terça-feira, 26 de novembro de 2019

Primo Domingo Zampese Santin, 85 Anos, Temuco Chile, Aciendo Mate, Janeiro 2008


Janeiro de 2008, Temuco, Capital da Araucania Chilena, casa do Primo Domingo Zampese Santin, filho de Angelina Vanzella Santin e Antonio Zampese Capelaro, ambos Brasileiros, filhos de pais Italianos, emigrados solteiros ao  Chile em 1906, la namoraram e se casaram, tiveram cerca de 8 filhos, ainda hoje ano de 2019, vive em Pitrufquen o ultimo filho do casal, Engenheiro Mecânico Don Pedro Zampese Santin, trabalhou muitos anos no Chile e por mais de 40 anos em Cuba, para onde foi trabalhar em 1961 e retornou ao Chile em 2001.

Neste vídeo, gravado por mim Gladimir, temprano de la manana, como dizem os primos Chilenos, cerca de 7.30 hs da manhã, encontrei o querido primo Domingo Zampese Santin, na ocasião em 2008 tinha 85 anos de idade como bem disse na entrevista, ele estava fazendo o seu MATE, sim no Chile não se diz chimarrão e sim MATE,  que na verdade é a mesma coisa, todos derivados da Erva Mate, seja mais verde como gostamos nós gauchos ou mais amarela e antiga como gostam os Argentinos e Chilenos.

Primo aqueceu a agua, porem não muito quente como nós gostamos, adicionou certa e pequena quantidade de açucar, disse que falou com sua doutora que autorizou a adicionar um pouquinho de açucar, bem pouco, no que ele atende e gosta muito.

Primo Domingo continuava uma tradição que seu pai Antonio Zampese cultivava muito no Chile, sempre dizia que ele usava a Erva Mate Curitiba, a qual era vendida em Temuco. Disse que tomava um quarto de litro de agua pela manhã e no dia todo, acreditava tomar um litro ao dia de mate.

Usava como cuia, uma xicara normal com uma bomba, disse que sempre tomou o maté, ha anos que ele gostava, disse que ha cerca de tres anos atrás iniciou tomar umas cuias a mais, por assim dizer.

Usava cerca de duas a tres colheres de erva mate com certa quantidade de palitos, como bem podemos ver nas imagens, e a agua não muito quente.



Gladimir   José   Santin
Erechim   -   Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário