Como viajante ou representante comercial que foi por décadas, viagei por diferentes cidades, regiões e estados, especialmente pelo Oeste Catarinense, Sudoeste e Oeste do Paraná, fronteira, Missões e Alto Uruguai Gaúcho. Trabalhei por mais de vinte cinco anos como Represetante de Vendas e outros do Consórcio Sponchiado ou Líder Administradora Ltda, a qual tinha grande representatividade com concessionárias de várias marcas na região, mais especialmente da marca Chevrolet. Por decadas desempenhei diversas funções na area de vendas e administração dos consórcios, sendo grande conhecedor do mercado especialmente relativo a abertura e desenvolvimento de grupos exclusivos de consórcios de automóveis e outros. Dentre as milhares de visitas que fazíamos, passei a encontrar dezenas de pessoas na maioria filhos, netos ou descendentes de gaúchos, seja do Alto uruguai ou mesmo da Serra Gaucha, masi especialmente as regiões de Erechim, Marau, Guaporé, Encantado, Bento Gonçalves, Monte Belo Sul, Antonio Prado, Veranópolis, Flores da Cunha e dezenas de outras. Comecei a desenvolver o interesse em saber das origens, seja de minha como de dezenas de outras famílias. Nesta pequena entrevista em Grupo, gravada em São Miguel do Oeste, Sc, na casa da Familia Ciotta Santin, cuja matriarca na ocasião com 84 anos de idade, quando eu cheguei ela estava na lavoura da familia cultivando milho e batata doce, depois de algum tempo e muita insistência veio falar conosco e com demais familiares presentes neste vídeo. Tratava-se de Nona MARIA CIOTTA SANTIN, avó do Rogério e demais irmãos de Porto Alegre, Rs, sogra de dona Carmen Bergamaschi Santin de Poa, Rs, ela era natural de Guaporé, Rs, onde se casou e onde iniciou sua familia, aqui neste vídeo com grande presença de filhos, nora e netos. A data da filmagem foi 12 de Novembro de 1994, na casa da Família Ciotta Santin na saída de São Miguel do Oeste, Sc, para Guaraciaba, para onde fui posteriormente, acompanhado pelo primo Félix Ciotta Santin, presente nesse e em outros vídeos. Gratidão e alegria por compartilhar com todos estas lindas imagens.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito obrigada por essa memória tão maravilhosa da minha amada Nona Santin. Me emocionei muito. Não tínhamos nenhum vídeo dela. Que saudade... Obrigada por eternizá-la pra nós.
ResponderExcluirE parabéns pelo seu trabalho de resgate da memória da nossa família.
Jane Santin
Obrigado dona Jane, história se faz assim, contando e gravando, essencial para preservação da nossa memória familiar.
ResponderExcluirGrande abraço e obrigado.
Em tempos de quarentena, é bom relembrar os ensinamentos dfos antigos, de onde viemos e como, abraço.
Gladimir, a Maria fala de Mariuzza e D Domenico que são Fiurlanos ligados à família Santin, que saíram de Monte belo. É gostoso ouvir a história contada e vivida.
ResponderExcluirSim cara prima Adriane e demaisa familiares. Os Nomes e sobrenomes de nossos ancestrais são mantidos, como parentes, amigos, vizinhos, enfim, laços de amizade solidariedade, ajuda mútua a vencer os desafios, ainda mais agora ja um século depois da imigração, ninguem esquece de nada.
ResponderExcluirFamilias Mariuzza, Di Domenico, Fillippon, Fellipi, Palombit, Tesser, Vanzella, Tognon, em especial MEZZAROBBA, sim Mezzarobba em especial, porque cerca de oitenta por cento das nonas Italianas eram da Familia Mezzarobba e se casavam em grande parte com os SANTIN, depois De Bortolli, Tesser, Rasador, dentre dezenas de outras familias, tambem Martini, Longo, Alfieri, Zampese, Alberti e muitas outras fazem parte dessa descendência genealógica, mas temos várias centenas mais de familias importantes e decisivas nesse contexto todo.
Abcs.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com