segunda-feira, 22 de junho de 2020

Senhor Pedro Santin Relembra Famílias Pioneiras Concórdia, Peritiba, Piratuba e Outras , Maio 2019


Conheci seu Pedro Santin e sua família, em especial filha e genro, tambem seu cunhado e sua irmã, numa festa da Familia Santin em Pinhalzinho, Sc. Anteriormente na Festa da Familia Santin em Trindade Rs, eu ja havia conhecido a filha, genro, irmã e cunhado. Em Pinhalzinho Sc foi nosso segundo encontro.

Lá ele me falou sobre os dados dos seus ancestrais, eu de imediato me lembrei do nome nunca esquecido por ele de EMILIA CASONATTO SANTIN, matriarca da familia, que ficou viuva de Domingos Santin em Encantado, Rs, na verdade divisa Encantado e Anta Gorda. Aí começou nossa história e amizade.

Emilia Casonatto Santin, é descendente do Tronco de Pietro Santin e Lucia Feltrin Santin, tambem do Friuli Italiano ( Udine e Pordenone ). Nessa noite na casa de seu Pedro Santin e de seu Genro Airton Zanatta e demais familiares, creio que aproximadamente umas vinte e cinco pessoas, pudemos ter a certeza do que eu afirmava, quando demonstrei em gravação de video do querido primo e amigo, infelizmente ja falecido, senhor PEDRO PAULO SANTIN,  filho de Elia Santin, de Linha Miguelzinho, municipio de Relvado, quase divisa com Putinga, Rs, o qual, dei uma cópia ao seu Pedro, porque eram perguntas e respostas que ele buscava ha cerca de 60 anos, sobre a origem de seus familiares, nesta noite foi chave de ouro, desvendamos as origens, agora a todos aqui publicadas.




Entrevista gravada em Vargeão, Sc, com produtor rural e primo Pedro Santin, 75 anos de idade, na imagem ele, sua esposa e sua irmã presentes no ato da entrevista, tambem seu Genro Airton Zanatta e esposa , seu filho, sua tia Vitória Santin e seu marido, enfim, praticamente uma reunião em família, a qual fui convidado, saboreamos um maravilhoso brodo de pato e galinha de colonia, sensacional ambiente, jantar e maravilhosa entrevista hoje compartilhado com todos. Seu Pedro Santin, Produtor Rural da região e de outros estados, homen experiente, modelo de trabalho e manejo agricola, a certa altura me falou que foi criado quando jovem na região de Piratuba,Peritiba,Concórdia, Sc, nessa micro região do Oeste Catarinense. Eu em muitos anos de pesquisas, ouvi muitas história de Minucci Santin ou Domingos Santin, descendente do tronco de Pietro Francesco Santin e Anna Andreazza Santin, oriundos do Friuli Italiano, Udine e Pordenone, vindos a Bento Gonçalves e Monte Bello do Sul, depois Guaporé, Encantado, Anta Gorda, Marau, Rs e posteriormente emigrados a SC e Pr. Seu Pedro, nosso entrevistado, nasceu em 1944, perguntado se ouviu falar e conhecei o Minucci Santin, disse que conheceu e ouviu muitas histórias a respeito do Comerciante, Colonizador, Vendedor, enfim, homen empreendedor e que ele fazia transporte de mercadorias que vendia de cidades em cidades, tudo com TERNO DE MULAS, de até 9 ( nove mulas ). Acredita ter na ocasião 8 a 9 anos, portanto aprox. 1951/53, ele era comerciante de porcos, trigo, feijão e demais pertences, de um local para outro. Usava mulas para esta atividade. Disse que o Minucci era muito poderoso, tinha muito capital, propriedades, etc. Disse taembem que a colonizadora doava cerca de dez mil metros quadrados para a constituição das comunidades. Lembro de outros colonizadores, como Fioravante Massolini, Neidi Massolini (filho de Fioravante ), lembrou que eles no Lombo de Burros andavam por toda região. Lembrou que a Colonizadora ou a Area de Terra era Cerca Velha, depois de certa altura era Fazenda Ressaca, assim chamada. Tambem lembrou que conheceu senhor Julio Santin, pai do primo Avelino Santin de Quilombo, Sc, que tambem eram moradores da região de Peritiba/Piratuba nos anos 1940/70 aproximadamente, perguntado sobre uma série de outras familias que enumerou conhecer, etc, etc. Sua avó Emilia Casonatto Santin, viuva de Domingos Santin, veio residir na região de SC, para onde posteriormente vieram inumeras familias, vizinhas, amigas e até parentes, muitos enumerados nesta e em outras entrevistas aqui publicadas. Entrevista marcante, com nomes, datas, locais, famílias de pioneiros que com seu sangue, suor e lágrimas, a todo custo, colonizaram e fizeram destes locais um dos melhores ambientes para viver, ensinar e criar as familias, com base na igreja, Deus, Trabalho e dignidade.

Agradeço ao seu Pedro e demais familiares pela gentileza que me receberam, tambem por me apresentarem os primos de Barra do Tigre, origem da Familia, enfim, alegrias muito grandes que ora compartilhamos para com todos.

Muito obrigado e grande abraço. Amem


Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário