sábado, 13 de abril de 2013

Familiares Santin que ainda hoje vivem na Linha Tres de Maio em Guaporé, Rs - 114 anos de história 1899 a 2013

O trabalho é grande, para valentes, mas a fartura e bonaça é presente, vimos na foto meu tio Ernesto Santin de Erechim e o primo Jaime Pin Santin, ao fundo a pipa de inox de 5.000 litros do Cabernet Suavignon, feito de uvas de sua propriedade e do irmão Jamir Pin Santin e demais familiares.
 Aqui o pequeno estoque de QUEIJOS, coisa de uns 200 kg, salve a polenta para tanto queijo........ e depois falamos de EMAGRECER. Fala sério, um CAPRICHO dos primos e familia PIN SANTIN.
Aqui o encontro das gerações: Prima Domingas Dorigo Santin e sua irmã Maria Dorigo Santin, depois tio Ernesto Romitti Santin, depois Jaime Pin Santin, esposa Magda com filha Jamile no colo, depois nona Gentile Di Domenico Pin Santin e net Janaine . Todas as fotos são de 2012, feitas após o falecimento do PATRIARCA da familia senhor ARCANGELO DORIGO SANTIN, um homem fantástico que eu convivi e conhecia muito bem. Que Deus em sua bondade eterna.
 Casal Jaime e esposa Magda, com a filhas Jamile e Janaine ..................
 Aqui ja estamos na residencia do casal Alceu Taffarel e Juliana Santin Taffarel, na foto, Gladimir, dona Lucia Isoton Santin, dona Domitila Civardi Santin, Juliana Civardi Santin Taffarel e tio Ernesto, foto na residencia do casal, na Linha Tres de Maio Guaporé em 2012.
 Aqui, vimos a familia Baldisarelli Santin, da Linha Tres de Maio. Da esquerda para a direita: Lucia Isoton Santin, Ernesto Romitti Santin, o casal de Piter Baldisarelli Santin, Gladimir, depois Domitila Civardi Santin, depois os irmãos Edegar Baldisarelli Santin e Jair Baldisarelli Santin.
Aqui 4 dos irmãos da familia Baldisarelli Santin : Jair, Vania Baldisarelli Santin Santin, Edegar, Piter Baldisarelli Santin e sua esposa, todas fotos de 2012.

Quero aqui LEMBRAR a origem destas 4 familias, são elas: DORIGO SANTIN, CIVARDI SANTIN, ISOTON SANTIN E BALDISARELLI SANTIN.

Em primeiro lugar, todas as 4 familias tiveram origem dos irmãos ARCANGELO MEZAROBBA SANTIN casado com DOMENICA DE BORTOLLI SANTIN e seu irmão LUIGI MEZAROBBA SANTIN e CATARINA DE BORTOLLI SANTIN, eram dois irmãos homens, casados com duas irmãs mulheres, parece que quando um conhecia uma moça, gostava e amava ela, se casava, e todos ou alguns outros o ACOMPANHAVAM, temos varios exemplos disso.

No caso das familias Civardi, Baldisarelli e Isoton Santin, nome de solteiro das esposas, são tres os casais: Arcangelo Perin Santin e Domitila Civardi Santin, depois Herminio Perin Santin e Elma Baldisarelli Santin e Germano Perin Santin e Lucia Isoton Santin, todos tres irmãos ja falecidos, bem como o outro primo Arcangelo Dorigo Santin, tambem ja falecido recentemente em 2012, foram os GUARDIÃES da historia da familia SANTIN na regiao de Guaporé, isso tudo, e principalmente, porque o menino mais velho dos tres irmãos ARCANGELO morou com seu nono, cujo nome tambem era ARCANGELO e ouviu dele, assim como eu ouvi de meu nono SANTO VANZELLA SANTIN, la na Linha Aurora Erechim, entre os anos de 1965/1969, quando la residi com ele e meus tios e minha familia, enfim, Arcangelo Perin Santin, filho de Luis Palombit Santin e Angela Perin Santin, pelo fato de o pai de Luis que se chamava ARCANGELO  MEZAROBBA  SANTIN, nono tinha grande idade e se exclamava muito pela falta dos SEUS DOIS IRMÃOS, que se mudaram de Guaporé ao CHILE, e sempre dizia ao neto do mesmo nome, atento as conversas do avô com o INFINITO, porque muitas vezes até sozinho o nono se exclamava em saber noticias de seus irmãos, que eram na verdade o SANTO GISLON SANTIN e seu irmão e meu bisavô GIUSEPPE GISLON SANTIN, o primeiro (Santo) falecido no Chile em 1911 vitima de afogamento no Rio Tolten, e o segundo, Giuseppe, meu bisavô, falecido em Erechim,RS, em 01 de setembro de 1917, vitima de queda de animal cavalar ( mula), tendo fraturado o crânio devido a mula tê-lo arrastado por cerca de 1km, depois de um certo vinho que ele havia bebido.

Ele, querido amigo Arcangelo Perin Santin, sempre dizia que o nono dele tambem Arcangelo dizia em FURLAN ou LINGUA DO FRIULI VENECIA GIULIA ( lingua de UDINE e hoje PORDENONE) que um ¨SE GÁ NEGAT¨ que em Friulano significa MORTE POR AFOGAMENTO e o outro ¨ SE GÁ STROSSAT ¨ que em Friulano significa MORTE POR ACIDENTE COM ANIMAL CAVALAR. A história foi contada, alguem ouviu e passou para a eternidade, que aqui hoje PUBLICAMOS para o conhecimento de toda familia.

Meu bisavô Giuseppe e Maria Vanzella Santin, tiveram 16 filhos, 15 no Brasil e 1 no Chile. Ao retornarem ao Brasil, deixaram residindo no Chile, tres filhos todos casados: Juan Vanzella Santin casado com Julia Mezarobba Santin Santin ( Era filha de Ferdinando Santin e Tereza Mezarobba Santin, esta ja falecida e ele havia se casado de novo com Julia Longo Santin ), depois o tio Antonio Vanzella Santin casado com Dileta Tesser Pavan ( nunca tiveram filhos, residiam no começo em Pitrufquen, sul do Chile, depois nos anos 1940 se mudaram a Melipilla na região de Santiago) e a mulher da familia chamava-se Angelina Vanzella Santin casada com Antonio Zampese Capelaro, estes sempre residiram em Pitrufquen, no sul do Chile. Tiveram estes tres tios avós, cerca de 400 descendentes hoje em dia, grande parte deles, conhecidos e amigos nossos, falamos e escrevemos constantemente, motivo de alegria e grande prazer, pelos mais de 80 anos sem NOTICIAS UNS DOS OUTROS.

No caso do tio bisavô Santo Gislon Santin e sua esposa Pascoa Tognon Santin, após o falecimento deste no Chile em 1911, a familia com cerca de 8 a 9 membros, ao certo nao sei bem, VEIO DE IMEDIATO ao Brasil, fixando-se residência em Linha 8 Gaurama, Rs, onde posteriormente duas de suas filhas, Angela e Anna, se casaram com dois membros da familia de Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin, com varias publicações neste blog, anteriores a essa de hoje. Foram elas Angela que se casou com Giovanni Zanchet Santin segundo ou Joaõ Santin Filho, e outra, Anna casou-se com Jacó Zanchet Santin, estas familias tem hoje centenas de descendentes.

O casal de Santo e Pascoa Tognon Santin, teve tres filhos homens : Matheus, Felice e Luiz, todos ja amplamente divulgados neste blog, entretanto vamos recapitular algo. Matheus so teve uma filha, porem Felice e Luiz, tiveram inumeros filhos e filhas. Hoje seus descendentes vivem na região da grande Erechim, alguns em SC, outros no Paraná e até no Paraguay, alem de Mato Grosso e Tocantins, eta gente valente e de grande vontade de trabalhar, VENCEDORES PELO TRABALHO.

Um comentário:

  1. Olé sou da Familia Pin que fica em Carolina no Espirito Santo, achei interessante a historia de vocês.

    ResponderExcluir