Aqui recordação visita Don Angel esposa dona Eliana e Neta Camila, aos primos Santin do Rio Grande do Sul e tambem de Santa Catarina, Paraná e demais estados do Brasil.
O Octagenário primo, sim, porque na ocasião em 2008 ja tinha bem mais de 80 anos, o primo, a convite meu em Janeiro daquele ano em sua residência em Quelentaro, Chile, fiz novamente o convite e o primo aceitou e se comprometeu a vir ao Brasil em março para meu aniversário e assim o fez, cumprindo uma promessa que um dia viria ao Brasil, terra natal de seu pais, Juan Santin Vanzella, filho de Giuseppe Gislon Santin e Maria Vanzella Santin.
A Mãe de Don Angel, tambem era Brasileira, seu nome era Julia Santin Mezarobba, filha de Ferdinando Santin e Tereza Mezarobba Santin ( falecida em Guaporé, Rs, ainda no inbicio do século passado ), em segundas Nupcias Ferdinando se casou com Julia Slongo Santin, teve com a primeira esposa Teresa teve 7 filhos e com a segunda 9 filhos, portanto ao total, teve dezesseis filhos. Somente Julia, ja casada com Juan ficou no Chile, quando a familia por volta de 1912/17 começou a retornar ao Sul do Brasil, em especial Região do Grande Erechim, Gaurama, Barão do Cotegipe, São Valentin e Erval Grande, Rs.
Portanto, o casamento de Juan e Julia no Chile, foi o casamento de dois SANTIN, o que segundo dizia a tia Virginia Santin, irmã de Juan e falecida em 10 novembro de 1996 aos 90.6 anos de idade, ela dizia que ao verificar que era casamento de dois Santin o padre Chileno chamou as duas famílias para uma reunião em separado, dentro da igreja, e que somente depois de um bom bate papo e mais de meia hora, continuou a cerimônia de casamento, inclusive, ja publicamos uma cópia da certidão do mesmo neste blog.
Aqui na imagem gravada, vemos minha querida mãe, hoje tambem ja falecida, assim como don Angel, ele falece3u ainda em fins de 2008 e minha mãe em março de 2011, mas enfim, a vida segue. A reunião e o jantar foi na casa de minha mãe Nilva, com minha irmã Cristiane grávida de Valentina, que nasceu em Abril, com Mercedes Spiller nossa irmã por inteiro, com Henrique o pai da Valentina, comigo Gladimir e com minha esposa Ivone e tambem com os primos Giacomel Santin de Barão do Cotegipe.
Falei primo Paulo Giacomel Santin, filho de Lurdes Giacomel Santin e Francisco Santin Santin, primo duplo de Don Angel do Chile. Entenda bem o caso. Explicaremos.
Don Angel era neto materno de Ferdinando ( Julia mãe de Don Angel era Filha de Ferdinando ) . Francisco Santin Santin, filho de Domingos Vanzella Santin, irmão de meu avô Santo e irmão de Juan, pai de Don Angel. A Esposa do tio Domingos Vanzella Santin ( pai de Francisco ) era tia Albina Santin Santin ( Tia Albina era sobrinha de Ferdinando Santin e filha do irmão de Ferdinando chamado Giuseppe Santin que vivia em Marau- Rs ), portanto, tio Domingos e tia Albina eram primos por Santin em segundo grau. Ao retornarem do Chile juntos, Ferdinando perguntou ao parente tio avô Domingos se ele se interessava em conhecer sua sobrinha em Marau, ele concordou, la se foram de Erechim a Marau, conversaram por algum tempo e posteriormente se casaram, constituindo grande e numerosa Família Santin Santin, residiram por décadas em Monte Alegre, ou Amexeiras, em Barão de Cotegipe, Rs, caminho Erechim a Chapecó.
Mesmo distantes, nesse ou em outros países, alguem sempre lembra da história e acaba por contar a alguem, que guarda e preserva a mesma, para as futuras gerações.
Aqui estamos nós, eternizando os fatos que marcaram a familia e a vida da gente.
Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário