quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Viagem Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná Fevereiro 2019

Foto na Argentina com avó da advogada Ana Paula Santin, na divisa Brasil Argentina em Santo Antonio do Sudoeste, Pr.
Aqui primo Ademar Antonio Santin e familia, esposa Inez Minato Santin e filha Ana Paula Santin, todos de Santo Antonio do Sudoeste, Pr.

Ademar é filho de Francisco Tercilio Santin e neto de Henrique Santin, que viveram na região do Rio Dourado em Erechim, Rs, mudando primeiramente para os arredores de São Lourenço Do Oeste em Sc, e posteriormente com os pais para Santo Antonio do Sudoeste, Pr.

Quero aqui reverenciar a memória deste grande filho de Erechim, infelizmente já falecido FRANCISCO TERCILIO SANTIN  que eu conheci em 1988, levado pelo amigo Dionisio Scopel  de Santo Antonio até a casa na Fazenda da Familia SANTIN ja no território Argentino, o que trouxe grande alegria para mim e tambem para os primos, naquela ocasião com dupla cidadania, Brasileira e Argentina.

Tambem no caminho, seu Dionisio Scopel sempre falava que o Tercilio como era conhecido, sempre doava ao menos uma cabeça de gado para os churrascos da Igreja na região, tanto no lado Brasileiro quanto no lado Argentino.

Compartilhei dessa grande amizade, tive a oportunidade de levar de Erechim até lá o tio to Tercilio, senhor ABRELINO SANTIN, MOTIVO DE MUITA EMOÇÃO E ALEGRIA NO ANO DE 1990.

Infelizmente, quisera o destino que em 1991, acometido de grave doença veio a falecer o grande amigo Tercilio, deixando a todos nós na saudade e alegria. Porem, antes da derradeira hora, tive a oportunidade de visitá-lo pela ultima vez, e assim o fiz, o que me alegra pela alegria de ver aquele primo querido que tanto me estimava. GRATIDÃO ETERNA em memória dele.

Aqui uma fotografia com Advogado e filho do Tercilio, senhor Ademar Antonio Santin, comigo Gladimir José Santin.

Aqui outro grande amigo DESIDÉRIO CASAGRANDE,  nascido em Concórdia, Sc, mas
criado em Pérola Do Oeste, Pr, e posteriormente em CAPANEMA, onde reside e tem suas empresas, amigo recente porem com grande afinidade, ele tem descendência de Casagrande, Titton, Argenta e Mariuzza, dentre outras. Nos conhecemos via Grupo da Família Mariuzza onde eu fui incluido pela história dos Santin e por inumeras publicações que tambem falam de familiares Mariuza, parentes ou compadres dos Santin, uma vez que ambas familias são originarias do Friuli Venecia Giulia, de Udine e Pordenone, Italia.

Depois, vindos juntos e vizinhos eternos em Monte Bello do Sul, Rs e na grande região de Guaporé, Rs. Diria até, que somos parentes de mesmo genio e forma.

Amigo Desidério Casagrande me recebeu de braços abertos em Capanema, me levando a procurar a Familia Tochetto, que são nossos segundos primos. Foi uma grande alegria. O amigo
Desidério tem um talento vivo para TROVA, DISCURSOS, TAMBEM UM HISTORIADOR de grande memória, guarda detalhes de toda parte, lembra de nomes, datas, locais, enfim, começamos uma grande amizade, cheguei as 19.00hs em Capanema e fui intimado a pernoitar na casa do novo amigo as tres horas da manha, falando, ouvindo e aprendendo, foi ótimo.

Alem do fantástico bate papo, no outro dia, me presenteou o novo amigo com um DVD de pioneiros de Capanema, o que sera motivo de outras publicações.

Tambem gravamos vídeos de seu depoimento acerca da colonização do Sudoeste do Paraná em Perola do Oeste e Capanema, além de fatos relacionados a Revolta dos Colonos em 1957.

Nesta Foto primo Alderi Dariva Tochetto com Prima Eli Maria Cechett Tochetto Schenatto, ambos de Capanema, Pr


Primos da Família Tochetto, Capanema, Pr.
Primo Alderi D. Tochetto com Desidério Casagrande e Gladimir J. Santin

Foto em Pérola do Oeste, Pr, com  Familia de Luiz Funghetto, esposa e filho, nora e netos e bisneta. Comigo Gladimir tambem senhora Isadi Postal Pigozzo, viuva do querido amigo Claudino Pigozzo, lamento profundamente a morte desse querido amigo, que em 1988 quando comecei a viajar pela região me falou muito da Revolta dos Colonos em 1957, fato que alem de presenciar ouviu atentamente de seus pais e parentes a respeito da participação de dezenas de pessoas no auxilio aos colonos, pisados e maltratados e muitos assassinados pelas colonizadoras com o convivio de autoridades locais e estaduais, na ocasião. Na Foto aparece o filho Valdir e o neto Lucas Funghetto na presença das famílias.

Dona Isadi Pigozzo, que me levou e apresentou a familia, é a senhora que esta com a cuia de chimarrão nas mãos. Ela como eu tambem é uma vendedora e vencedora, pois é representante da AVON na região ha mais de 40 anos, motivo de alegria e orgulho a todos nós.

O nono Luis Funghetto deu seu  depoimento dos momentos vividos na Revolta dos Colonos em 1957, chegando inclusive em certo momento a uma forte emoção e lágrimas em todos nós, pela lembrança vivida na ocasião.

