sábado, 9 de novembro de 2019

Tenente Reformado da Aeronáutica Primo Rubens Franco, Primeiro Gerente Banco Itau, Erechim, Rs


Neste Vídeo gravado por mim em 2019 numa visita a residência do primo Ronald Franco em Porto Alegre, Rs, ele filho do Tenente Reformado da Aeronáutica em SP primo Rubens Franco,  ele Rubens neto de Elisa Vacchi, nossa trisavó.

No Video o filho Ronald, relembra a trajetória de seu pai, militar e apaixonado pela história da família, ele chega a dizer de todo o saudosismo que observava em seu pai, pelas relíquias que ele guardou e escreveu ao longo de sua vida, ja que ele havia nascido no ano de 1926, e depois de certo tempo, ingressou na carreira militar na aeronáutica em São Paulo, onde viveu por anos e se casou por la.

Depois de cerca de dez a doze  anos de atividades na aeronáutica, vítima de acidente de trabalho, foi reformado e aposentado pela mesma. Após algum tempo, recebeu convite para vir fundar o Banco Itau em Erechim, Rs, de pronto atendeu ao chamado e veio a Erechim como gerente da instituição bancária.

Nessa parte entro eu na jogada, por volta de 1973/75, meu querido pai Antonio Romitti Santin era grande cliente do Banco Itau de Erechim, onde teve conta ele e depois minha mãe Nilva Martinelli Santin por cerca de 30 anos, clientes especiais e preferenciais, e eu nunca soube o motivo de tanta gratidão, agora entendo bem o porque, uma vez que primo Rubens Franco era primo irmão de meu avô Gino Strapasson Martinelli, e meu pai como genro de Gino, passou a ser tambem amigo e parente de Rubens, essa era a relação verdadeira, séria e de confiança, entre o cliente Antonio e o Banco.

Outra, seu Rubens, como cunhado e amigo de Osvaldo Bez, grande amigo de meu pai Antonio, e assiduo frequentador do Erechim Sauna Clube, onde vivia e trabalhavam meus pais e eu e toda a familia, tinha uma duradoura relação de amizade e parentesco, agora revisto e reconhecidos pela gravação agora divulgada.

Seu Rubens se casou com Miriam Franco sua esposa, cultivou muitas raízes e eram ambos muito FAMILIA,  depois de alguns anos de vida, ja em cadeiras de rodas, passava todos dias pesquisando e entrando em contato com todos familiares, mesmo os de longe por assim dizer, fazendo a verdadeira ARVORE GENEALOGICA VIVA, com nomes, dados, histórias e Fotografias da familia e seus descendentes.

Depois de alguns anos da morte de Rubens, a esposa passou a guardar os documentos, e agora ha cerca de tres anos atras, segundo disse filho Ronald, por falecimento de sua mãe Miriam ele passou a ser o guardião dos tesouros escritos e fotograficos das familia Vacchi Franco e de muitas outras.

Agora em 2019, depois que eu falei com amiga e colega de profissão de Trabalho em Consórcios, senhora Cleide Franco,  quer foi esposa do primo Ronald e com quem tem linda familia, por intermédio dela obtive o telefone e endereço do primo Ronald, que se colocou a disposição e me deu cópia de todos os documentos e fotografias guardadas por seus pais, verdadeiros tesouros antigos que agora partilhamos para com todos.

Por um periodo, primo Rubens Franco resolveu ser jornalista, trabalho no Jornal A VOZ DA SERRA de Erechim, Rs, onde ele tinha um Crônica ou pagina no Jornal, chamado CANTINHO DA SAUDADE, onde publicava seus textos fotos e impressões gerais de suas pesquisas, geralmente em torna da familia e amigos.

A Página e Crônica era sempre voltada para a Cultura de Erechim e região, devemos partilhar com a comunidade em geral. O sonho de seu Rubens, de Ronald e meu tambem é talvez um dia escrever um Livro narrando toda esta linda trajetória de familia, de vida e porque não dizer de SUCESSO.

Gladimir   José   Santin
Erechim   -   RS
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário