quinta-feira, 18 de abril de 2019

Familia Santo Santin e Maria Alfier Santin, 1892, Italia, Despedia Pai de 110 anos


FAMILIA ALFIER SANTIN SE DESPEDIU POLCENIGO PATRIARCA DE 110 ANOS


Entrevista gravada em 02 de Outubro de 1997 em minha residência em Erechim, Rs, comigo neste dia, o parente e amigo OSSIRES SANTIN CANSIAN,  filho dos Italianos Giuseppe Cansian e de Helena Maria Santin Cansian, aqui colocaremos os nomes de solteiro de cada pessoa, para diferenciar das dezenas de homônimos existentes. Os pais de dona Helena, mãe de seu Ossires, eram Santo Santin e Maria Alfieri ou Alfier Santin, este cazsal teve duas filhas. Como dissemos a primeira e maior era Helena e a segunda era Anna, ambas nascidas na Itália, segundo disse seu Ossires, Helena sua mãe, nasceu em Polcenigo, Udine Itália, hoje o estado de Udine foi dividido, creio que Polcenigo hoje pertence a Pordenone, dona Helena nasceu em 18 de Junho de 1887, e sua irmã Anna, era aproximadamente de 2 a 4 anos mais nova que ela.

Segundo disse seu Ossires, o Navio que trazia sua família e dezenas de outras vindas da Itália ao Brasil em 1892, teve problemas a bordo, pediu socorro e recebeu socorro ja costa Brasileiro, próximos a Ilha das Flores no Rio de Janeiro. Disse tambem que o translado das pessoas de um Navio para outro era feito através de uma TABUA ,  tamebem comenta ter ouvido de sua mãe que no momento do translado navio para navio, ela Helena havia ganho de sua mãe uma laranja, e por ter deixado cair a mesma, Helena quase caiu da tal tábua no mar, o que seria um acidente grave, que felizmente não ocorreu, mas o medo e posteriormente a recordação desse momento foi eterno. 

Seu Ossires conta tambem, que na viagem, a bordo do navio que estava sua mãe, que aproximadamente devia ter de 4 a 6 anos de idade, houve uma FEBRE no navio e começou a morrer só crianças, segundo ele Ossires ouvira de sua mãe, que uma Família COMEL que tinha várias crianças no Navio, sendo que DUAS CRIANÇAS dessa Familia Comel, faleceram a Bordo do Navio, sendo jogados seus corpos ao mar em pequenas caixas de madeira, para evitar a propagação de doenças a bordo do Navio. 

Os pais de Helena Maria Santin Cansian, eram Santo Santin e Maria Alfier ou Alfieri Santin, aqui no vídeo seu Ossires fala em Dalfier, porem temos registros corretos de ser ALFIER ou ALFIERI, enfim, segundo disse, vieram de Udine Itália, direto para Guaporé, Rs.  Lendo o certifricado de batismo de sua mãe, ela nasceu em 18 de Junho de 1887 em Polcenigo, Udine, Itália, creio que hoje, por divisão de estado, pertence a Pordenone e não a Udine como antigamente. Em certo momento seu Ossires, reafirma, que a chegada de sua mãe Helena e seus pais Santo Santin e Maria Alfier Santin no Brasil foi em 1892 e não em 1882 como afirmara anteriormente.

Aqui um pequeno parenteses, a meu cargo, depois de mais de 40 anos, pesquisando, ouvindo e entrevistando pessoas da Familia Santin Brasil. Santo Santin, avô de seu Ossires, é do Tronco de Osvaldo Santin e Giacoma Mezarobba Santin, mesmo tronco de Cândido Santin o primeiro Santin a se casar no Brasil em 1880, casou em Monte Bello com Magdalena Mariuzza Santin, depois por morte dessa, casou-se em segundas Nupcias com a cunhada, tambem viuva, senhora Giacoma Felippi Mariuzza. ( Sim, faleceram os dois Mariuzza, Magdalena Mariuzza irmã de Giuseppe Mariuzza que era o falecido marido de Giacoma ), anos depois, os dois viuvos, Cândido Santin e Giacoma Felippi Mariuzza, ambos viuvos, se casaram, e criaram numerosa familia em Linha Argemira em Monte Belo, então terceiro distrito de Bento Gonçalves, Rs, e hoje pujante municipio de Monte Belo do Sul, uma das capitais da uva, vinho e derivados do Brasil.  Terra Natal da Familia Santin Brasil.

Este relato breve do parágrafo acima, ja foi tema de inúmeros posts neste blog, por diversas vezes. É fato notório em diferentes publicações no blog.

Seu Ossires, na entrevista, perguntado sobre os nomes dos avós de dona Helena sua mãe, disse não saber e nem ter ouvido os nomes deles, porem disse que ouvia de sua mãe, que ao partirem da Itália rumando ao Brasil e a Guaporé, Rs,  disse que o avô por ser SURDO E POR NÃO OUVIR BEM E QUE ESTE JA TERIA 110 ( CENTO E DEZ ANOS DE VIDA ),  tambem lembrou que aquela Familia Comel que havia perdido duas crianças mortas a bordo do navio, se estabeleceram em area rural tambem em Guaporé, Rs, e que alem de amigos como ja o eram até antes disso, se tornaram compadres de seus pais, Helena Santin Canxian e Giuseppe Cansian. Tambem relembrou que eram amigos desde Udine, Itália. Depois, ja compadres em Guaporé, Rs, a senhora Maria Comel ficou viuva e sempre visitava a dona Helena Santin Cansian, mãe de seu Ossires.

Todos residiam na Linha Terceira ou Tres de Maio, Guaporé, Rs. Lembrou que depois da morte da avó Maria Alfier Santin, que seu avô ficou com Helena e Anna, e que o mesmo ficou viuvo por cerca de 2 a 4 anos, posteriormente se casou com Julia Longo Santin, e que por força desse novo matrimônio, que seu avô Santo construiu uma outra casa próxima a estrada geral caminho que ia para Porto Alegre, ha cerca de 1 km da antiga casa, onde ficaram morando as filhas Helena e Anna.

Seu Ossires estimou que quando o avô se casou pela segunda vez, disse que sua mãe teria aproximadamente 12 anos e que a tia Anna teria mais ou menos 10 anos.

Ele disse acreditar que sua avó havia falecido quando sua mãe tinha entre 8 e 11 anos de idade.

Tambem ja publiquei neste blog, que ao embarcarem ao Chile em 1906, a segunda esposa de Santo Santin, senhora Julia Longo Santin estava grávida, e teve seu filho a bordo do Navio Orissa no trajeto Brasil Chile, sendo que o menino foi batizado com o nome de ORIZZO SANTIN, exatamente porque nasceu a Bordo do Navio, durante a fatídica viagem a FRIO BRASIL CHILE  em 1906.

Porque viagem a FRIO ? Porque de tudo que li, ouvi, entrevistei, eles sairam do Brasil ao Chile sem quaisquer registros na imigração, tanto Brasileira quanto Chilena. Isso porque nã ha registros nem de saida do Brasil nem tampouco de entrada no Chile, de nenhuma das mais de 40 familias emigradas do Brasil ao Chile. Ha pessoas que entrevistadas que disseram que foram mais de 200 ( duzentas ) familias, todas numerosas, que emigraram do Brasil ao Chile e que posteriormente a grande maioria retornou ao Brasil. Algumas familias que emigraram : SANTIN, ZANCHET, FRANCESCHINI, MEZAROBBA, ZAMPESE, TESSER, COLPO, TASCA, ROMANINI, MARTINI, TOCHETTO, ALBERTI, CAVION, OLTRAMARI, ASSONI, GRANZOTTO, BRESSAN, LORENZON, TOGNON, CAVICHIOLLI, CASANOVA, 

  dentre outras, só troncos da Familia Santin tiveram mais de oito grandes troncos que foram ao Chile e outros para Mendoza Argentina entre 1905/09, aproximadamente.


Para conhecimento, indicamos site COLPO EN CHILE, onde tem uma resenha fabulosa a respeito dos dados acima.

Enfim, hoje abril de 2019, rever a entrevista do querido amigo e parente, como diriam os Chilenos DON OSSIRES SANTIN CANSIAN, atualmente com 93 anos de idade, lucido, ativo e inteligente, muito bem cuidado como uma porcelana pelos filhos e filhas, mais especialmente filha Miriam Cansian e neta Gabriela Cansian e neta Helena Cansian Borda, ele ainda toma seu vinho tinto cabernet suavignon, indagado por mim se é bom tomar vinho, me disse o amigo navantenário que ouviu e aprendeu com seu pai, e que desde os 4 ( quatro ) anos de idade toma vinho, portanto esta próximo em completar 90 anos tomando vinho, enfim, um cuida do outro, e Desu abençoa sempre, Amem.

Vida Longa a esse amigo especial, Don Ossires Santin Cansian, hoje com 93 anos de idade, e nesta entrevista de 02 de outubro de 1997, gravada por mim Gladimir José Santin, ele tinha somente 71 anos de idade.

Saude e Vida Longa. Amem.


Gladimir  José  Santin
Erechim, Rs  Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Um comentário:

  1. Vejam que história linda! Quanta emoção e sabedoria o Gladimir nos proporciona. Parabéns, Gladi por trazer ao nosso conhecimento algo tão valioso. Eu fico imaginando o que passou pela cabeça de um pai de 110 anos de idade, se despedir da família que partiria para outro país, outro continente sabendo que por ser natural a probabilidade de rever essa família para esse senhor de 110 anos de idade era nula. Meu Deus! Quanta dor.

    ResponderExcluir