sábado, 20 de abril de 2019

Entrevista Ferdinando Franceschini Santin e Letícia Vivian Santin, Gaurama, Rs, 21 Agosto 1994


Entrevista realizada em Gaurama, Rs, na Linha Oito dos Santin, por mim Gladimir José Santin, em 21 Agosto de 1994, com Patriarca da Familia Vivian Santin e sua esposa, senhor Ferdinando Santin e dona Letícia Vivian Santin, pais de numerosa família, parentes e amigos nossos, hoje residentes seus descendentes em diversas cidades e estados do Brasil.

Em 1994, após participar de diversos foruns sobre etnia Italiana, ouvi de grandes mestres do assunto, dentre eles, Freio Capuchinho Rovilio Costa, um dos escritores e editores do então CORREIO RIOGRANDENSE,  tambem Frei e Escritor ARLINDO ITACIR BATISTEL, tambem capuchinho e do Correio Riograndense, Frei LEONEL SANTIN, frei Capuchinho e colaborador do Correio Riograndense, Professor SILVINO SANTIN da Universidade Federal de Santa Maria, Rs, Professores da UFSM Osvaldo Dal Lago e sua esposa Romi Julieta Dal Lago, enfim, outra dezena de ilustre e magníficos professores e especialistas em imigração Italiana no Brasil, todos diziam a quatro ventos, que nós PRECISÁVAMOS GUARDAR AS RAIZES DAS NOSSAS FAMILIAS, seja nos objetos pessoais e outros, seja na linguagem viva dos nossos antepassados, avós, pais, tios, primos e demais familiares que compunham a essência de nossa gente.

Participei ativamente do I Encontro da Juventude Tri Veneta no Brasil, realizado em Itajaí, Sc, ainda nos anos 90, e lá ouvi a BÍBLIA das recordações. Quem disse isso foram professores Mestres dentre eles : LUIS ALBERTO DE BONI, depois CIRO MIORANZA por vezes dito MIGLIORANZA, porem é sempre a mesma pessoa, e tambem no encontro falou e rezou missa em Talian o tambem professor Frei ARLINDO ITACIR BATISTEL, e todos, enfáticos, dizendo que nos anos 1970 todos eles, pegaram seus GRAVADORES e foram para as colonias na serra gaucha GRAVAREM EM AUDIO  os nonos e nonas, para que não se perdessem costumes, falas, histórias, etc, etc, etc.

Sera objeto de futuras publicações neste blog, as falas, discursos, promessas e outras, que foram dita no tal I Encontro da Juventude Tri veneta no Brasil, em Itajai, Sc, ha  mais de 20 anos atras, gravei todo encontro e vou publicar no blog. Naquele momento vislumbrei um desejo antigo meu em gravar em audio e video o que eu ouvia dos mais antigos, por assim diser, os primeiros vindos de cada familia SANTIN, E ESTE VÍDEO E CENTENAS DE OUTROS QUE GRAVEI são a certeza que eu estava correto.

Neste dia da entrevista com nono Ferdinando Santin e esposa, eu havia ido até Gaurama, na companhia de meu tio ERNESTO ROMITTI SANTIN, fomos na casa do senhor ALBERTO SANTIN SANTIN, que residia próximo a estrada principal na entrada de Gaurama, lado direito, falamos com ele e sua família, tomamos um chimarrão e ele nos indicou ir ao nono Ferdinando, ele Alberto nos disse que nono Nando tinha grande sabedoria e lembraria fatos da imigração Brasil/Chile e Chile e Brasil, posteriormente. Nós de primeira, fomos a casa do Nono Ferdinando, la chegando encontramos o casal com o filho Juvelino Santin, com quem falamos e posteriormente fui gravar com o casal as imagens e histórias que voçes ouvirão agora. 

Ferdinando Santin, nascido em Gaurama, Rs, mas registrado em Getulio Vargas, Rs, em 20 agosto de 1915, filho de Carlo Santin e Stella Franceschini Santin. Casou-se em 24 de Fevereiro de 1938 em Gaurama, Rs. Segundo nono Ferdinando, seus pais se casaram no Chile em Valdívia, inclusive ja publicado neste blog a certidão do matrimonio.

O Casal Carlo e Stella tiveram dez filhos : Angelo, Ferdinando e Cândido, homens. Mulheres : Helena, Carmela, Cecilia, Virginia, Angela, Elsa e Eleda. Essa é a Familia Franceschini Santin, assim chamada por mim. Os avós desta linda familia eram : Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin. Tambem vieram da Itália ao Brasil em Monte Belo Sul e Guaporé, Rs, depois em 1906 foram ao Sul Chile em Pitrufquen e de la iniciaram seu retorno ainda em 1911, diferentemente de minha familia que inicio regresso em 1915/18 para a região de Erechim, Gaurama e Barão do Cotegipe, Rs.

Neste sábado de véspera de Páscoa em 20 abril de 2019, tantos anos depois, publico este pequeno trecho da entrevista para Homenagear todos os Descendentes desse tronco da Família Franceschini Santin, gratidão eterna a essas pessoas maravilhosas que deixaram a sua marca na história por todas virtudes ensinadas e por nós vividas até hoje, abraço grande, GRATIDÃO ETERNA, OBRIGADO,


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

2 comentários:

  1. Querido Glademir, que grande presente você nos deu nesta Páscoa , ver e ouvir a voz dos meus nonos, quanta saudade... que Deus te abençoe sempre e retribua em dobro seu esforço em guardar nossas raízes! Muito obrigada! Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  2. Obrigados primos. Não faço nada sozinho, todos me ajudaram e ajudam até hoje, faz 40 anos que pesquiso a grande Família Santin Brasil, espero a ajuda de todos, cada um escrevendo matéria sobre seus troncos familiares, os meus troncos são : Férri Santin de meu filho Jeferson. Martinelli Santin o meu tronco. Romitti Santin tronco de meu pai Antonio. Vanzella Santin o tronco de meu avô Santo. Gislon Santin o tronco de meu bisavô Giuseppe.

    Façam voçes tambem as histórias de seus troncos familiares, assim estaremos preservando toda nossa história, grande abraço e FELIZ PASCOA 2019.

    Ao publicarem seus comentários, favor colocarem nome completo, cidade e email, para eventual contato, obrigado, Cordialmente,

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs
    Dongiuseppesantin@gmail.com

    ResponderExcluir