sábado, 29 de dezembro de 2018

Mãe e Tias Conversam com Bepi Santin em Dialeto Furlan Guaporé 1994



Aqui os traços marcantes do Coração Italiano na cultura Riograndense, a conversa farta,m o sorriso largo, alegria, descontração, sempre uns ajudando aos outros, o respeito com os mais velhos, o resgate da cultura e dos hábitos dos avós e bisavós, enfim, VIDA ALEGRE E SINCERA   este é o nosso passado e presente, com certeza será o futuro tambem.


Quero aqui, neste pequeno posto, agradecer a memória dessas senhoras que tanto me ajudaram na pesquisa sobre a família, que hoje, de pouquinho em pouquinho, iremos tornando conhecida do grande público regional e nacional, e a todos que tem paixão pelas nossas origens.


Uma parte de centenas de pessoas que entrevistei em mais de trezentas horas de vídeo, que de tempoi em tempo publicaremos no blog, essas pessoas ja passaram para a vida espiritual junto ao nosso pai criador, mas deixaram a sua colaboração para com as gerações futuras, nosso compromisso é tornar viável a leitura de tamanhos ensinamentos e práticas desses nossos ancestrais maravilhosos, que tanto sofreram e trabalharam para tornar esso sonho póssível.


Quero aqui agradecer hoje, na pessoa do amigo BEPI cujo nome é JOSÉ SANTIN, agradecer muito essa ajuda que ele sempre me deu. me apresentando as pessoas e até por vezes me levando até suas residências e trabalho, seja na cidade ou no campo, ao longo desses mais de trinta anos que visito Guaporé.


Também quero aqui agradecer ao irmão do Bepi, desta vez trata-se do amigo e primo BRAGA, conhecido por esse apelido, mas seu nome é FÉLIX ARMANDO SANTIN, muito meu amigo, esse foi o primeiro Santin que eu conheci em Guaporé, Rs, num sabado, ele estava no Casamento de seu filho Juliano Santin, a festa se realizava no Galpão da Brigada Militar, no centro de Guaporé, onde fui levado por um taxista para pedir informações sobre a Familia Santin. De pronto Braga me convidou para participar da festa do casamento, o que eu aceitei, filmei algumas imagens e doei as mesmas ao primo Juliano, porem, por prevenção, fiz outra fita com umas imagens que tenho aqui em Erechim, e que breve enviarei ao primo, para uma recordação daquele lindo momento.


Gratidão Eterna a todos.


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário