segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Virginia Santin Dalasen, Rosa Santin Simonetto, Elsa Santin Polli - Chapecó, Sc 17 Out 1994



Senhoras e Senhores, o que dizer deste pequeno vídeo, Pura Emoção, lágrimas e uma beleza ímpar, tantos anos depois, poder compartilhar este momento mágico, desta tia avó querida, hoje plantando rosas no céu, tambem a prima Elsa lá no céu, cultivando flores e  bondade.


Eu na ocasião, depois de umas seis visitas a tia Virginia, quando ela ainda residia em Erval Grande, Rs, morava bem em frente a Brigada Militar, no centro de Erval Grande, Rs, enfim, depois de ela se mudar com seu filho Gomercindo para Chapecó, Sc, bairro Bonatto, bem em frente a então caixa dágua, como se dizia no bairro, fui uma vez visitar a querida tia avó, berço de toda bondade, generosidade e todas as virtudes de uma grande e amada mãe, bem pode-se ver pelas expressões grandiosas que ouvimos no áudio, enfim, PURO AMOR E SABEDORIA.


Levei minha tia Rosa e prima Elsa, confesso que por vezes tive medo, porque sabia que a emoção iria aflorar no coração de cada um de nós e tambem da tia Virginia e filho Gomercindo, e isto bem se pode ouvir pelo video aqui publicado, eu, escondido atras da câmera de gravação, apenas soluçava em silêncio, esperando que ninguem passase mal, devido a forte emoção de ver a querida tia avó, na ocasião com mais de 88 anos completos, sim, porque ela nasceu em 10 de maio de 1906 em Guaporé, Rs, e sendo 17 de Outubro de 1994, portanto ja tinha mais de 88 anos de vida, bem vividos, com muito trabalho, honra e suor, a saude já não mais era a mesma, e portanto, inspirava certos cuidados pela prolongada idade, porem bem vivida, lucida, inteligente e sobretudo RELIGIOSA, enfim, é so ouvir que dispensa comentários.

Expressões como ¨PÃO E MEL ¨  ou ¨ABENÇOADA LUZ DO MUNDO ¨ ou  ¨ A GALINHA CANTOU DE GALO ¨ e isso significa que VIRIAM PARENTES EM VISITA, enfim, crenças e Realidade se misturaram na Fé Inabalável desta querida e abençoada senhora, EXEMPLO para todos nós, ETERNAMENTE EXEMPLO.


Foi um privilégio conviver, conhecer e aprender, com esta senhora extraordinária, e mesmo hoje, mais de 24 anos depois da gravação, a SAUDADE  ainda impacta o peito da gente. Lembrança Eterna desta pessoa fantástica.


Tia avó Virginia Santin Dalasen, filha de Giuseppe Gislon Santin e Maria Vanzella Santin, nasceu Guaporé em 10 maio de 1906, foi ao Chile com a familia em Setembro/Outubro de 1906, fixaram residência em Los Galpones, Pitrufquen, na Araucania Chilena cuja capital é Temuco, ha cerca de 700 km de Santiago, Chile, onde residiram até aproximadamente 1915, quando iniciaram o retorno ao Brasil, deixando os tres irmãos mais velhos no Chile. Eram eles : Juan Santin Vanzella casado com Julia Santin Mezarobba, Antonio Santin Vanzella casado com Dileta Tesser Pavan e Angelina Santin Vanzella casada com Antonio Zampese Capellaro, hoje 2018, existem mais de um mil descendentes destas tres familias no Chile, Argentina, Peru e Estados Unidos.


Tia avó Virginia, casou-se em Erechim com Ernesto Dalasen e tiveram tres filhos : Gomercindo Dalasen, Nelso Dalasen e Ernesto Dalasen. Os dois primeiros já falecidos e o ultimo Ernesto Dalasen reside no Mato Grosso, uma pena, porque fica muito longe de Erechim, sentimos saudade deste primo querido, sabemos que os tres filhos de tia Virginia tewu uma numerosa familia, espalhada pelo sul, sudeste e centro oeste do Brasil.


Tia Virginia faleceu em 10 de Novembro de 1996 em Erechim, Rs, onde residia na casa de Tia Rosa Santin Simonetto e família, onde era tratada como uma Verdadeira Rainha, e assim viveu até ser chamada ao Reino do Pai Eterno, e como era de sdua vontade, foi sepultada no Cemitério de Erval Grande, Rs, na companhia de nossos familiares, dentre eles, so para citar, tias  Anna Vanzella Santin e tia Rosa Vanzella Santin, tambem tio Arcangelo Vanzella Santin, dentre outros familiares,  suas duas irmãs e irmão,  e que viveram consigo por décadas.


Publicamos para os anais da história.


Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

6 comentários:

  1. Deus colocou no mundo
    sua Família.
    que com toda generosidade
    cuidou de minha avó.
    generosidade,esta que seus netos verdadeiros não os fizeram.
    sinto pelos verdadeiros.
    Mas agradeço de todo o coração
    vossa generosidade.
    o meu muito, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali Dallazen
      primeira filha mais velha
      do Gomercindo Dallazen.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Minha avó e meu falecido pai.que Deus cuide para sempre.Que em vida nao tiverao a tensão merecida e forao negados e regeitados por alguns filhos e netos.Pagamos perante a deus as nossas injustiça

      Excluir
  3. Caros Familiares.

    A Tia Virginia foi uma Benção em nossas vidas, ele guardou uma semente maravilhosa de bondade, ternura, UNIU o antigo ao novo, aproximou familias no Brasil e no Chile, despertou o interesse e o amor alem fronteiras, parece que ela GUARDOU UM TESOURO DE HISTÓRIAS DA FAMILIA SANTIN e tambem da Familia DALASEN, alem dos primos Chilenos, que antes dela em mais de 90 ( noventa ) ou próximo de noventa anos sem contato, pois bem, a quase centenária Nona Virginia sabia de todas as histórias e compartilhou comigo estes causos, que agora, tantos anos depois vou compartilhar com todos.

    Muito obrigado, que Deus ilumine a todos, grande abraço.

    Para finalizar, gostaria que cada um, ao postar seu comentário, colocase seu nome e cidade de onde escreve ou vive, abraço e obrigado,

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs
    Dongiuseppesantin@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Gladimir que corazón brigada por compartir me siento feliz de saber un poco más da familia

    ResponderExcluir