sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Friulanos Monte Bello do Sul e Bento Gonçalves 1889 a 1925 Partes 4, 5, 6 e 7
Caros familiares, amigos e demais leitores do nosso blog.
Fiz questão de publicar a Relação acima, uma vez que trata com riqueza de detalhes, tais como : Dia do batisado, local e igreja do batisado, dia do nascimento da criança, nome dos pais, nomes dos avós paternos e maternos, nome dos padrinhos, bem como o nome do Padre que efetuou o batismo. Riqueza de detalhes. Entretanto, peço entendimento quando a erros de grafia de toda ordem. Talvez por traduzir o escrito, por engano, pela letra do padre, etc, etc, etc. Posteriormente a todas publicações, diga-se que até aqui temos ja SETE partes publicadas de um total de 14 partes, somente de Bento Gonçalves e Monte Bello do Sul, Rs, ainda faltarão a relação de Faria Lemos, a qual, estou em fase final de digitalização, uma vez que sou limitado na Informática, até estou melhorando, mas devagarinho chegaremos lá.
So para dar um exemplo. Numero 27, nascimento de ANTONIO SANTIN, batisado em 23 de Julho de 1893, na Matriz, diz o texto, filho de JOSÉ SANTIN e MARIA VANZELLA, neto de DOMINGOS e ANNA GALLON, avós paternos, e avós maternos GEORGE e LUIZA VANZELLA . Padre Francisco José Picolli. Padrinhos Matteo Zanchet e Joanna Moro.
Este cidadão, trata-se na verdade de meu tio avô, que nasceu aqui e mudou-se ao Chile em 1906, como ja visto na recente publicação, onde aparece sua fotografia casado com DILETTA TESSER PAVAN, não tiveram filhos, porque ja se casam com certa idade, viveram no inicio de suas vidas na região do grande Pitrufquen e Temuco, e posteriormente se encontraram e viveram até falecer em Melipilla, região metropolitana de Santiago.
No Chile, o primeiro sobrenome é sempre o do PAI, porem após esse vem sempre o sobrenome da mãe, por isso seu nome lá era Antonio Santin ( de seu pai ) Vanzella ( de sua mãe ), bem como tia Diletta Tesser ( do pai ) Pavan ( da mãe ).
Quanto ao nome dos pais, o pai era GIUSEPPE e foi escrito JOSÉ, o avô era DOMENICO e foi escrito Domingos, porem no caso da avó paterna, ai ficou mais errado, porque diz que ela era ANNA GALLON, quando no correto é ANGELA e o sobrenome era GISLON ( porem por erro de escrita poderá ser tambem o Gallon, ou até Geslou ), enfim, muito erros de grafia, que não mudarão nunca o nosso sentimento de amor para com ois nossos ancestrais. Porem em caso de comprovação para cidadania Italiana, com certeza, será grande a correção ortográfica.
Tambem nos avós maternos, erros grandes. Foram avó GEORGE VANZELLA e LUIGIA BRAGONA VANZELLA, está escrito George e Luiza, completamente diferente. Enfim, marcas do tempo, que temos que entender e buscar resolver os erros, sempre comentar ajuda na obtenção da verdade maior.
Pelo que li e vi, existem muitas correções a fazer, mas teremos tempo para tudo.
Neste relatório, que após publicado e lido, pela grande maioria dos familiares e amigos, poderemos efetuar inumeras correções, bem como compreender a quantidade de troncos Familiares que se originaram destes bravos imigrantes, que nos orgulham até hoje pelo trabalho e fé em Deus.
Quero aqui repetir mais uma vez, a GRATIDÃO ETERNA a CURIA DE CAXIAS DO SUL, RS, onde estive em 1994 e fui pedir e buscar ajuda na obtenção destes e de outros dados, fui atendido pela senhora Rosalina Schwaab, que posteriormente me enviou estes dados maravilhosos, sem qualquer custo, e segundo seu relato e demais colegas, são o que encontraram nos registros daquelas paróquias pesquisadas, que ora tornamos publico, para a preservação de nossa história.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário