sábado, 13 de março de 2021

Parte da História Viva do Sudoeste do Paraná

 

Foto comigo e seu Chico ou Francisco Miguel da Rosa Neto, antigo morador e pescador das barrancas do Rio Uruguay em Estação Rio Uruguai, do oiutro lado do Rio do Peixe em Marcelino Ramos, atual Alto Bela Vista, Sc.
Foto com mãe do Dr. Ademar Santin , ele atualmente vive na Argentina, próximo a Santo Antonio do Sudoeste, Pr.
Visita ao amigo e primo Dr. Ademar A. Santin, onde ganhei lindo livro sobre a história da cidade.
Foto de Capanema Pr, com primos da Familia Tochetto, parentes e amigosa nossos.
Primo Alderi Dariva Tochetto e esposa de Capanema, Pr.
Foto de Pérola do Oeste, Pr, Familia Funghetto e filhos netos. Na Foto com a cuia na mão, dona Izadi Pigozzo ou Pigosso, viuva de Natalino Pigozzo, grande amigo, infelizmente ja falecido, o qual conheci naquela cidade nos anos oitenta, e que me contou a verdadeira história da ocupação e colonização do Sudoeste do Paraná, gratidão a todos que de uma ou outra forma deram o seu testemunho aos fatos históricos que estamos pesquisando. Nono Funghetto, emocionou a todos nós naqauele dia, relembrando os fatos históricos de 1957 por ocasião da Revolta dos Colonos em toda região.
Amigo e Professor Natalino Chiari ou Ochiari, de Pérola do Oeste, Pr, natural de Getulio Vargas, Rs, foi colega de internato dos Freis Capuchinhos Rovilio Costas e Leonel Santin em Veranópolis e Ipe, Rs, nos recebeu muito bem para relembrar os causos de 1957/65 na Ocupação e povoamento do Sudoeste do Paraná.

Familia Farina Piran, naturais de Saracura Erechim e Barão Cotegipe, hoje vivem em Francisco Beltrão, Pr, amigos para sempre, não tem como passar na região sem fazer uma visita. Ele irmão do amigo e vizinho Liduino Piran de  Erechim, Rs.

Aqui começa parte da História Viva do Sudoeste do Paraná, primos e amigos. Sem camisa e comigo ao lado, primo Isaias Pietrobelli de Dois Vizinhos, Pr, ao seu lado Sebastião Mecabbo Martendahl e sua esposa dona Maria Santin Marthendal, atualmente o casal reside em Toledo, Pr, mas são naturais de Abdon Batista, Sc, depois se criaram no Verê, Pr, onde constituiram familia e fizeram a parte da História de Colonização do Sudoeste do Paraná.
Colégio Religioso na Saida de Pato Branco para Verê, Pr, onde antigamente existia um colégio todo em madeira de pinho de cerca de tres andares, o qual foi construido pelo meu avô Gino Martinelli e seu filho Jandir Martinelli e pelo meu pai Antonio Romitti Santin, isso nos anos 1960/64 aproximadamente.

Aqui comigo nesta foto, alguns dos heróis anonimos da revolta dos Posseiros no Verê, Pr, em 1957. Da direita para esquerda : João Antonio Santin, depois Gladimir, depois Livino ou Olivino Garbossa ou Sgarbossa do Vere, Pr, ao seu lado Sebastião Martendhal e outro amigo do local e tambem participante da Revolta dos Posseiros.



Grandes amigos e irmãos de francisco Beltrão Pr, João Maria Hanysz e Iderci Toss, colegas e amigos de mais de trinta anos, por isso, IRMÃOS.

Aqui nesta foto, comigo Gladimir e primo Alderi Tochetto o grande artista e comerciante de Capanema, Pr, um grande declamador e payador, amante da cultura gaucha e regional, tambem poeta e trovador DESIDÉRIO ARGENTA MARIUZZA CASAGRANDE,  um historiador nato, radialista e participante pujante da comunidade regional.


Advogada e prima Ana Paula Santin, comigo Gladimir e sua avó e companheiro , na Argentina, onde vivem atualmente na região de fronteira com o Brasil, divisa com Santo Antonio do Sudoeste, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário