domingo, 10 de novembro de 2019

In Memoriam de Frei Leonel Santin, Capuchinho de Marau, Rs, Hoje Sepultado


Frei Capuchinho Leonel Santin, cidadão do mundo, nascido em Marau, Rs, mas que viveu intensamente por mais de oitenta anos pelos quatro cantos do Brasil, hoje sepultado em Marau, Rs, sua terra natal.

O que dizer dessa pessoa maravilhosa, bondosa, paciente, um Frei de espiritualidade grandiosa, que a todos atendia com amor, paciência e carinho, palavras suaves e pensadas, convivi com ele por cerca de vinte anos, nos primeiros oito anos por cartas, desde Juiz de Fora, Mg, depois de Ijui e Fontoura Xavier, Rs, onde fui visitá-lo  duas vezes e depois por outras cinco vezes em Nicolau Vergueiro, Rs.

Falamos muitas vezes em Chapecó, Sc, onde ele passava a caminho de Palma Sola e Anchieta, Sc, onde nos anos 90 aproximadamente ia visitar sua tia da Familia Picolli Santin, era parente dele e nossa pelos dois lados da familia, uma vez que era irmã da mãe de Frei Leonel Santin.

Tambem em Chapecó, Sc, ele convidado veio celebrar o matrimônio do Primo e meu compadre Jaison Sandro Santin e sua esposa Fabiana, motivo de grande alegria. Rezou missa na Catedral de Chapecó que ainda tinha como um dos padres o grande Padre Santo Guerra, que trabalhou por anos em Erechim.

Nesta visita minha de Fevereiro/Março de 2019, agora recentemente, quando ja estava convalescendo na casa dos Capuchinhos em Caxias do Sul, Rs, me recebeu com um largo sorriso na face, apesar da cadeira de rodas, por dificuldades físicas, estava feliz e sereno, com memória lúcida, viva, mesmo depois de mais de oitenta anos de vida, creio que cerca de 65 anos de vida religiosa, ou mais até.

Foi colaborador e Redator do Correio Riograndense, o Jornal da Familia, onde tinha coluna semanal dirigida aos jovens, publicou uma imensidade de textos, sem intenção de fazer livros, porem depois de certo ponto, outro Frei amigo seu, resolveu editar um Livro e isso foi feito, junto a EST Editora de Porto Alegre, magistralmente dirigida pelo falecido Frei Rovilio Costa, talvez o maior historiador e escritor que eu mesmo conheci e convivi com ele, tambem outro grandioso escritor Frei Arlindo Itacir Batistel, outro incansável pesquisador de histórias dos nossos nonos e nonas, até brevemente vou entrevistá-lo e até ja falamos a respeito disso, via telefone no interior do RS.

No vídeo, Frei Leonel relembra os tempos de estudo, das cidades por onde iniciou sua Jornada, finda hoje, 10 de novembro 2019, dia de seu sepultamento em Marau, com certeza Deus o recebeu no céu com todo esplendor que toda sua trajetória ensinou a todos nós.

Que descanse em paz, querido amigo e parente Frei Leonel Santin, AMEM,  foi um privilégio ter tido uma amizade grandiosa com o senhor. AMEM.

Gladimir   José   Santin
Erechim    -   RS
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário