Um amigo e grande mestre, Frei Capuchinho Arlindo Itacir Batistel, o qual conheci ha mais de vinte e cinco anos atras, ainda quando vivia e ajudava o colega finado frei Rovilio Costa la no Bairro Partenon em Porto Alegre, onde conheci e aprendi a amar a literatura da Imigração Italiana e Outras ao Brasil, povoamento, ocupação e colonização colonial na rregião sul.
Fui inumeras vezes na casa dos Frei Batistel e Rovilio Costa, la na Rua Veríssimo Rosa, 311, Partenon em Porto Alegre, onde residiam e mantinham ativa a EST Editora de creio eu umas cinco mil obras em livros de toda a espécie.
Por vezes comprei e por vezes ganhei os livros dos freis Rovilio e Batistel, depois por questões de trabalho, fui transferido de região e passei a ir bem menos aquela região, tornando as visitas anuais, bia anuais e ate decanais, por fim, Frei Rovilio faleceu e frei Arlindo Batistel foi transferido, perdemos assim o contato.
Certa vez, através de um amigo de Marau, Rs, descobri que frei Batistel estava trabalhando em Otávio Rocha, Rs, para la liguei e falei com ele, renovamos os contatos e assim mantivemos nossa amizade, até em em fim de 2019 descobri que ele estava trabalhando em Lagoa Vermelha, Rs, bem mais perto do nosso Erechim, de pronto fui fazer uma visita, que bem podemos ver nas imagens ora publicadas.
Relembrou o grande mestre e amigo, que seu avô veio da Itália em 1884, de Fastro, Feltre, Arsie, todos de Belluno Itália, municipio seria Arsie, Região da antiga Feltre e Fastro uma localidade desta.
Relembrou que sua mãe era da familia Dallagnol, e que esta familia e muito grande. Tinha doze ramos Dallagnol. De personalidade forte. Apelidos : Panda, Borsa, Taina, Masuia, Campanha, Bevilacqua, etc. Para distinguir uma familia de outra, sempre davam um APELIDO, para diferenciar uns dos outros.
Gratidão ao grande Professor Frei Arlindo Itacir Dallagnol Batistel, grande amigo e incentivador, atual diretor da Rádio em Lagoa Vermelha, Rs, tambem retornou a lembrança do grande amigo de Curitiba, Pr, senhor corretor de imóveis LAURINDO GNOATTO, que ha cerca de vinte e cinco anos atras me emprestou para leitura o Livro da Familia Dallagnol, escrito pelo Frei Silvio Dallagnol, e que somente agora devolvi ao grande amigo a sua história viva da familia Dallagnol.
Gratidão eterna.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário