sábado, 25 de maio de 2013

Passaporte Italiano de Santin Luigi Evangelista e sua mulher De Bortoli Catherina - Polcenigo, Italia, 06 dezembro 1884

 Aqui temos a tradução do Italiano para o Portugues do passaporte Italiano do casal Santin Luigi Evangelista e sua esposa De Bortoli Catherina e seus filhos : Maria Angela Domenica Santin, depois Giacoma Ermelinda Santin, depois Santin Arcangelo Giuseppe, o passaporte foi emitido em Polcenigo em 6 de dezembro de 1884, foi assinado pelo sindaco de Polcenigo senhor Angelo Zoco.

Vejamos, Luigi Santin era filho do falecido Santin Domenico e da falecida Mezzarobba Angela, e sua esposa Catherina De Bortoli Santin, era filha de Giacomo De Bortoli e Giovanna Piazzon De Bortoli. Vejamos, este passaporte em sua EMISSÃO NA ITALIA, em 1884, fala do casal em si e mais TRES FILHOS deste casal, conforme facilmente se pode ver nos escritos do tradutor juramentado Agostinho Brum em Bento Gonaçves, Rs em 07 de Fevereiro de 1898, quando do matrimônio de Santin Giacoma Ermelinda com seu marido o cidadão Roman Ross Michele, conforme pode-se ver nas folhas hoje publicadas.

Este casal Luigi Santin e Catherina De Bortoli Santin são AMBOS IRMÃOS HOMENS E IRMÃS MULHERES do outro casal de ARCANGELO SANTIN e DOMENICA DE BORTOLI SANTIN, eles dois irmãos de pai e mãe, e elas duas irmãs de pai e mãe, alem de se cararem com DOIS IRMÃOS SANTIN, enfim, estes dois Italianos Arcangelo e Luigi, são irmãos por parte de pai, de meu bisavô GIUSEPPE GISLON SANTIN e seu irmão SANTO GISLON SANTIN, os dois primeiros vindos antes da Italia ao Brasil, fixando-se na Linha Argemiro em Monte Bello do Sul, então terceiro distrito de Bento Gonçalves, Rs. Posteriormente Giuseppe e Santo, se mudaram aproximadamente em 1899 para Linha Tres de Maio em Guaporé,Rs, onde em 1906 sairam para ir ao Chile, posteriormente retornando a Erechim por volta de 1916 o Giuseppe, porque Santo faleceu no Chile em 1911, vitima de acidente a cavalo, proximo ao Rio Tolten em Pitrufquen, na Araucania Chilena.

Giuseppe era casado com MARIA VANZELLA SANTIN e Santo era casado com PACOA TOGNON SANTIN, ambos tiveram mais de 25 filhos ao todo ( Giuseppe 16 filhos e Santo, cerca de 10 filhos, digo filho e filhas ).............

É importante NOTAR, que no passaporte Italiano, com riqueza de detalhes, nada consta do IRMÃO MAIS VELHO DA FAMILIA SANTIN, ele se chamava ARCANGELO ,MEZZAROBBA SANTIN era casado com DOMENICA DE BORTOLI SANTIN, isto porque ele veio ANTES que os outros TRES IRMÃOS, trabalhou duro, venceu e MANDOU DINHEIRO para que os irmãos menores viessem da ITALIA AO BRASIL, este foi o CARA, como se diria em novelas da Globo, mais de CEM ANOS depois, seus netos e bisnetos sabem desta façanha do querido tio-bisavô para com todos nós, eu ajudo a multiplicar a corrente de orações por este e por todos os nossos ancestrais que deram sua vida para nos dar melhores condições de vida que eles próprios tiveram, uma vez que nos deixaram grandes marcas de trabalho, amor, gratidão e fé em deus, nosso pai maior.

Futuramante via blog, faremos a arvore completa dos troncos da familia SANTIN, quero aqui mais uma vez, dizer que os UNICOS que até hoje não conseguiram encontrar os DOCUMENTOS como passaporte,etc, são os da MINHA FAMILIA, mas eu não me chateio com isso, porque eu consegui encontar os documentos de todos os outros, menos os meus, mas o objetivo era saber os reais troncos de todos os familiares SANTIN, e hoje, pouco a pouco estou publicando tudo no blog, para que todos consigam achar a sua raiz da familia, motivo de intensa alegria e grande felicidade.





7 comentários:

  1. Olá Gladimir,

    A família de Luigi Santin & Catterina De Bortoli vieram ao Brasil no mesmo navio a vapor que vieram os meus antepassados, isto é, navio Coventina. Vejam a folha 7 aqui.

    Os pais do Luigi Santin são Domenico Santin & Angela Mezzarobba, enquanto que os pais do meu antepassado Nicolò Santin são Angelo Santin e Osvalda Mezzarobba. Todos eram de Polcenigo/Itália. Será que Luigi Santin é primo de Nicolò Santin? Pode ser. Se for, o avô paterno deles se chama Giacomo Santin-Canal.

    Quanto à árvore genealógica da família Santin, como de certeza será grande, sugiro que cada descendente tente organizar o seu ramo. Por exemplo, eu descendo do casal Nicolò Santin e Giacoma Mezzarobba, que chegaram ao Brasil em 1885 com seus cinco filhos. A árvore genealógica (ainda incompleta) deste casal, ou ramo, está aqui. Se o descendente não tiver um site, pode fazer num documento MS Word ou numa folha MS Excel ou etc (MS = MicroSoft).

    Se cada um fizer um pouco, não final teremos um trabalho grandioso e bonito feito em equipe.

    Cumprimentos,
    Edinei

    PS: O Sindaco (ou Prefeito) de Polcenigo em 1884 era Angelo Zara. Eu confirmei este dado no site italiangenealogy.com: ver aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder caro primo Edinei. Certamente eles Nicoló e Luigi, e seus demais familiares, eram de alguma forma, e isto DUPLAMENTE, tanto pelos SANTIN quanto pelas mulheres MEZZAROBBA, sem sobra de dúvidas, eram sim parentes.

      E até, muito mais que isso, parentes e grande amigos, uma vez que uma familia sempre estava próximo da outra, seja na Italia, como no Navio Conventina, depois em Monte Bello na Linha Argemira, depois outra vez na mudança para a Linha Tres de Maio em Guaporé, e outra vez na mundaça ao sul do Chile em Pitrufquen em 1906, depois retornando novamente juntos para o grande Erechim, em especial Barão de Cotegipe e Gaurama, enfim, caminhos juntos, unidos na mesma fé, no trabalho, na vida em geral, e com inúmeros casamentos entre PARENTES do mesmo sangue.

      Porem uma parte da familia sempre ficou aqui e ali, seja em Monte Bello, Guaporé, Chile, Marau, Encantado, em Bento Gonçalves, Serafina Correa e depois no inicio dos anos 1900/20 eles se dispersaram aos rincões do sul do Brasil, tornando-se menos presente em grande numero de familiares como nas terras primárias de colonizaçao ou melhor, terras velhas, tipo, Bento, Monte Bello, Encantado, Guaporé, Anta Gorda, Serafina Correa, Marau, Erechim, etc, etc.

      Quanto a cada tronco familiar fazer a sua parte na obtenção de todos os nomes, CONCORDO plenamente, ja que venho pedindo isso há muitos anos, é preciso que as pessoas entendam que se cada um fizer a sua parte, será bem mais fácil o levantamento dos dados de todos.

      Muito obrigado.

      Gladimir José Santin
      Erechim Rs

      Excluir
    2. Como dizia anteriormente, Nicoló era filho de uma Mezzarobba e grande parte de sues filhos se casaram NOVAMENTE com mulheres da familia Mezzarobba.

      Por outro lado, Luigi Evangelista, era filho de uma Mezzarobba e sua esposa era De Bortoli, assim como seu irmão de pai e mãe Arcangelo, tambem filho de Mezzarobba e sua esposa era irmã da esposa de Luigi, esta era Catherina e a esposa de Arcangelo era Domenica De Bortoli Santin.

      Ambas esposas tinham um apelido, a primeira Catherina era simplesmente CATINA e a segunda Domenica era MENEGA, ja os velhos eraM de apelidos BARBA ROSSA e PESCAROLO.

      Eu agradeço sempre ter conhecido pessoas especiais, que de forma ORAL me transmitiram parte do que eu escrevo aqui hoje, entre eles, a maioria ja falecidos, enumero alguns aqui, por justiça e lembrança: De Erechim e região: Waldemar Santin Santin, Santo Vanzella Santin, Virgina Vanzella Santin Dalasem, Primo Tofanin Santin, de Guaporé: Arcangelo Perin Santin, Herminio Perin Santin, Germano Perin Santin, Candida Santin Marina, Ermida Santin Lazzaretti, Arcangelo Dorigo Santin, de Frederico Westphalen, Rs : Irene Santin, de Nova Prata do Iguaçu, Pr: Metilde Saretta Santin e sua filha Hoffmann, Ossires Santin Cansian de Erechim, do Chile, de Pitrufquen Don Juan Zampese Santin, Antonio Zampese Santin, Domingo Zampese Santin, de Melipilla Chile, os irmãos Don Angel Santin Santin e Victor Santin Santin, de Erval Doeste Sc João Luiz Zanin, de Mote Bello do Sul Eda Santin e familia, José Santin ( pai da Adriane Santin e familia), dentre outros, mais de uma centena deles, que sempre me ajudaram e ensinaram os caminhos percorridos pelas familias vindas ao Brasil desde o Friuli Italiano, de Udine, hoje Pordenone, aos pagos do sul do Brasil e américa.

      Gladimir José Santin - Erechim Rs - Maio de 2013

      Excluir
  2. Olá Gladimir,
    Sou bisneto de Francesco Scandolo, italiano de Polcenigo que se fixou em Jaú-SP, em 1886.
    Como era de se esperar, somos descendentes dos Santin. Alguns desses Santin, em algum momento da Idade Média, transformaram nos Mezzarobba, despois Mezzarobba-Scandolo e finalmente, somente em Scandolo.
    Ao que sei, esse fenomeno ocorreu com diversas famílias de Polcenigo, que tem suas origens nos Santin: Scandolo, Zanchet etc.
    Ótimo trabalho de pesquisa!
    Abraços,
    Rogério, Scandolo que no Brasil virou Sandoli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, rogério.
      conheço mezzarobba detto scandol que vieram para o brasil (parece que passaram antes no panamá, mas não gostaram). moram em santa catarina e paraná. eles continuam mezzarobba.
      sei de outros que eram mezzarobba detto comel que hoje são apenas comel.

      Excluir
  3. Olá Gladimir,
    Queria lhe assinalar um erro: os dois irmãos Luigi e Arcangelo Santin não se casaram com duas irmãs. Os pais de Catterina De Bortoli (esposa de Luigi) são Giacomo e Giovanna Piazzon (como indicado no passaporte que você publica) e os pais de Domenica De Bortoli (esposa de Arcangelo) são Domenico e Angela Mezzarobba. Veja a certidão de casamento aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9WY-2KQT?i=907&wc=MCRF-MWL%3A392227301%2C392341601%2C392344501&cc=2043819
    Você pode corrigir suas informações.
    Cordialmente
    Agnes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, agnes.
      primeiro quero lhe parabenizar (e agradecer) pelo grande trabalho de pesquisa que fez e publicou no geneanet.

      o luigi e o arcangelo santin são irmãos, filhos de domenico santin e angela mezzarobba. as esposas realmente não são irmãs: a CATTERINA DE BORTOLI (esposa do luigi) é filha de giacomo de bortoli e giovanna piazzon (como já disseram); e a DOMENICA DE BORTOLI (esposa do arcangelo) é filha de domenico de bortoli e anna piazzon. uma pequena troca de nomes.
      assim a gente se ajuda na confusão dos nossos antepassados.

      obrigada novamente.

      gisele m.

      Excluir