quinta-feira, 14 de março de 2019

Nonas Anita Santin Bernardon e sua Irmã Antonieta Santin Pompermaier, Ilópolis e Arvorezinha, Rs, 2008



Entrevista gravada em Novembro de 2008 em Ilópolis, Rs, na casa do nona Anita Santin Bernardon e seu marido nono Bernardon, para onde fui com nona Antonieta Santin Pompermaier, irmã de Anita, ambas filhas de Santo Santin e netas de Arcangelo Santin e de Domenica De Bortolli Santin, simplesmente chamada de Nona Menega, em alusão ao seu nome Domenica, ja nono Arcangelo Santin tinha o apelido de PESCAROLO, talvez por gostar de pescar ou algo parecido, que ao certo hoje tantos anos depois, não temos certeza disso, mas até imaginamos, porque alguns netos e bisnetos desse tronco Santin deram continuidade a vontade e paixãoi do bisavô pela pesca.

Aqui nona Anita, na ocasião ao certo eu não lembro a idade dela, mas seguramente tinha mais de 90 anos, e o nono Bernardon, seu marido que estava sentado ao lado da esposa Anita, lembro me perfeitamente que o nono faltavam poucos anos para completar 100 anos, ao certo não sei corretamente, mas vou me informar e corrigirei em breve.


A lucidez das duas irmãs Anita e Antonieta bem pode-se escutar pelo áudio e vídeo, muito lucidas, alegres e inteligentes, lembrando de tudo dos pais, amigos, dos nonos e nonas, seus costumes e na grande cantoria que faziam, alem dos utensílios e móveis de trabalho para que a vida pudese ser melhor, mais divertida, com menos risco, enfim, muita inteligência e coragem para enfrentar a tudo e todos, sempre com religiosidade e familia, o bem maior.


Aqui nona fala da avó Menega, que tinha uma casinha fora da casa para fazer fogo numa caixa de madeira, segundo disse, cujo interior era todo protegido por pedras e barro, ela deve estar se referindo ao fogoler onde se fazia toda alimentação da familia. Faziam fogo separadamente em local próprio, fora da casa grande.

Dona Anita relembra da nona Menega, era morena, bonita, relembra dona Antonieta, tinha rolo para espichar a massa, fazia toda comida, e o nono Pescarolo ela não lembra que gostase de caçar ou pescar, ele tinha parreiral grande e que fazia muito vinho.

Dona Antonieta contando que cuidava de seus sogros, e que recebeu visita de um amigo que residia próximo dos nonos Santin, ou melhor, da Família Dorigo Santin, porque a esposa e mãe das duas entrevistadas era da Familia Dorigo e se casou com Santo Santin, por isso familia Dorigo Santin, contava que residiam próximo a Linha Terceira ou Tres de Maio em Guaporé, Rs, que as moças começavam a cantar e o nono que havia ido dormir, ouvia a cantoria e levantava vindo cantar com todos.


Nona Anita cantou e encantou a todos, muito linda recordação. Cantou Meu Pé de Cedro.  Depois nona Antonieta cantou Morena Linda Morena, linda cantoria.  Depois cantaram tambem algumas modas em dialeto Veneto ou Talian.  Depois interpretaram Massolin de Fiori.


Linda Recordação que hoje compartilhamos,


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário