Entrevista com Bépi Santin Santin ou seja, Antonio José Santin, mais conhecido como Bépi Santin, sim porque ele tinha um outro irmão que era Toni ou Antonio Santin, este residia na cidade de Fachinal dos Guedes, Sc, Bépi tambem residia em Fachinal dos Guedes, porem no interior, onde teve diversas atividades, agricultor, granjeiro, madeireiro, dono de ervateira e uma série de outras atividades mais.
Na ocasião da entrevista nos anos noventa e pouco, algumas até aqui ja publicadas anteriormente, esteve comigo minha irmã Cristiane e outro parente nosso da familia Zanin que residia em Linha Boa Esperança neste municipio de Fachinal Guedes.
Nesta parte da entrevista, na ocasião, querido primo que so vi uma vez, mas parecia que a gente ja se conhecia de anos, ele relembrava as Tropeadas de Porcos de até 1.300 cabeças de animais, todos enviados da região de Fachinal dosa Guedes e cidades circunvizinhas a esta, até a cidade de Joaçaba, Sc, onde eram entregues a uma empresa da FAMILIA PAGNONCELLI, cujo proprietário era irmão e sócio dos Pagnoncelli de Erechim, uma empresa secular e de larga credibilidade e honradez no trato dos negócios com os agricultores e produtores sulinos.
A Dita Empresa Pagnoncelli, comprava os Suínos, embarcava em trens e enviava os mesmo vivos até São Paulo, SP, onde comercializava os mesmos.
Os pagamentos começavam a serem feitos cerca de sessenta dias após a entrega dos suínos e a consequente venda dos mesmos em SP, chegando até em algumas vezes, levam um ano para pagarem o total dos mesmos aos produtores da região, segundo palavras do entrevistado primo Bépi Santin, sendo que lembrou ele que fazia esta atividade ainda quando era solteiro, entre 1937/38.
Em cada parada durante o trajeto percorrido, era dado como alimento para a tropa cerca de 50 sacos de milho. A Tropa de Suínos era guiada por um cachaço de grande porte o qual possuiu amarrado em seu pescoço um sincero de metal que fazia ruído e dirigia toda tropa atrás deste animal adestrado.
Cerca de dez a onze cavaleiros acompanhavam a tropa desde o início até o final da jornada. Mencionou o primo que cerca ocasião perderam um animal na Serra da Paca em Ponte Serrada, apenas deste ele lembra de terem perdido. Junto aos cavalarianos e demais ajudantes, tinha numerosa matilha de cães para ajudar no manejo dos animais.
Tambem lembrou que o Chico Antoniolli comprava pinhões para tratar os animais de criação e venda.
Bépi casou com 23 anos de idade quando se casou, aproximadamente se casou em 1941 e mesmo antes deste ato ja reunia os animais e encaminhava os mesmos para a venda junto a empresa Pagnoncelli de Joaçaba, Erechim, São Paulo, Rio de Janeiro, sim, porque esta empresa tinha inumeras filiais vários locais do País, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Marcelino Ramos Rs, Herval do Oeste, Sc, dentre outras.
Gladimir José Santin
Erechim - Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Grande primo Gladimir, obrigado pela bonita recordação. Abraços!!!
ResponderExcluir