Camila Santin, Don Angel Santin Santin e esposa dona Eliana, com Lurdes Férri Racoski minha cunhada em Erechim, Rs.
Don Angel Santin Santin e familia com meu tio Ernesto Romitti Santin, Don Angel e tio Ernesto são primos, porque Juan pai de Don Angel era irmão de Santo, meu avô e pai de tio Ernesto.
Será que eram parentes, até o cabelo ou a falta dele são iguais, DNA gemeo.......
Camila, sua avó Eliana e querida tia Geny Martinelli de Albuquerque, minha tia amada e irmã de minha mãe Nilva Martinelli Santin.
Tio Moreno Moraes de Albuquerque e tia Geny, nos recebem em sua casa com Don Angel e dona Eliana.
Nesta foto na casa de minha amada mãe Nilva Martinelli Santin, sentada ao centro da foto, a sua direita querida tia Teresa Santin Begotto, com Don Angel e dona Eliana.
Em pé da esq. para direita : Tio Ernesto, Camila Santin, Henrique, Cristiane e Mercedes Spiller
Dona Eliana e Cristiane minha irmã. grávida de 8 meses da Valentina Santin Pereira, ja presente na foto, porem ainda na barriga de sua mãe, foto foi dia 12 março e Valentina nasceu 5 de Abril de 2008
Casal Primos Chilenos comigo e tia Teresa Santin Begotto na sua casa
Aqui, Don Angel e Eliana com tia Teresa e ao meio a prima Liamar Santin Simonetto, muito feliz em conhecer o primo Chileno e achou ele muito parecido com nosso Nono Santo Vanzella Santin
Aqui foto, Lia, Don Angel e esposa e nosso primo Renan Begotto, filho do Neri Begotto e neto da tia Teresa Santin Begotto
Nesta foto, casal primos Chilenos com Altair Evaristo Santin e sua esposa dona Iracema Berticelli Santin, onde fomos saborear um cafézinho da SIL Torrefação de Café em Erechim Rs
Aqui foto da visita dos primos Chile ao Nono Primo Santin e dona Conceição Dutra Santin de Erechim. Nono Primo era filho de Luis Santin e neto de Santo Gislon Santin, que por sua vez Santo era irmão de nosso bisavô Giuseppe Gislon Santin. Nono Santo Gislon Santin faleceu no Chile, vitima de queda de animal cavalar e poosterior afogamento nas agua do Rio Tolten, na proximidades de Pitrufquen Chile em 28 de dezembro de 1911, quando ele iria vender algumas cabeças de gado com pessoal da região, foi resgatado por uma rede no rio Tolten, um dia depois de sua morte. Santo era conhecido peli apelido de PADELO, por ter sido militar e tambem padeiro, ainda quando vivia na Itália. Era muito rigoroso e duro, não bebia nada e era muito correto e estava sempre prestes a ajudar a quem quiser que fosse. Depois de sua morte, a viuva do Padelo se chamava nona Pasqua Tognon Santin, que mesmo antes de sua morte ja falavam em retornar ao Brasil, ai sim que ultimaram os preparativos e tão logo possivel retornaram ao Brasil, fixando residêncioa em Linha oito dos Santin em Gaurama, Rs, ou mesmo Linha Sete dos Santin, porque tinham quase vinte familias Santin que residiam naquele local.
Nono Primo e esposa dona Conceição, comigo e casal primos Chile e sobrinho da Nona Conceição e grande gaiteirto residente no Norte do Brasil, que veio visitar os tios e demais familiares na grande Erechim
Aqui uma visita na casal primo de vermelho senhor Olivio Maurilio Alberti Santin e sua esposa dona Ivete Argenta Santin, com cunhado Braz e esposa em Erechim.
Olivio Maurilio tambem e parente nosso pelos Santin, mas sua mãe era da Familia Alberti, tambem emigrados de Guaporé ao Chile e vindos juntos até Gaurama, quando do retorno do Chile, diria eu, mais que amigos e parentes.
Prima Lisiane Santin Simonetto, filha de tia Rosa e Severino, tambem impressionada na semelhança de Don Angel com finado Nono Santo, avô nosso e tio do Chileno
Tia Teresa, Preta ou Lisiane, Don Angel , Eliana e Camila e Daiana Begotto de Souza, neta da tia Teresa em minha casa, ja tarde da noite, e ao fundo, outro LINDO RECUERDO, o quadro da INDIA MAPUCHE catando lenha para o fogo, as margens do Lago Villa Ricca Pucon, quadro magistralmente pintado pelo primo Chileno SÉRGIO ZAMPESE HAERTLING de Temuco Chile, presnte ganho por ocasião do meu aniversário de casamento em 05 de Janeiro de 1996, quando completamos 16 anos de casados eu e esposa Ivone Pierina Férri Santin.
Observação : Devido as dezenas de HOMONIMOS na medida do possível, sempre ao escrever o nome de alguem, procuramos colocar sempre o sobrenome da mãe primeiro, para diferenciar umas das outros, porque sem isso é bem fácil a gente se perder. Exemplo : Meu pai era Antonio Santin, porem eu coloco sempre Antonio Romitti Santin, porque se não fazer assim, a gente acaba se pérdendo de tantos homônimos. No Brasil é assim, ok.
Porem no Chile é diferente. La coloca-se primeiro o sobrenome do PAI e depois o sobrenome da mãe, sempre assim. Por isso o pai de Don Angel, aqui no Brasil foi registrado como Giovanni Santin, filho de Giuseppe Santin e Maria Vanzella Santin. No Chile seu nome era Juan Santin Vanzella, vejam a grande diferença, é preciso cuidar para a gente não se enganar, ok.
Gladimir José Santin
Erechim Rs 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário