Esta foto linda, datada de 1912, onde aparecem o Casal de Candido Santin viuvo de Magdalena Mariuzza Santin, posteriormente Candido se casou com a sua cunhada Giacoma Filippi Mariuzza, tambem viuva como ele. Da nova familia nasceram inumerosd filhos e outros foram agregados a eles pela união de ambos.
Aqui um momento raro, com fotografia e pessoa conhecedora da familia e dos personagens desta foto, nosso querido primo Edylio Santin Luvisa, filho de Adele Santin Luvisa e Giuseppe Luvisa, e portanto neto direto de Candido Santin e Magdalena Mariuzza Santin, e profundo conhecedor das familias Friulanas emigradas de Udine e Pordenone a toda serra gaucha.
Neste pequeno video, primo Edilio nomina cada um dos personagens da familia, bem como outros que se mudaram para outros locais, bem como outros que não estavam presentes no momento da foto, por diversas causas, mudanças, trabalho, etc, e até alguns, por ainda não terem nascido.
Ele começa mostrando na foto o primo Arlindo Santin, que viveu em Barão de Cotegipe, Rs, depois mudou-se para Nova Londrina, Pr, onde criou grande familia, tendo inclusive até um
Bispo Wilmar Santin, atualmente dirigindo a Prelazia de Itaituba no Pará.
Aqui, quero fazer uma observação. Creio que o primo Edilio pode ter se equivocado na paternidade dos pais do seu Arlindo, uma vez que tenho registros que o pai de seu Arlindo era Santo Santin e a mãe era da familia Balena, inclusive tendo falecido no momento do parto, e o
nono Santo posteriormente se casou com uma senhora da familia Roman, e tiveram o segundo filho, senhor Narciso Santin, que inclusive me visitou muitas vezes em Erechim e hoje ele vive em Curitiba, Pr. Creio que neste particular o primo Edilio se equivocou em nome, sendo o Cândido Santin AVÕ do falecido Arlindo, e não o pai como havia sido dito.
O Primeiro foi dito que era o seu Arlindo. Ja o segundo filho maior era José Mariuzza, assim dito, poderia bem ser Giuseppe Mariuzza ( Giuseppe ou José era sobrinho do Cândido e filho de Giacoma, porque seu pai havia falecido e sua mãe casou-se com o cunhado Cândido, viuvo de Magdalena Mariuzza ), e o quarto homen da foto era um irmão de Cândido, que como bem disse o primo Edylio, era surdo e mudo.
Depois ele fala o nome das mulheres da foto. Rosa Santin filha de Pierut da Itália. A outra era Paula Filippon Mariuza, outra filha era Luiza Filippi Mariuza ( ambas filhas de Giacoma do primeiro casamento ), depois vinha Albina Santin, depois Adelina Santin ( mãe de Edylio, por vezes Adelina ou Adele simplesmente assim chamada ), na ocasião ela tinha apenas 6 anos, depois vinha Angelo Santin ( pai do Bepi ou José Santin, pai da prima Adriane Santin ), depois Giovanni Santin, e depois vinhas os sobrinhos da mãe do Edylio, que eram Angelo Santin, Giovanni Santin e Angela Santin.
Diz o vídeo que Cândido Santin era muito sério e pouco ou nada sorria, homem muito religioso, todas as noites, sem falhas nem atrasos, rezava o terço com toda familia ao seu redor, frequentava muito a Igreja, tendo inclusive por sua mão ou através do filho Leonardo, construido um Capitel especial em sua propriedade, que será motivo de futuras publicações neste blog. Que o seu exemplo seja modelo para todos nós nestes dias que vivemos.
Grandes Famílias, ótimas lembranças.
Gladimir José Santin
Dongiuseppesantin@gmail.com
Show está foto do comeco do seculo, e nossas origens
ResponderExcluirAbraços
ResponderExcluirMais um achado precioso
Achado, graças a fibra do Gladi.
ExcluirGladimir, você está certo na observação:
ResponderExcluir"Aqui, quero fazer uma observação. Creio que o primo Edilio pode ter se equivocado na paternidade dos pais do seu Arlindo, uma vez que tenho registros que o pai de seu Arlindo era Santo Santin e a mãe era da familia Balena, inclusive tendo falecido no momento do parto, e o nono Santo posteriormente se casou com uma senhora da familia Roman, e tiveram o segundo filho, senhor Narciso Santin, que incluysive me visitou muitas vezes em Erechim e hoje ele vive em Curitiba, Pr. Creio que neste particular o primo Edilio se equivocou em nome, sendo o Cândido Santin AVÕ do falecido Arlindo, e não o pai como havia sido dito."
Exatamente, o Edílio confunde o nome. O filho do Candido que ele mostra é o Santo, pai do Arlindo, que é meu pai. Sim, o Candido é avô do Arlindo e não pai.
Corrija o texto:
"Bispo Wilmar Santin, atualmente dirigindo a Paróquia de Itaituba no Pará."
Não estou dirigindo "a Paróquia" e sim a "Prelazia" de Itaituba.
Da Itália, direto para Linha Argemiro. Família de Fiurlano. SANTIN. É gratificante ler e ver tanta coisa bonita dessa família enorme com traços fortes que se espalhou para vários lugares , dentro e fora do Rio Grande.como eu queria poder olhar o semblante de cada um de vocês. Observar a fala o caminhar para ter a certeza de que todos mesmo de longe continuamos ligados por um DNA.
ResponderExcluirO Cândido, era pai do meu bisavó Pierut Santin. Olhando as fotos do Cândido, agraciadas pelo primo Gladimir, vejo nele um homem elegante, de pulso firme.
ResponderExcluir