Cheguei na casa dos queridos primos, infelizmente ja falecidos, dona Eda Santin Paini e seu irmão João José Santin ( pai da Adriane Santin, uma parente e amiga especial da região ) tambem estavam conosco senhor Paini, marido de dona Eda, filhos e demais familiares, e depois tambem ficou e falou conosco outro irmão deles, primo Eugênio Santin, tambem ja falecido, infelizmente.
Mas a data da nossa antiga gravação do video, foi 10 de Setembro de 1994, cheguei na residência dos primos vindo de Porto Alegre, me apresentei como Santin, falei do meu trabalho em tentar fazer um Livro sobre e a Familia Santin Brasil e América, como um todo, independentemente dos ramos das familias, descendentes desse ou daquele tronco SANTIN.
De imediato me apoiaram e me encheram de alegria dando seus dados e mais ainda, indicando pessoas que poderiam e podem fazer a diferença na obtenção das histórias e nomes, locais, apelidos, enfim, tudo que se relaciona com a Familia Santin.
Todos irmãos e demais presentes sempre lembravam do Primo EDYLIO SANTIN LUVISA, filho de ADELE SANTIN LUVISA E GIUSEPPE LUVISA, por vezes Giuseppe pode virar ou ser simplesmente José, por diversos motivos.
Edylio frequentou Escola dos Maristas, é homen estudado e viajou muito, falando fluentemente a Lingua TALIAN VENETO como a maioria de nós falamos até hoje, ou pelo menos como no meu caso que não falo muito, entendo aproximadamente 80 %, mas Edylio fez mas, especializou-se na LINGUA DO FURLAN ou no dialeto do FRIULI VENECIA GIULIA de Udine e Pordenone, tendo inclusive por inumeras oportunidades, que tive a oportunidade de saber dele e de uma dezena ded outras pessoas, Edylio erqa um dos oradores oficiais da região quando da visita de Ilustres personagens Italianos em visitas a região que eram oriundos de Udine e Pordenone.
Isso feito, fomos eu e o Bepi até casa do Edylio, onde gentilmente nos recebeu e concedeu inumeras entrevistas, tanto em 1994, como depois desta data em outras oportunidades e mesmo agora em 2019 quando la estive novamente, sempre nos recebendo com a alegria de um amante do bom vinho e da saudosa Espumante, que tanto adoramos.
Tambem na ocasião, primos Bepi e Eda nos mencionaram falar com a Familia de Romano Rasador e seu filho Leonir Rasador, com quem falamos e convivemos, e muito nos ajudaram, o que sera motivo de inumeras publicações futuras no blog, nossa gratidão e agradecimento a estes ilustres filhos de Monte Belo do Sul, em especial ao Professor e Ex-Prefeito Leonir Rasador e sua esposa Elia Longhi Rasador, amigos especiais e valorosos historiadores.
Enfim, esta aí o video, uma RECORDAÇÃO ETERNA de quem fez a sua parte na manutenção da história da nossa familia. Obrigado a totos descendentes destes bravos Brasileiros qwue tanto nos ajudaram e ajudam até hoje, DEUS ILIMINE A TODOS NOS.
Muito Obrigado
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário