irmão de meu bisavô que era Giuseppe Gislon Santin. Seu irmão por parte de pai e avô de Germano e Arcangelo era ARCANGELO MEZAROBBA SANTIN, que era casado com DOMENICA DE BORTOLLI SANTIN, e tanto Arcangelo ( avô dos presentes ) quanto Giuseppe meu bisavô eram filhos do ITALIANO, que se casou duas vezes, a primeira com Angela Mezarobba Santin e a segunda Angela Gislon Santin.
Enfim, ao saberem da existência da ESTRELA DA FAMILIA que era tia Virginia, que por residir em Vila Nova em Erval Grande e posteriormente em Chapecó,Sc, não era conhecida da família, e por diversas vezes os primos de Guaporé, vieram visitar esta nonna de 90 anos na ocasião. Foi uma imensa alegria recebê-los em nossas casas, e uniu-se novamente uma história de cem anos, cujos capítulos, só os mais antigos e inteligentes ouviram de seus pais e preservaram estes temas para nós hoje em dia. No meu caso, eu ouvi de alguem e agora estou transmitindo a alguem.
No vídeo, Primo Germano lembra que seu avô Arcangelo contava que seu pai na Italia ia trabalhar fora da mesma, nesta ocasião fora trabalhar na HOLANDA onde cortavam tuneis na pedra para construção estrada de ferro trem, e na volta, vez que outra, traziam roupas para a familia, porem teve um amigo que resolveu trazer alcool/vodka ou bebida destilada e forte e que na entrada da Italia ameaçaram tirar a bebida dele, que de pronto tomou todo o litro da mesma, ficando de completo porre alcoolico.
Tia Virginia tambem contou a história de sua mãe Maria Vanzella Santin, que faleceu em 1934, vitima de um derrame ou infarto fulminante, tendo caido dentro da agua do tanque, o que motivou sua morte.
Tambem falaram de barra de vestido quando iam baile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário