Este, sem duvida, foi o começo do retorno da FAMILIA SANTIN ao Brasil. Os tres filhos de Santo, eram: Luiz, Felice e Mathias, os mesmos se encontravam a uns 50km do local do acidente, onde trabalhavam TIRANDO CASCA de uma arvore que chmavam de LINKE, o que era usado em grande escala em CURTUMES DE COURO, ao saberem da morte do pai, foi um alarme geral, no próximo ano de 1912/13 retornaram ao Brasil, fixando-se em Gaurama, Rs.
Nesta foto acima, onde aparece a viuva PASCHOA TONO SANTIN e seus 6 filhos, tres homens e tres mulheres. Os homens eram Luiz ( de botas), Felice e Matheus. As mulheres sei apenas o nome de duas delas, a primeira era ANGELA, outra era ANNA e aterceira não lembro o nome.
Interessante de comentar, que ao retornarem ao Brasil, outra grande familia SANTIN deve ter vindo junto com eles, era a familia ZANCHET SANTIN, cujo patriarca era GIOVANNI SANTIN e a matriarca era MARGHERITA ZANCHET SANTIN, eram parentes em segundo grau, porem amigos em todos os GRAUS, vieram juntos da Italia, moraram em Monte Bello Bento Gonçalves, depois Guaporé, Rs, Brasil, depois em Pitrufquen Chile e retornaram juntos ao Brasil para Gaurama.
Em Gaurama, duas filhas de Paschoa e Santo, se casaram com dois filhos de Giovanni e Margherita, eram eles: João Santin Filho e Jacó Santin, o primeiro se casou com Angela e o segundo se casou com Anna. Ja foi comentado isso neste blog e deveremos ter novas publicações ainda a respeito do assunto.
Pode-se ver tambem, que mesmo pessoas de idade sábias e experientes, podem de alguma maneira se equivocar. Na carta de Waldemar Santin, escrita em 1982, ja publicada neste blog, seu Waldemar se equivocou com o nome dos avós maternos, PASCHOA e SANTO, PODERÁ SER FACILMENTE conferido por todos.
Na foto abaixo desta linha, podemos ver a foto da nona Paschoa com os tres filhos e apenas com uma filha, no momento da foto, eles todos eram mais jovens do que na foto anterior, acima do escrito nestas linhas.
Quero aqui agradecer a memória do querido amigo PRIMO SANTIN e sua esposa CONCEIÇÃO DUTRA SANTIN, pais de uma dezenas de filhos/as, que guardou estas reliquias de fotos e na pessoa de sua filha NEUSA SANTIN ALBERTI e de seu marido LUIZ ALBERTI, me fez a doação para publicar no presente blog, como forma de manter viva a HISTÓRIA DE NOSSA FAMILIA, seus amores, mudanças, enfim, uma vida toda.
Tambem a familia de LUIZ ALBERTI, igual a nossa, foi ao CHILE em grande número, uma parte dela retornou ao BRASIL mas grande parte ficou no CHILE, até hoje ainda sem contato, uma pena, seria importante o CONTATO ENTRE TODOS ALBERTI.
Outro fato pitoresco e importante é o fato de ambos noivos morarem em Gaurama, ele havia vindo do Chile ha poucos anos e ela havia vindo da ARGENTINA, mais precisamente de MENDOZA, tambem ha poucos anos, embora sendo Brasileiros, ambos viveram um tempo fora, junto com suas familias, ele no Chile e ela na Argentina.
Nono Primo sempre me falava disso e depois de sua morte, a filha Neusa e Luiz Alberti, alem de me darem cópia das fotos acima, me falaram dos assuntos acima abordados.
Creio que esta data de 24 novembro de 1911, seja uma das primeiras datas de registros de pessoas Santin no Chile. Sempre falavam que o corpo do tio avô Santo Santin fora sepultado em Pitrufquen, Chile. Haveremos de encontrar os registros, com certeza.
Olá! Acredito que talvez a 3º filha de Pascoa Tonon Santin que o senhor não lembra o nome seja Maria, minha trisavó. Ela se casou com Alexandre Munaretto, e também viveram nessa região do RS, mais precisamente Viadutos. Caso algum dia descubra se realmente é, gostaria de ser avisada pelo email: juliamz26@yahoo.com.br
ResponderExcluirBom dia amiga Juliaq,
ResponderExcluirQue alegria ter noticias de voces. Informo meu telefone whatzapp para contato 54 9 9911 8336 seria otimo poder conversar e aumentar a genealogia da familia.
Grande abraço, cordialmente,
Gladimir Jose Santin
Erechim Rs
Maravilhoso conhecer um pouco mais de nossa ancestralidade! Minha nona Maria Santin casada com Antonio Segundo Santim. Ela do ramo dos Santim que veio da regiao de Guapore, que emigrou para o Chile, retornando ao Brasil apos alguns anos, mais precisamente para Gaurama onde logo apos a chegada,nona Maria deu a luz a minha mae, Felicita Sabtim Busabello e Lucia Santm, gemeas.
ResponderExcluirNona Maria era irma de Felice Santim, Luiz, Angela e outros.Mamae nasceu em 1912, em 1de setembro.Tinha uma irma chamada Pascoa, nascida no Chile que recebeu esse nome em homenagem a sua avo.Tambem Anastacia nasceu no Chile.Muitas historias ouvi de nona Maria, de quem tenho as mais belas memorias,do tempo qye moraram no Chile.
Obrigado por comentar conosco. Adoraria ter mais detalhes sobre sua familia. Seu Tronco Principal de SANTIN é o mesmo que o meu, marido de Pascoa Tognon ou Tono Santin era Santo Gislon Santin, irmão de meu bisavô que era Giuseppe Gislon Santin casado com Maria Vanzella Santin.
ExcluirTanto Santo quando Giuseppe, tinham apelidos ainda de quando viviam na Italia, Santo era chamado de PADELO por ter sido PADEIRO na Italia e meu bisavô era GIUSEPIN, derivado de Giuseppe mais sufixo de pequeno, porque tinha estatura pequena.
Ambos Santo e Giuseppe, eram filhos do segundo casamento do Italiano de Udine, Mezzomonte DOMENICO SANTIN e sua esposa ANGELA GISLON SANTIN, porque Domenico ja havia se casado em porimeiras nupcias dom ANGELA MEZAROBBA SANTIN, teve pelo menos dois filhos com ela, e ambos vieram ao Brasil, eram eles : ARCANGELO MEZAROBBA SANTIN casado com DOMENICA DE BORTOLLI SANTIN e sua irmão LUIGI EVANGELISTA MEZAROBBA SANTIN casado com CAYARINA DE BORTOLLI SANTIN, ou seja, dois irmãos, casados com duas irmãs. Estes dois irmãos maiores e mais velhos que Santo e Giuseppe, foram os que enviaram o dinheiro do Brasil a Itália para a vinda dos outros dois irmãos, Santo Padelo e Giuseppe para virem viver e criar família no Brasil, primeiro na Linha Argemira e Alcantara em Monte Belo do Sul e depois na Linha Tres de Maio em Guaporé, Rs.
Imensamente peço o contato de voçes, para poder-mos ampliar a história acima e dezenas de outras, para o conhecimento da grande Familia Santin Brasil.
Peço que cada cidadão que comentar no blog, por favor, coloque seu nome, cidade onde vive e email par contato, será um prazer estabelecer relacionamento familiar, Muito Obrigado, grande abraço,
Gladimir José Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Que belíssima a história de nossa família. Sou filho do Prof. Délcio Hilário Santin, já falecido. Ele era neto de Jaco e Anna Santin
ResponderExcluirSaúde e vida longa aos Santin
Andre Rircardo Santin