Minha gratidão eterna a essas pessoas colaboradoras no maior conhecimento da História viva na nossa terra.
Aqui outra pessoa extraordinária de Pérola do Oeste, seu Natalino Chiari, gaucho de Getulio Vargas, Rs, emigrado ao Paraná nos anos 1960 aproximadamente, onde veio começar vida nova e criar a familia. Foi colega de Internato nos Capuchinhos de Veranópolis do Frei Leonel Santin, tambem foi colega da Internato do Professor Silvino Santin, irmão de Frei Leonel, ficou por 6 anos em Veranópolis, depois foi por mais um ano a Vila Flores, Rs, posteriormente serviu ao Exército Brasileiro, depois ao retornar a vida privada, resolveu mudar-se ao Paraná. Tambem gravamos vídeo com sua entrevista dos tempos antigos da região de Pérola do Oeste.



Aqui os cunhados, de azul dona Ilda Santin Pitrobeli e seu marido senhor Isaias,  ambos de Dois Vizinhos, Pr, ao lado deles, casal Sebastião Martendal e esposa dona Maria Santin Martendal, casal hoje vivem em Toledo, Pr.

Dona Maria e dona Ilda são filhas de Romano Santin e sua mãe era da Familia Bortolli Santin, o casal era de Abdon Batista, Sc, porem após algum tempo transferiu residência para Barra do Rio Santana, municipio de Vere, Pr, onde viveram por muito tempo, depois transferindo residência para outras regiões do Pr.

Sebastião Martendal juntamente com outros familiares seus e cunhados e sogro, em especial seu cunhado João Antonio Santin e inumeros outros familiares participaram ativamente dos momentos vividos em 1957 na Revolta dos Colonos na região do grande Vere, com inumeros tiroteios e perseguições de toda ordem, que abordaremos em outras publicações.


Fotografia da Igreja na Comunidade de Alto Paraiso, estrada Pato Branco a Bom Sucesso do Sul, Pr, local onde tem uma Congregação Religiosa Irmãs Catequistas de SANTA ANA, cujo fundador foi Pe. EMILIANO J. ANANEVYCZ ( Ucrânia 1888 - 1964 EUA ) com congregações em Curitiba Pr e tambem em Prudentopolis, Pr, onde tem o NOVICIADO.

Fui recebido pela irmã diretora e tambem por outra irmã de origem Polonesa que era natural da região de Getulio Vargas, Rs. A irmã diretora nos falou da dificuldade de dar continuidade do educandário e de certa forma seminário feminino, uma vez que a escola construida em terreno doado pela instituição a qual fica bem em frente ao local estar DESATIVADO pela Prefeitura Municipal em virtude da falta de alunos, uma vez que o local fica fora do perimetro urbano do municipio.

Tenho muito carinho pela instituição modelo, porque conheço o local ha mais de vinte anos, sendo que quando de sua construção nos anos 1960 aproximadamente, foi meu pai Antonio Romitti Santin, meu tio Jandir Oro Martinelli e meu avô Gino Martinelli dentre outros, fizeram parte da equipe de carpinteiros laboriosos que construiu este local, hoje ja demolido e construido outro em alvenaria. Porem na nossa lembraça permanece a imagem eterna dos pioneiros na construção de tão importante local de estudo que serviu de aprendizado a dezenas e milhares de jovens em mais de 60 anos de atividades.
Festa na Barra do Rio Santana, comigo de cuia e Terere, primo João Antonio Santin hoje residente em Concórdia, Sc e seu cunhado e amigo Sebastião Martendal de Toledo, Pr. Ao lado esquerdo dona Ilda Santin Pitrobeli e seu marido Isaias Pitrobeli.


Aqui comigo Gladimir, de amarelo João Antonio Santin, depois de bone Olivino Garbossa, Sebastião Martendal e amigo Avelino Decesaro Cavaler, todos amigos e colegas de infância, escola em Barra do Rio Santana, Vere, Pr. 


Aqui os quatro amigos que ajudaram a combater os jagunços da colonizadoras em 1957, Sebastião, Avelino, Olivino Garbossa e João Antonio Santin.

Fizemos inumeras gravações dos depoimentos destes bravos Brasileiros, que lutaram e lutam até hoje pela Familia, pela Liberdade, pela Verdade, seja escrita, falada ou televisada, que oportunamente faremos publicações sobre aqueles episódios tão marcantes na vida de cada um de nós.

Quero agradecer de todas as formas pela colaboração de todos, para que os jovens de hoje e sempre saibam o quanto sofreram estes homens e outros, uns vivos e outros ja falecidos, para nos deixarem esta história tão linda de vida e perseverança, nossa GRATIDÃO ETERNA a todos esses HERÓIS BRASSILEIROS, anônimos e vencedores.


Sebastião Martendal e Olivino Garbossa, Barra do Rio Santana, Verê, Fevereiro de 2019



Primos Alberto Santin, popularmente conhecido com Lila, Gerente Comercial da Coopertradição em Pato Branco, Pr, comigo e tia Eunice Fianco Santin.

Dona Eunice e Alberto me receberam para um bate papo sobre a nossa Familia Santin, sendo que seus ancestrais Santin tambem residiam na Grande Erechim, Gaurama e Getulio Vargas, Rs, agora estamos vendo a genealogia da familia para aproximar ainda mais os primos.

Casal Santin Balzan e nona Arioli Balzan na sua casa em São Lourenço do Oeste, Sc, onde nos receberam para um mate amargo e um belo bate papo. Tambem acompanhou a conversa o filho do casal, primo Marcelo Santin Balzan, conversa animada em ótima copanhia.

3 comentários:

  1. Obrigado. Não faço nada sozinho, todos da familia e outros amigos me ajudam, por isso continuamos a pesquisa em diferentes locais, cidades e estados. Abraço,

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs
    Dongiuseppesantin@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gladimir, tu serás eterno! Fico imaginando o que tu sabes de nossa família, e o que tu tens para nos oferecer sobre nossa família.

    ResponderExcluir