Entrevista gravada em Erechim, Rs, em 23 de março de 2019, com amigo e parente Ossires Cansian, filho de Helena Santin Cansian e Giuseppe Cansian, familia de Guaporé, Rs, que teve ao todo dezenove filhos, sendo ele Ossires o nene da família e unico ainda vivo, tem hoje cerca de 95 anos de idade. Foi aluno Marista, Professor, Comerciante e Contador durante grande parte de sua vida.
Neste vídeo nono Cansian assim conhecido e amado por todos, relembra o que ouviu de seu pai e do avô, que vieram em cerca de setenta pessoas da Familia Canssian ou Cansiani desde a Itália até São Paulo, onde trabalharam nas lavouras de café durante cerca de dez a doze anos.
Depois sabedores de noticias que no Sul o governo estava dando ou vendo terras próprias, de imediato se vieram ao sul, mais especifricamente Bento Gonçalves e região e depois se fixaram definitivamente em Guaporé, Rs, nas proximidades da Linha dos Furlan ou Friulani, assim conhecidos.
Nesta Linha conheceu a esposa Helena Santin com quem casou. O Avô Francisco Cansian, soube da venda de terras no sul e veio desde São Paulo, ele tinha boa quantia de dinheiro, e veio ao Sul e comprou terras. Tambem a Familia de Helena Santin tinha certa quantia em dinheiro, segundo dito pelo entrevistada.
Giuseppe Cansian, pais de seu Ossires, começou a trabalhar nas estradas, ele ainda era solteiro, seu batalhão de trabalho era sediao em Bento Gonçalves, Rs, por isso era conhecido pelo apelido de STRADIN, morava em Linha Tres de Maio Guaporé, mas trabalhava em toda região, iam montados a cavalo e tambem a pé.
Segundo disse seu Ossires, os Cansian ou Cansiani eram de Treviso, Itália, e primeiramente vieram trabalhar nos dafezais de São Paulo, mas o desejo grande em serem proprietários de suas terras os trouxe ao sul, mesmo que separando-se dos demais familiares, dos quais nunca mas tiverm contato.
Francisco Cansian o patriarca, veio sozinho ao Sul, acreditando que os outros ou alguns deles viriam atras ou junto, o que não aconteceu. Eram de sobrenome CANSIANI e depois por erro de grafia, passou a chamar-se de CANSIAN, relembra que faziam muito vinho e que quando possivel tomavam uns goles, e brodo de galinha aos sabados a noite e de-lhe baralho em familia.
Relembrou que seu irmão Antonio , tomava uns goles e cantava muito, e que sua mãe Helena não gostava que bebessem até fazer o porre. Tiveram muitos da Familia Santin Cansian que foram membros e professores Champagnat, estudaram em diversos educandários e serviram como Irmãos e Professores por décadas a esta instituição, que muito ajudou na educação e formação da família, inclusive seu Ossires ainda hoje fala o frances com desenvoltura, uma vez que foi professor desta e de inumeras outras matérias tanto no Medianeira como tambem na Rede Estadual de Ensino, tambem é formado em Curso Superior de Letras, pela URI de Erechim, Rs.
Hoje ele vive em Erechim, Rs, onde é cuidado pela filha Miriam, neta e bisneta Helena, a qual é o xodó do avó.
Sou parente e amigo pessoal da familia, e sempre que possível e permitido vou fazer visitas e bate papo com o novantenário primo, sim hoje ele tem cerca de 95 anos de idade, se cuida muito e gosta de tomar vinho. Certo dia indaguei a ele de quando começou a beber vinho e ele me disse que seu pai o ensinou a beber vinho com cinco anos de idade.
Tomar vinho de boa qualidade e em quantidade pequena, essa é a receita da longevidade e saude. Amem.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nesta foto de 27 março 2019 em Erechim, Rs, direita para esquerda : Gladimir, Marcos Cansian , Ossires Cansian e Carlos Cansian, ambos filhos de seu Ossires, moradores de São Borja, RS, em visita ao Pai e demais irmãos e sobrinhos/as de Erechim.
Os Tres irmãos : Marcos, Miriam e Carlos Cansian, com o pai Ossires de 94 anos na ocasião.
Grande amigo e parente Marcos Cansian, um batalhador, batalou ferozmente pela vida, infelizmente hoje é falecido, nossa gratidão eterna em sua memória, ele que era dono de um dos melhores Restaurante da Região de Fronteira, Restaurante Algo Mais, em São Borja Rs, onde hoje é administrado pela esposa e filhos. Gratidão em homenagem póstuma ao grande amigo e parente.
fui entrevistado por um repórter da TVE de Campo Grande MS, de sobrenome, Cansian, em dezembro de 1997. Tenho esse vídeo para compartilhar com familiares (em memória🙏). Em caso de interesse, favor escrever para elciohiemisch@yahoo.com.br
ResponderExcluir