Entrevista de 15 de Julho de 2009, na residência do Casal Reni Longaretti Santin e Sérgio Juraci Santin e sua familia em Guaporé, Rs, tambem com presença do irmão Jair Santin e familia, também presente senhora Lucia Isoton Santin, comigo Gladimir, onde receberam o casal de amigos Chilenos Jaime Romanini Gainz e sua companheira Cristina Hernandez.
Enquanto o fogão a lenha, mandando brasa, aquecendo a casa e os corações dos presentes, com generosas taças de vinho produzido na região, um cordial bate papo em portugues, espanhol, italiano ou Talian e o famoso PORTUNHOL DE TODOS, sim porque, na maioria dos casos, não falamos mais nenhum e nem outro e sim falamos o PORTUNHOL, inclusive e principalmente eu.
Nas conversas, falou-se em Javali, e o amigo Chileno lembrou que seus familiares falavam da grande presença desses animais na ocasião em que viveram em Guaporé, fato que agora novamente, pela preservação que se fez, e por outros motivos tambem, esses animais retornaram a região da serra gaucha, onde são caçados porque destroem as lavouras em geral.
O amigo Chileno lembra que existiam e existem ainda Pumas selvagens em algumas regioes de seu pais. Lembrou o primo Sérgio dos acidentes com alpinistas de montanhas geladas, em vários países das américas e do mundo.
Disse Jaime que gostaria de conhecer os nossos costumes, tomando o vinho que nós tomamos, produzido pela própria família Baldisarelli Santin ( dos pais do Sérgio e Jair Santin, era seu pai, falecido primo Herminio Perin Santin, infelizmente ja falecido de acidente, e a mãe do Sérgio e Jair é dona Elma Baldisarelli Santin ), moradores da Linha Tres de Maio, Guaporé, Rs, comunidade Santo Antão.
Durante os períodos de Inverno na Serra, a sopa de agnoline é tradicional, composta do agnoline e carne de galinha de colonia, uma carne mais dura e muito mais saborosa, essencial para uma boa e ótima sopa.
É marcante tambem as imagens das crianças da família, os filhos de Jair e Reni Longaretti Santin e de seu irmão jair Santin e sua esposa, o tempo passou, ja são dez anos depois das imagens gravadas por mim em 15 de Julho de 2009, onde jantamos pela decima vez na casa dos primos Sérgio e Reni e depois pela trigésima vez, fomos pernoitar na casa da prima Lucia Isoton Santin em Guaporé, Rs, nosso local de parada certo na região.
No dia seguinte, uma visita ao cume do Cristo Redentor em Guaporé, com muita chuva e névoa, depois estas imagens lindas do interior da Igreja de Guaporé, Rs, onde depois de dobrar o joelhos , rezar e agradecer ao nosso senhor Jesus, orações em memória dos nossos familiares, vivos e falecidos, enfim, aquela benção divina em tão linda Igreja, pura espiritualidade.
Diga-se de passagem que, nosso primo Sérgio Juraci Baldisarelli Santin, é um grande artista por assim dizer, porque trabalha arte em Madeira e todos os tipos de materiais usados em Igrejas no Brasil e fora dele, ele é parceiro de trabalho de Emiliano Zanon e seus descendentes, tradicionais artistas, construtores e restauradores da região da Serra Gaucha, em especial Guaporé e região, porem com atuação nacional e centenas de trabalhos por todo Brasil, creio que esta familia se dedica a esta e outras atividades ha mais de 50 anos, primo Sérgio é parceiro desta gente ha muitos anos, creio até que ha mais de trinta anos.
Depois da saída da Igreja de Guaporé, emocionante despedida da Familia Santin com o casal Chileno Jaime Romanini e Crsitina Hernandez, rumamos pela parte da tarde até Nova Alvorada, Rs, onde eramos aguardados pelo Prefeito Municipal na ocasião, amigo Edilson Romanini e toda Grande Família Romanini e seus descendentes em Nova Alvorada, Rs, foram momentos de muita emoção que em outras publicações abordaremos.
Gladimir José Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário