sexta-feira, 12 de julho de 2019

Familia Santin Perusso Ronchese Tomasi Martinelli, Erval Grande, Rs, 2018


Entrevista com Primos de Erval Grande, Rs, primos Olinto Tomasi e esposa Hermelinda Ronchese Tomasi e filha  Tomasi Martinelli.

Prima Hermelinda relembra que sua mãe tia avó Julia Vanzella Santin Perusso Ronchese, primeiro ela se casou com tio Perusso, tiveram tres filhos : Santina, Antonio e José Perusso.

José Perusso se casou com Adelaide Marcante Perusso, Antonio se casou com Zelinda Deboni Perusso e dona Santina se casou com um Mezomo de Benjamin Constant, Rs.

Tio Perusso, tinha propriedade rural em Linha São Roque Barão de Cotegipe, veio ao Pagnoncelli em Erechim fazer compras, foi abordado pelos Revolucuionários que o obrigaram a tomar cachaça mexida com cano de revólver 44, ele atendeu aos mafiosos, mesmo assim o perseguiram, alcançando-o  em Volta Grande, logo após trevo de Itatiba do Sul caminho B. Cotegipe a São Valentin onde deram uma facada de cima para baixo na região do pescoço do tio Perusso, que foi encontrado por outras pessoas caido e se esvaindo em sangue, socorrido mesmo que tardiamente e levado ao Hospital em Erechim, onde ficou por alguns dias, depois transferido para Passo Fundo,Rs, onde certo tempo depois veio a falecer sem nunca ter vindo sequer o corpo para Erechim. Seu filho menor, José Perusso, tinha tres dias de idade quando do fatidico ataque a seu pai, que culminou com sua morte.

A guerreiras tia Julia Vanzella Santin Perusso, mesmo com tres filhos foi a luta, trabalhou duro, deixou os tres filhos com sua mãe Maria Vanzella Santin e suas filhas Virginia, Rosa e Anna, todos da familia na Linha América em Erechim, trabalho por certo tempo na colonia e depois conseguiu um trabalho como doméstica na Familia Pagnoncelli em Erechim, Rs,  por 8 anos,  e ali conheceu um Italiano com que veio a se casar posteriormente, ele se chamava Ronchese, trabalhava com funilaria, não tinha aptidão para trabalho de agricultura familiar, não gostava da profissão de agricultor e nem trabalhava na atividade, depois de se casarem , até residiram por algum tempo na colonia, mas depois ele abriu uma pequena funilaria e consertos em geral em São Valentin, Rs.

A Prima Hermelinda, relembrou o acidente que matou seu avô e meu bisavô Giuseppe Gislon Santin em 01 de setembro de 1918, ele veio a Erechim gostava de beber vinho e bebia muito, ao retornar com sua mula grande e branca, por susto da mula ela corcoveou e derrubou o nono que ao cair, fraturou o crânio e foi arrastado pelo animal até sua casa, morte instantânea, aqui relembrado pela neta Hermelinda de mais de oitenta e quatro anos de idade, na companhia de sua filha Neusa Tomasi Martinelli e seu marido Olinto Tomasi, grande amigos e ótima companhia.

Depois de casados, o casal e os filhos foram residir em Santa Catarina, onde tiveram a filha Violinda Santin Ronchese, depois nasceu Olivo Santin Ronchese, nasceu em São Roque, tia Julia perdeu a herança do primeiro marido Perusso, porque não tinha casamento no civil a terra ficou com seu irmão Batista Perusso, que por morte do irmão ficou como herdeiro da propriedade em Linha Monte Alegre, Barão de Cotegipe, Rs.

Não foram tempos fáceis para a familia, tres filhos do primeiro casamento, em pouco tempo outros dois do segundo casamento e outros mais vieram a nascer posteriorm
ente, foi uma luta para criar todos
mas tia Julia, com maestria e coragem, conseguiu cumprir sua missão de mãe grandiosa, deixando uma saudade no peito de todos que a conheceram e a mim que so ouvir falar maravilhas desta grande mulher de coragem e determinação.

Gratidão eterna em memória de todos.


Gladimir   José   Santin
      Erechim   -   Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário