quinta-feira, 14 de março de 2019

Entrevista com Reinaldo Santin, Tias e Primos, Caçador, Sc, 14 Outubro 1994


Entrevista com primo Reinaldo Santin, tias e primos em Caçador, Sc, em 14 de Outubro de 1994, quando pesquisava as familias Santin Brasil, o que faço até hoje em dia. `Primo Reinaldo na ocasião era funcionário do Banco do Brasil em Caçador, tambem era músico e participava dos grupos folclóricos na região e tambem como eu tinha interesse em conhecer mais as origens das familias, dentre elas a nossa grande Familia Santin Brasil.


Quem me indicou nome dele foram os amigos da Motolândia Chevrolet da região, dentre eles amigos Gentil Borille, Gilberto Comassetto e Valter Scolaro, que era morador e conhecedor do Bairro Santelmo em Caçador, onde residiam a maioria das familias Santin de Caçador, e inumeros outros parentes descendentes destas e de outras familias.


Outra familia, descendente de Santin era a da senhora Avani Santin Bertotto, ela era filha do seu Anibal Santin, de Linha São Pedro, interior de Videira. Me lembro bem de ter ido uma noite entrevistar seu Anibal, via Iomere e outras familias tambem. Dona Avani era uma das filhas do seu Anibal, seu que era uma familia grande, dois filhos homens e mais de dez filhas mulheres, ao certo no momento não lembro bem.


Aqui no vídeo, falamos da descendência Italiana, Brasileira, Argentina e de volta Brasileira  de parte deste tronco da Grande Familia Santin Brasil. Vejam. Segundo ouvir de muitos da familia, de diversas cidades da região, dentre elas : Chapecó, Guatambu, Fazenda Zandavalli, Ipiranga do Sul, Erebango, Erechim, Caçador, Videira, enfim, inumeras cidades de estados diversos.


O maior contribuiente de informações deste tronco foi primo José Antonio Santin de Chapecó, Sc, dono das Telas Santin, ele filho de Dante Santin e Gema Denardi Santin. José sedmpre me falou do nono Jacob Santin e sua segunda esposa Amabile Gaiato Santin, sendo que a primeira esposa do nono era da familia Mezarobba Santin. Porem por ser muitos nomes homônimos de outros troncos, vez que outra a gente se perde entre um e outro tronco.


Este tronco grande de Vicente Santin e Angela Zorzetto Santin, vindos de Mendoza Argentina até Getulio  Vargas, Rs, fixando-se em Linha Vista Alegre,  após a cidade de Estacão, Rs, caminho de Estação a Ipiranga do Sul, este tronco ao começar a se mudar de cidades foram a Chapecó,Sc, onde os pais de José e tios, no caso Dante Santin e José Antonio Santin compraram um moinho da Familia Giacomazzi e se fixaram nas Proximidades da Fazaenda Zandavalli em Linha de mesmo nome, inclusive com fotos e historico ja publicado neste blog.


Na compra deste moinho,  Dante Santin, seu irmão José Antonio Santin deram em negócio aos Giacomazzi as terras que eles Santin tinham ai próximo ao Estacão e tambem a Ervateira que tinham no mesmo local, ficando com o moinho em Linha Zandavalli.


Segundo me disse primo José das Telas Santin de Chapecó, ele tambem havia se mudado para a região de Videira e Caçador, em Sc, onde até conheceu um conjunto de Musica da Familia Santin, que agora até não lembra os nomes dos musicos, mas que posteriormente resolveu retornar a regiao da grande Chapecó onde vive até hoje em dia.


O tronco do video, de Reinaldo Santin hoje vivendo em Lages, Sc, onde a irmã do Reinaldo é esposa do atual Prefeito senhor Ceron, que tambem foi deputado em SC, e hoje comanda a capital do Planalto Catarinense, Lages.

No video tem irmão do pai deles, tio Jacob Santin era segundo ela Maria Mezarobba Santin, a segunda Amabile Gaiato Santin, depois  Henrique, Angelina, Rita, Amélia de Campos Novos, depois Celso, depois Joanin que assoviava, depois ela fala do tio Dante Santin de Chapecó, depois ela lembra do Padre Jandir Santin e da filha do seu Ernesto Santin de Curitiba, Adelino Santin filho do falecido José Santin, mais filhas Maria e Mercedes e Celi, depois Helena e Pascoa que mora em Mafra, Sc, depois chegou outro primo, que ainda não sei o nome.


Talvez eu não tenha conseguido traduzir bem e entender o que estava sendo dito pelos primos, pela quantidade de nomes e familiares aqui mencionados, mas vamos ouvindo e lendo o bate papo e eventualmente corrigindo eventuais distorções aqui escritas por engano, pela quantidade e diversidade de pessoas do nossa Grande Familia Santin Brasil.


Hoje mesmo, 14 de março de 2019, mais de vinte e quatro anos depois da gravação e entrevista, falei com primo Reinaldo Santin, agora em Lages, Sc, onde esta em tratamento de saude, se recuperando muito bem, toda minha gratidão a ele e demais familiares de distintsas cidades e estados que me ajudaram e ajudam na obtenção dos dados da nossa grande Familia Santin Brasil, somos mais de cem mil descendentes, mas de um em um chegaremos ao destino, cada um sabendo seu tronco familiar num contexto unico, muito obrigado a todos,


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário