TRONCO DE OSVALDO SANTIN , CÃNDIDO SANTIN E MAGDALENA MARIUZZA SANTIN
Durante os mais de 40 anos de pesquisas genealogicas da familia que estou fazendo, encontrei e gravei muita gente, parentes amigos em geral, esse senhor foi especial, nunca havia me visto nem sabia de mim, nos atendeu com toda cordialidade, mostrando suas reliquias em fotografias e esbanjando alegria.
Senhor Guilherme Santin e sua esposa, conosco seu sobrinho Bépi Santin, assim conhecido em Guaporé, Rs, mas nome Bépi é José Didomenico Santin, irmão do Braga que se chama Félix Armando Santin.
No vídeo ele falava que na familia, todos e tudo se falava em Furlan, isso nos tempos antigos, hoje em dia seu Guilherme e esposa, já falecidos, poucas pessoas ainda falam o dialeto secular do Friuli Venecia Giulia, hoje Pordenone e Udine, Itália.
O pai de seu Guilherme havia vindo de Monte Belo do Sul, ele dizia que agora residiam naquele local, ou seja, Linha Tres de Manio ou Linha dos Furlan ou Furlani, logo após antiga Escola Catarina Santin, em Guaporé, Rs. Disse que antes residiam acima da Igreja.
Na ocasião em 1994, seu Guilherme Santin disse ter 66 anos de idade, e que havia vindo residir naquele local com 2 anos, então haviam se passado ja 64 anos e ele sempre residiu naquele local, onde como se dizia antigamente, era a CASA PATERNA.
Disse que residiam logo abaixo da Escola na Linha Furlan, desque que vieram de Monte Belo Sul. Disse que não serviu ao Exército porque não lhe quiseram e o mandaram sapar, ou carpir.
Disse que seu pai, faleceu vítima de tumor no estomago e que ficou doente por somente tres meses e depois veio a falecer. Perguntado sobre os demais SANTIN que residiam no local ou próximo do local, disse que eram primos, irmãos ou sobrinhos seus, e que havia outras famílias Santin, logo acima dele e que de certa forma eram PARENTES SEUS DE LA LONGA, ou seja, parentes de terceiro, quarto graus de sangue, seja de Monte Belo do Sul ou da Itália.
Perguntado se ouvir falar de algum Santin que foi residir no Chile, disse não ter ouvido nada sobre isso, nem tampouco de nomes, etc, etc, etc.
Dos SANTIN que residiam acima deles, ou no andar de cima, enfim, um morro bem forte acima do vale da Linha Furlan, disse serem descendentes de PESCAROLLO SANTIN, sabia que eram um pouco parentes, mas não sabia ao certo, falou que conhecia o Arcangelo, Germano e Hermínio Santin, e que Hermínio era ruivo e Careca como eu.
Tronco de DOMENICO SANTIN E ANGELA MEZAROBBA SANTIN e ANGELA GISLON SANTIN
Aqui um parenteses. Seu Guilherme Santin e Bépi Santin tinham razão, aquela familia Santin, moradores próximos a eles, na parte alta da Linha Tres de Maio, comunidade de Santo Antão, é exatamente o meu tronco da Familia Santin, todos descendentes de Domenico Santin e duas Angela, a primeira esposa Angela Mezarobba Santin, pais de Arcangelo e Luigi Santin, e a segunda Angela, essa do meu tronco, mãe de Santo e Giuseppe Santin, sendo que eu descendo desse tronco de Giuseppe Gislon Santin a Maria Vanzella Santin.
Seu Guilherme disse sempre ter trabalhado na Roça, Lavrar, Carpir e Plantar BLAVA que em Língua Furlan é PLANTAR MILHO, o alimento predileto de todos imigrantes Italianos, ontem, hoje e sempre. Eu comentei com seu Guilherme, esposa e Bépi, que os Santin haviam vindo de volta do sul do Chile ao Brasil, porque no Sul do Chile não produzia milho quando eles foram morar pra lá em 1906, isso me foi dito inumeras vezes por tia Virginia Santin Dalasen, falecida aos 90,5 anos de idade em 10 de Novembro de 1906.
Ela sempre dizia que quando seu pai Giuseppe Gislon Santin chegava em casa ha noite, cansado pela lida do dia, queria tomar uma taça de vinho de uva e comer polenta com alguma mistura de carne, molho, queijo, salame, etc, e que tanto o vinho de uva quanto a polenta, simplesmente não tinha no sul do Chile e que issdo ajudou muito ao retorno de toda familia ao Brasil, a falta da polenta e do vinho de uva.
Na ocasião até falamos em reunir os Furlan na Capela da Linha de mesmo nome, porem, quis o destino que não se conseguisse tal intento, tentaremos de novo em outra oportunidade,
Gladimir José Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Gladimir,o Guilherme é filho de qual filho do Cândido?
ResponderExcluir