Procuração que fizeram SANTIN SANTO e sua mulher PASCHOA TONON SANTIN, em 08 de Outubro de 1906, portanto antes de sua viagem ao Chile, com poderes para vender, receber e proceder da melhor maneira possível, na venda do Lote Rural 105 ( Cento e cinco ) da Linha Tres de Maio em Guaporé, Rs a CECHELLE MATTEO, vizinho e amigo da família.
Testemunhas do negócio : JOÃO GHELLER E GIOVANNI SANTIN
Assinando a Rogo dos Outorgantes vendedores, por declararem não saber escrever : SANTIN ANTONIO, tambem residente em Guaporé, Rs, e conhecido do notário.
Na outra folha ou no verso do documento cuja cópia encontra-se Arquivada na SARH Arquivo Público do RS cuja autenticação no verso data de 19 de janeiro de 2009, quando lá estive pesquisando.
Em outra folha do documento, assinaturas de : SANTIN SANTO, DAMO GEREMIA, DAMO PIETRO, SANTIN GIOVANNI e CECHELE MATTEO.
Em outra folha, assinaturas : SANTIN SANTO, SANTIN ANTONIO E SANTIN GIOVANNI.
Publicamos este material, para a pesquisa dos amantes da história como eu, da nossa genealogia e para a preservação da história linda dos nossos ancestrais.
Em tempo : Santo Santin ou Santo Gislon Santin, mais conhecido como PADELO, faleceu no Chile, vítima de queda de animal cavalar e fratura de costelas, afogou-se no Rio Tolten, como ja bem publicado anteriormente. Sua esposa, depois de sua morte, e mesmo antes dela, ja queriam retornar ao Brasil, estavam inclusive vendendo umas cabeças de gado que tinham, e por motivo da venda desse gado Santo foi com os compradores para entregar o gado e foi achado morto nas aguas do Rio Tolten, um dia depois de ter saido de casa. Por isso e mesmo antes disso, a familia ja havia decidido que voltaria ao Brasil e de fato veio residir na região da grande Gaurama, Rs, bem próximo a Erechim, onde criaram toda familia, composta por tres filhos Homens : Luiz, Felice e Mateus e outras tres ou quatro mulheres, eram elas : Anna, Angela e Maria. Anna e Angela se casaram com outros dois Santin, Anna com Jacób Santin e Angela com Giovanni Santin, elas duas irmãs e eles dois irmãos, eles do tronco Zanchet Santin de Margarida Zanchet Santin e Giovanni Santin.
Santo Santin, mais conhecido por Padelo, era irmão de meu bisavô Giuseppe Gislon Santin, ambos filhos do Italiano Domenico Santin e Angela Gislon Santin ( sua esposa do segundo casamento, uma vez que a primeira esposa era tambem Angela Mezarobba Santin, por morte dela se casou novamente com Angela Gislon Santin ).
Meu bisavô, Giuseppe Gislon Santin, mais conhecido por Giuseppin, por ser de porte pequeno estatura, faleceu em Errechim, Rs, em 01 de setembro de 1918, nem um ano depois de retornar com parte da familia do Chile, uma vez que os tres filhos mais velhos continuaram a residir naquele pais, eram eles : Juan Santin Vanzella casado com Julia Santin Mezarobba, Antonio Santin vanzella casado com |Dileta Tesser Pavan e Angelina Santin Vanzella casada com Antonio Zampese Capellaro. Na ocasião do retorno em 1915/17 do Chile ao Brasil, na ocasião todos residiam na região de Pitrufquen na Araucania Chilena, cuja capital é Temuco.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário