domingo, 8 de dezembro de 2019

Livro Polenta e Liberdade, Frei Capuchinho Arlindo Itacir Batistel



 Frei Arlindo Itacir Batistel, Valdir Barbosa e Gladimir Santin

 Frei Arlindo, Hélio Martinelli Cechet e Valdir Barbosa


Grandiosa oportunidade de entrevistar, aprender e dialogar com Frei Arlindo Itacir Batistel, Frei Capuchinho de grandiosa carreira religiosa, outro apaixonado pelas causas Italo-Brasileiras e Sul Americanas de nossa brava gente, entrevista gravada na casa dos Capuchinho em Lagoa Vermelha em dezembro de 2019.

Conheço o Frei Arlindo Itacir Batistel ha mais de vinte e cinco anos, quando ainda ele servia a causa Capuchina e Católica na grande Porto Alegre, Rs, onde residia e colaborava com Frei Rovilio Costa da EST Edições, lá na Rua Veríssimo Rosa, no Partenon em Porto Alegre, Rs, onde inclusive tive oportunidade de entrevistá-lo e juntamente consigo ao Frei Rovilio Costa, ainda em 1994, portanto ha mais de vinte cinco anos.

Depois daquela ocasião em Poa, Rs, tive a oportunidade de conviver com o Frei Arlindo, quando ele foi celebrar a Missa em Dialeto Veneto por ocasião do Primeiro Encontro da Juventude Tri-Veneta em Itajai-Sc, durante quatro dias, de quinta feira até domingo, no Parque da Marejada, na ocasião.

Posteriormente, tive noticias que ele atuava junto ao Jornal Correio Riograndense na Serra Gaúcha, depois em novo contato falamos e ele servia a Igreja em Otávio Rocha, Rs e agora em Lagoa Vermelha.

Sou um fã e assiduo leitor dos livros do Frei, porque gostamos desse tema das Origens Italo-Brasileiras, do ontem, hoje e amanhã, raízes das nossas familias, suas lutas, enfim da nossa vida.


Frei Arlindo autografou o maravilhoso livro por ele escrito, POLENTA E LIBERDADE, trabalho de preservação da grande epopéia da imigração Italiana,  as expectativas que tinham ao sairem da Itália para vierem ao Brasil, desde o Porto de Genova, aqui chegando em terras Brasileiras, o que encontraram, como puderam vencer todo tipo de adversidades,  aqui chegados, foram largados no meio do mato, a própria sorte e se vierem......... o livro conta detalhadamente cada momento dessa epopéia e com fundamentação histórica, baseada nas pesquisas feitas e em dezenas de entrevistas gravadas pelo frei o sua equipe, tanto no Brasil quanto na Itália, ouvindo pessoas de larga idade e experiência, que ouviram e viveram as histórias de seus pais e avós.

Frei Arlindo Itacir, ja publicou cerca de Sete Livros, e colaborou em mais de uma dezena de outros, eu inclusive me sinto um próprio filho desta causa, mas apesar de não ter escrito nenhum livro, me sinto de certa forma homenageado, porque nosso blog tem mais de oitocentas matérias publicadas, cerca de um mil e trezentas horas de gravações em vídeo e áudio realizadas, portanto daria para escrever muitos livros, mas enfim, o motivo e salvar, guardar, informar e compartilhar para com todos.

Para quem quiser contatar o Frei Arlindo Itacir Batistel e adquirir os livros ou outros de sua autoria, vai ai o telefone de contato :

Telefone :  054 99925 0790 Operadora Vivo - Lagoa Vermelha Rs - Endereço Casa dos Capuchinhos - Centro - Whatsapp

Em conversa com o entrevistado, me confirmou que como eu, ele tambem fez dezenas de horas de entrevistas gravadas em fitas cassete, algumas ja tranformadas em digital e outras acabaram se perdendo por conta dos anos e da umidade, porem o Frei fez o registro escrito de todo material de seu numeroso acervo, o que preservou todo tipo de informações que ele colheu nas dezenas de entrevistas feitas.


Gladimir   José   Santin
Erechim   -   Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário