Entrevista de 1994, gravada em Gaurama, Rs, com casal de Primos Ferdinando Franceschini Santin e sua esposa, onde ele relembra os primos e demais familiares que se mudaram de Gaurama, Rs, para outras localidades, dentro e fora do estado. Inclusive citando nomes de primos e outros familiares e amigos.
A certa altura, perguntado do porque se mudaram de Guaporé, Rs, em 1906 para o Chile, claramente o octagenário nono na ocasião mencionou o que ouvira de seus pais e tios, de que um empresário Chileno, ou até Italiano, de idéias mirabolantes, havia convencido aos Italo-Brasileiros residentes em Guaporé, Rs e adjacencias a se mudarem ao Chile e que la iriam ganhar grande quantidade de dinheiro e melhorar de vida, no que estava redondamente enganado.
Relembrou na ocasião o Nono Ferdinando Franceschini Santin, que os imigrantes foram na onda do empresário e que os mesmos foram logrados e iludidos, não sabe precisar quantos pessoas e familias foram, mas mencionou Santin, Franceschini, dentre outros.
Este empresário aqui citado, sem lembrar de seu nome, era na verdade a figura do italiano Giorgio Ricci e seu irmão que em sociedade com o Chileno Salvatore Nicosia, em convenio com o governo, se propuseram a Colonizar grande parte da Araucania Chilena, iniciando por Capitan Pastene e posteriormente por Pitrufquen e outras cidades na região.
Segundo se le hoje em dia na internet, a região da grande Pitrufquen na epoca era um grande Pantâno, praticamente impossivel de ser usado para agricultura e pecuária, enfim, atividades de colonos familiares, onde iriam viver e sustentar suas familias, que foram ali colocadas e posteriormente de certa forma, abandonadas pelos colonizadores, uma vez que os mesmos abandonaram a região, deixando os agricultores a própria sorte, tudo demonstrado atualmente em diversos livros publicados na grande midia, e vejam os senhores, falamos de 1906, portanto de hoje são 113 anos depois.
Foram de navio desde o Brasil ao Chile, e disse ter algumas fotografias da familia e que a maioria era careca e ruivos, poucos sendo morenos. Disse que seu pai faleceu em 1974 e tinha 91 anos de idade, aproximadamente.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário